segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Fazer Oposição

Fazer oposição é um exercício de responsabilidade que feito sem coerência e por livre arbítrio levará à total descredibilização do actor político.
Um partido no poder foi eleito pela maioria da população e responde por um programa previamente sufragado.
Uma oposição responsável deve verificar que o poder segue essa linha e deixar governar dentro de uma conduta de razoabilidade. Fazer oposição contra tudo e todos por “dá cá aquela palha” não é razoável e no limite será mesmo terrorismo politico.

Na minha opinião (que tem coincidido com a do PS Sesimbra) o actual executivo camarário tem seguido a linha do programa que propôs e que a maioria da população votou.
No entanto, penso que haveria neste momento condições estruturais para baixar a taxa de IMI; e sou de todo contra a entrega dos nossos recursos aquíferos na forma como a CDU o pretende fazer.
Sobre o orçamento agora apresentado em reunião de câmara, posso não concordar com as verbas para “Carnaval todo o ano”, posso não concordar com a gestão das assessorias, e posso até achar que em determinados pontos há gestão danosa, mas sobre isso compete aos eleitores darem o seu veredicto em 2009.
No global, o orçamento segue o programa da CDU e portanto deve ser aprovado.

A isto chamo oposição responsável e devo congratular-me porque é isto que o partido onde milito tem feito recentemente ao nível concelhio.
Portanto, ao contrário do que alguns comentários aqui colocados sugerem, acho que o PS Sesimbra tem assumido uma postura de responsabilidade e está no bom caminho para recuperar a confiança dos eleitores.

Rui Viana

25 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de não concordar na totalidade com a opinião do Rui Viana, penso que temos de admitir que o PS é um partido com responsabilidades e que tem assumido um forte compromisso com a população.

Como tal, não deverá ir a reboque daqueles que querem uma oposição irresponsável, só para dizer que é oposição. Esse é o papel de outros partidos, sem obra feita.

Ao PS cabe apresentar propostas credíveis e que vão ao encontro de uma melhoria da qualidade de vida da população do Concelho.

Para isso é necessário auscultar as pessoas, fazer um levantamento das suas necessidades e comprometer-se apenas com o exequível dentro das suas competências, não caindo em discursos fáceis e populismo.

Anónimo disse...

É verdade que o P.S. tem um grande compromisso com a população do Concelho.E não é menos verdade,daquilo que sei ser o Plano da Câmara para o próximo ano, a quase totalidade das obras e projectos são processos todos eles iniciados na vigência dos mandatos do Penim.Senão vejamos:A continuação da pavimentação sos arruamentos da Quinta do Conde; O inicio da reconversão do Bairro Inf.D.Henrique e o saneamento na Fregusia do Castelo.Estas são as principais para não vos maçar com outras.

Anónimo disse...

Sr. Rui Viana,
Quanto ao fazer oposição, queria perguntar-lhe se não acha que após a decisão do ministro do Ambiente sobre o acordo do Meco, o seu partido não deveria chumbar o novo projecto para a Mata de Sesimbra?
Ao fim e ao cabo espichel, o projecto da Mata surge para resolver um problema na aldeia do Meco, que agora o ministro veio dizer não fazer sentido!
Há coragem no PS de Sesimbra, ou não?

Rui Viana disse...

Errado. O projecto da Mata já nada tem a ver com o projecto do Meco.
O projecto neste momento em discussão é apenas o projecto da Mata por si só e sem compensações do Meco. Neste momento o projecto da Mata está dentro dos valores previstos no PDM e já não é passivel de ser aprovado ou recusado pelo meu partido ou por outro qualquer.
Reforço que penso que estarei certo naquilo que estou a afirmar, mas não conheço o projecto a fundo. Aliás, tive o cuidado de nunca me expressar em publico sobre este assunto, pois nunca conheci todos os pormenores deste projecto e penso que a maioria das pessoas que falaram sobre ele, também não conheciam todos os pormenores.

Anónimo disse...

Sr.Guilherme: Leia o P.D.M. de Sesimbra e deixe de dizer disparates.O Bloco de Esquerda em Sesimbra só faz politica de terra queimada.PC

Anónimo disse...

O facto de o projecto sofrer uma redução importante de área de construção, representa uma alteração substancial de muitas variáveis: equipamentos, redes viárias, de esgotos, águas, por aí fora. Também tem consequências no financiamento do plano de gestão ambiental. Então com todas essas alterações, nada se diz à população, nada se discute, os partidos nada têm a dizer? É espantoso, realmente.

Anónimo disse...

Sr. Rui Viana,
precaução e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem, como tal parece-me coerente que não tivesse assumido posiões sobre uma matéria que não conhecia em profundidade. Contudo, saberá que o processo Mata de Sesimbra inicioiu-se no mandato do PS para resolver o problema do alvará do Meco. Ou seja, o projecto da Mata surgiu para impedir a construção nas dunas do Meco. Agora o governo disse que o Meco não pode passar para a Mata, como tal o motivo de se concentrar a construção no Meco desxou de fazer sentido. Como tal, dever-se-ia seguir o que está previsto no PDM para a Mata de Sesimbra:
- Construção dispersa no território da Mata, em que apenas os proprietários com mais de 100 hectares podem construir unidade turisticas ou de apoio com um indice de construção de 0,02.
Esta é a verdade, só espero que haja coragem para assumir por parte do partido em que votei, o PS. Na minha opinião, o Penim e o PS perderam a Câmara por não conseguirem dar visibilidade ao muito que fizeram, nomeadamente ao nível do abastecimento de água e da rede viária e porque alinharam com o actual presidente na trapalhada de Mata.

Rui Viana disse...

Penso que isso esteve a ser renegociado pelo executivo até agora e sei que estará a ser apresentado o projecto final aos vereadores neste momento em reunião de câmara. Portanto, só a partir de agora haverá algo para ser discutido, e mesmo assim, julgo que uma vez que o projecto agora está dentro dos limites do PDM, haverá pouca coisa que os partidos possam exigir ou fazer.
Já agora, permita-me puxar a brasa à minha sardinha, mas foi o ministro socialista que teve a coragem de dizer que não aceitava o projecto com a compensação do Meco.

Anónimo disse...

Cá pra mim o amigo Viana ainda vai dizer coisa diferente sobre a Mata. É um palpite.

Anónimo disse...

O Sr. Rui Viana já viu o acordo?
Se viu, pode dizer-nos que assinaturas é que constam desse acordo?
Depois de responder a estas questões, as pessoas vão ficar a saber tudo sobre, brasas, Sardinhas e outras coisas. Se não quiser responder, respondo eu. Neste ou noutro Blog qualquer...

Anónimo disse...

Não posso crer em tanta ingenuidade! Então o projecto da Mata não tem problemas? Está conforme o PDM e pronto! Então isso é assim? Não há uma avaliação ambiental dos projectos que se submetem mesmo estando de acordo com um PDM? E os instrumentos de ordenamento superiores, isto é, por exemplo, o PROT Lisboa e Vale do Tejo (que, recordo, não existia quando o PDM de Sesimbra foi aprovado)? Mais, não estamos agora mesmo em processo de revisão do actual PDM? Não há uma evolução estratégica? 10 anos depois não é legítimo afirmar que o PDM existente até agora não serve, está descatualizado e ultrapassado? Não será o momento certo para corrigir estes evidentes problemas, reavaliando até pretensos projectos como o da Mata?
Dizer que o Projecto da Mata não surgiu por causa do "problema" do Meco? Claro que surgiu por causa do Meco. Depois foi "embrulhado" em "papel verde" para dar ideia de que é todo amigo do ambiente! E para tentarem passar despercebidas todas as artimanhas inventadas para justificar um Mega(lómano) empreendimento! Por exemplo: se era dada a justificação da dimensão ter que ser tão grande para garantir contrapartidas como o Plano de Gestão Ambiental da Mata e o Plano de Acessibilidades, como é que vai ser possível apresentar um novo projecto, substancialmente reduzido, mas que simultaneamente garante as mesmas ditas contrapartidas?? Então somos todos parvos, não? Se é possível ter um projecto de menor dimensão e que garanta, ao mesmo tempo, a qualidade do ambiente da Mata e a melhoria das acessibilidades a Sesimbra, então por que foi necessário começar por apresentar uma "coisa" tão gigantesca e tão discutível em termos ambientais? Ou todos acham que os opositores ao projecto (leia-se, ONGA's e muitos outros especialistas) estavam todos enganados? Pelos vistos estavam certos ... o próprio Ministro reconheceu isso!
Sr. Rui Viana, o PS de Sesimbra, tem nas mãos a enorme responsabilidade de evitar este atentado, não só ao Ambiente, mas também à nossa inteligência!
Pense bem nisso. Se não conhece pormenores, informe-se. Se tem dúvidas, esclareça-as junto de pessoas credíveis e não junto de pessoas "comprometidas". Há muita gente que lhe pode prestar esses esclarecimentos!
Quanto ao anónimo das 21:51, a Mata não tem nada a ver com o BE ... nem com qualquer outro partido ... nem com oposição ao actual poder autárquico ...
O projecto da Mata tem a ver com o nosso futuro. Ou dito de outra forma, qual é a parte da expressão "Desenvolvimento Sustentável" que o Sr. não entende??
Desculpem o texto longo, mas este problema é importante de mais para ser tratado com meias palavras e silêncios de compromisso.

Anónimo disse...

agradeço que publique o meu comentário, anterior ao seu último, pois não tem nada de insultuoso e poderá ser importante para esclarecimento das pessoas. Não quero acreditar que o meu PS não aceite opiniões!

Anónimo disse...

Tem razão, tal como foi Sócrates, na pasta do ambiente, quem teve a coragem de enfrentar os interesses alemães que tudo fizeram, incluindo ameaças de retaliação económica, para conseguir construir no Meco: os mesmos alemães que, através da União Europeia, dominam a política ambiental. Isso não compensa a asneira relativa ao Parque Marinho, mas é um aspecto positivo que os sesimbrenses devem recordar.

Anónimo disse...

Diz o Rui Viana no texto:
"Na minha opinião (que tem coincidido com a do PS Sesimbra)..."
Será mera coincidência?

Rui Viana disse...

De facto tenho ouvido tantas versões diferentes sobre o assunto Mata que não consigo ter uma opinião fundamentada. Pior. Penso que muitos dos que têm gritado opiniões sobre o assunto nunca viram um documento sobre este negócio. A própria câmara nunca explicou em pormenor todos os contornos do projecto.

Penso que tal como eu me sinto baralhado sobre este assunto, toda a população pensará o mesmo.

Será que o anónimo das 15.11 nos pode dizer onde podemos ter acesso a todo o processo para podermos construir opiniões sólidas sobre o assunto?

Rui Viana disse...

Já agora, não quero esclarecer-me junto de pessoas ditas crediveis. Quero ler documentos, quero ter certezas. Se essas pessoas crediveis sabem o que estão a dizer, porque razão o processo ainda não foi travado judicialmente? Os tribunais são menos crediveis que essas pessoas?

ATENÇÃO: Não estou a defender nenhuma posição. Apenas gostaria de ter certezas para ter também uma posição!

Anónimo disse...

Sr. Rui Viana, como pode um projecto de intenções ser travado juridicamente? O projecto ainda não foi aprovado, ou foi? Provavelmente está toda a gente comprada pela Pelicano! Toda a gente e todos os partidos! São todos iguais e o BE, como anda tão caladinho se calhar também já molhou a sopa!

Anónimo disse...

cuidado Rui este assunto é no minimo uma grande trapalhada.

Rui Viana disse...

Precisamente por ser uma grande trapalhada e ainda ninguém o ter explicado à população convenientemente e de forma isenta, eu me propor a mim próprio a estudá-lo, se conseguir ter acesso ao projecto (If you want better, do it yourself!) e eventualmente usar este blog para o explicar a quem como eu quiser saber mais sobre isto.
Neste momento fica a duvida se conseguirei ter acesso a todo o processo e compreender em tempo útil.

Anónimo disse...

O PSD e o PCP de Sesimbra podem informa-lo. Esses dois partidos conhecem muito bem todo o processo.
Não lhe vão é contar a história toda, pois axistem partes dessa história que estão muito bem guardadas...

Anónimo disse...

Sr Rui Viana,

Não posso crer que não conheça o site:

http://www.matadesesimbra.com.pt/

Claro que se refere à "aberrante" proposta anterior que contava, como diz, com a compensação do Meco. No entanto, não deixa de ser revelador das intenções de um projecto que não passa de um gigantesco embuste ambiental!!
Entretanto, parece que a nova proposta acabou por não ser discutida em reunião de câmara(sim, proposta nova, pois deverá ser completamente diferente da anterior e, por consequência, sujeita a toda a tramitação legal, incluindo, como é óbvio, nova Discussão Pública!! Quem negar isto só pode fazê-lo por estar comprometido ...). Será que o Sr Presidente está seguro do que está a preparar? Parece um pouco hesitante, ainda por cima não dá um passo sem a assessoria do "cérebro" do projecto.
Mais uma vez o digo: "O PS de Sesimbra, tem nas mãos a enorme responsabilidade de evitar este atentado, não só ao Ambiente, mas também à nossa inteligência!"
Se está com essa vontade, dedique-se ao estudo do projecto e, depois, use "este blog para o explicar a quem ... quiser saber mais sobre isto", nomeadamente aos seus camaradas de partido que, com o seu voto na AM, terão uma palavra a dizer.
Bom trabalho!

Anónimo disse...

Caro Rui Viana,

Então o meu amigo não conhece o projecto da Mata de Sesimbra?
Siga o conselho do anónimo das 14:46 e volte a escrever sobre o tema.

Rui Viana disse...

????????????
Deveria saber todos os pormenores?
Não sou nem fui autarca!
Penso ser normal que eu como a maioria dos Sesimbrenses não conheçamos em pormenor o projecto. Limitamo-nos a ouvir ruido daqui e dalí, de uma série de pessoas que elas próprias não conhecem o projecto em pormenor, tal como a maioria dos autarcas em funções.
Garanto que muitas das pessoas que afirmam com muita convicção estar a favor ou contra, não conhecem os pormenores do projecto, mas também não têm a humildade de reconhecer isso publicamente.
Já agora, tenho a certeza que neste momento o próprio Presidente da CMS estárá com duvidas sobre certos pormenores.

Anónimo disse...

Sr Rui.
Antes de mais quero felicitá-lo por trazer ao público bloguista este assunto da Mata de Sesimbra.
De todo o modo é fundamental para perceber algo sobre o assunto, primeiro saber o que diz o PDM e o Protaiml, para a zona da Mata.
Assim sendo, só depois de se saber o mínimo sobre esta legislação fundamental, se poderá analisar o dito projecto da Mata de Sesimbra, que tão bem nos foi "vendido" por especialistas de marketing financeiro e até politico.
Depois de conhecer esta matéria, não seria mau se conhecesse os termos do dito ACORDO, que mais não passou de uma peça falaciosa, assinada em circunstâncias nunca esclarecidas e muito menos provada. Repare que camaradas seus, sempre souberam dessa coisa burlesca e sempre estiveram contra o dito acordo.
Agora, ao que parece, surge um novo processo, face à tomada de posição, muito corajosa do Governo, que veio confirmar as posições desses seus camaradas que sempre se insurgiram contra o tal acordo.
Que temos agora de novo?
Não sei, não conheço o projecto. Sei apenas que PS, PSD, CDU e BE, terão de zelar pelos interesses do concelho e se houver algo de novo que o tragam a público para podermos TODOS, discutir este assunto que deixou em muitos maus lençóis todo o executivo municipal.
Aliás o senhor presidente e todos os vereadores deveriam ter vergonha do que se passou e não mais embarcarem noutra aventura desta natureza, sobre pena dos sesimbrenses os escorraçarem e lhes darem o nome que merecem, TRAIDORES, para não dizer outra coisa bem pior.
Assim sendo, Sr. Rui, seria bom para todos nós, conhecermos os termos do novo projecto e lermos o que o PDM diz para aquela Zona e só depois nos pronunciarmos.
Claro que tudo isto deve ser público e transparente, para que toda a gente se possa pronunciar, antes que o dito projecto da MATA, nos mate a todos.

Rui Viana disse...

Descrever aqui todo o PDM e o PROT AML seria exaustivo e corria o risco de falhar alguma coisa, pois não sou técnico no assunto. Apenas leio umas coisas e esforço-me para ter umas luzes.

Sei que a CCDR-LVT, entidade que me inspira a máxima confiança de seriedade e competência garante que o acordo nos termos actuais, está conforme com estes dois Planos Directores.

Sei também, que a Pelicano está neste momento a "tentar inventar", para não utilizar um termo pior.

Sei ainda, que a postura do actual Presidente da Câmara tem sido em determinados momentos quase confundivel com a do promotor, mas como isto são apenas opiniões e não quero alimentar essa polémica, fico-me por aqui.