sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Vamos entregar o “ouro ao bandido”? (Parte 5)

Se há coisa que não tolero, é que enquanto cidadão e munícipe me façam passar por estúpido!

O documento que foi aprovado pelo executivo camarário com os votos dos vereadores da CDU e PSD (com a abstenção da vereadora socialista Guilhermina Ruivo) diz TEXTUALMENTE que o município ao integrar a Associação de Fins Específicos, a autoriza a constituir uma empresa com o fim de gerir os recursos aquíferos.

Mesmo que o Presidente da CMS e os lideres de bancada na A.M. da CDU e PSD repitam muitas vezes que a constituição da dita empresa será votada em A.M. ou no caso do PSD, que só aceitam se o capital for 100% publico, a palavra não faz lei! E o que está escrito e para ser votado na Assembleia, não diz nada disso.

Portanto, todas as afirmações que estes elementos têm repetido em publico, são fazer os munícipes de idiotas!
Rui Viana

17 comentários:

Anónimo disse...

Como eu me revejo ns sua primeira frase! Bem dito!

Anónimo disse...

Ouvi o deebate na rádio entre os lideres da Assembleia e fiquei passado. Aquilo é como o Rui Viana diz, é fazer-nos de estúpidos.
O representante do PS a ler o documento que dizia que essa associação ficava desde já autorizada a constituir a tal empresa inter-municipal e os do PSD e PCP continuavam a dizer que aquilo ainda tinha de ir novamente à Assembleia.
Vão gozar com a vossa familia e vão mas é trabalhar.

Anónimo disse...

Sou um dos culpados de isto estar a acontecer. Votei na CDU porque têm fama de fazer um bom trabalho autárquico. Afinal não estão a fazer nada e o pouco que fazem é para ver se arranjam mais tachos para os militantes da CDU. Espera aí que já voltas a enganar-me e avisem lá os camaradas que na nossa água não mexem. Se for preciso organiza-se uma manifestação como esta terra nunca viu. Vão ver como são os pexitos.

Anónimo disse...

Assino por baixo o que diz o 10:52, só que eu não votei nem nunca acreditei em Camaradas vermelhos.

Anónimo disse...

Essa empresa intermunicipal "já está criada" há muito tempo, basta ver o manifesto eleitoral da CDU....
lamentavel que ainda queiram jogar areia para os olhos do povo.....

Anónimo disse...

Tenho estado atento a esta problemática da Água, e penso que este assunto não devia ser decidido só pelos eleitos.
Pois como podemos constatar os partidos políticos não estão a defender o interesse colectivo mas sim outros interesses.
Lanço o desafio, vamos chamar os eleitores para realizar um referendo Municipal. Assim sim, será uma decisão participada por todos e de certeza com a realização de debates esclarecedores.

Anónimo disse...

Tenham juizo! Não se vai ás urnas para referendos nacionais, a abstenção é a grande ganhadora nas eleições, inclusive nas autárquicas e agora pretendem referendos municipais? Se elegemos governantes não percamos tempo e dinheiro com referendos, se governam mal daqui por um ano e meio mostrem-lhe o cartão VERMELHO!

Rui Viana disse...

Sim. E daqui a 6 anos recuperamos os restos mortais das nossas centrais de bombagem e voltamos a comprar tudo de novo!
É que o contrato com a referida empresa é pelo período mínimo de 5 anos (mais cerca de 1 ano para a constituir e pôr a funcionar). Os prazos já estão definidos e escritos e ainda nos querem enfiar a ideia de que a associação é só para estudar!!!

Anónimo disse...

E isso vamos mostrar o cartão vermelho.

Anónimo disse...

Realmente, se já definiram os prazos de contrato com a tal empresa, porque é que nos querem passar a ideia de que a Associação ainda é só para estudar e que se vier a haver empresa ainda virá novamente à Assembleia Municipal, e tal, e coiso.
Balelas. Estes comunas andam a ver se fazem do povo parvo para se darem bem.

Anónimo disse...

É urgente organizar uma manifestação à porta da camara. Este Pólvora que anda feito com os do PSD não vai gozar connosco.

Anónimo disse...

Penso que os comunas não sabem onde se meteram?

Anónimo disse...

Segundo a Sesimbra FM, no seu blog, refere o seguinte:
«Lamentavelmente, apesar de a Sesimbra FM ter dado oportunidade aos municípes de colocarem questões a todos os intervenientes, que se manifestam hoje sobre este assunto, não recebemos até ao momento qualquer email...»

No entanto, quero também dar os parabéns a esta estação por criar a mais-valia para o esclarecimento sobre esta matéria.

O facto é que o programa decorreu durante o dia, quando a maioria das pessoas estão a trabalhar e, provavelmente não tiveram oportunidade participar.

Se tivesse sido à noite teria eventualmente mais impacto e muitas chamadas telefonicas.

Por outro lado, é de lamentar que nas Assembleias Municipais, que deveriam ser mais participativas, as caras sejam sempre as mesmas.

A população não aparece para ouvir e participar naquilo que lhes diz respeito. Depois de perceberem que as despesas mensais aumentam, apenas, como que em comentário de mesa de café, lamentam-se que tudo está cada vez mais caro.

Na qualidade de munícipe apelo no sentido das pessoas participarem no que directamente lhes diz respeito, não é necessário irem a todas as Assembleias Municipais, basta comparecer a algumas, mas se cumprimos com as nossas obrigações, que é pagar o que a Câmara Municipal exige, então estes também têm de cumprir para com os cidadãos e justificar para e como é canalizado o nosso dinheiro.

Isto não é mais nem menos do que querer dizer que há direitos e deveres de ambas as partes.

Façam uma visita e verifiquem a vergonha que por vezes se passa com estes políticos, que muitos nem falar sabem, são uma espécie de «yes men», quanto mais para decidirem os destinos deste nosso concelho.

Rui Viana disse...

Concordo inteiramente com o seu comentário.
Vou apenas acrescentar uma informação de pormenor: A Sesimbra FM não abriu a antena a telefonemas por uma questão de gestão de tempo, e portanto pediam a intervenção do público através de perguntas prévias via e-mail. Essa informação foi divulgada durante 3 ou 4 dias na programação da rádio, no blog Sesimbra FM ao qual se juntou este blog e também o Magra Carta com um link para essa informação neste blog.

Anónimo disse...

Com o devido respeito, o argumento de a associação terá como primeiro objectivo fazer estudos é um atentado à inteligência de muitos de nós, pois já há muito que existem estudos, alguns dos quais muito recentes, do INAG, M.Obras Públicas, M.Ambiante e outros na posse da Câmara e da Associação de Municípios da Região de Setúbal e designadamente quanto à questão da água, o qual data da altura da criação da Simarsul, empresa que inicialmente também se previa vir a gerir o sistema de abastecimento de água em alta, mas que se ficou pelo saneamento.

Diria ainda que, para se fazerem estudos não precisamos de constituir qualquer associação, mas antes de entidades oficiais (INAG ...)e talvez dos meios universitários. O resto é poeira!

Para quê uma associação, quando os custos previstos, na sua grande maioria são para vencimentos de técnicos e pessoal administrativo?
No fundo, o primeiro passo para a dita empresa intermunicipal.

Por outro lado, a CDU no seu manifesto eleitoral de 2005 já dizia que pretendia criar uma empresa intermunicipal e não uma associação, portanto esta questão da associação é só para enganar o "zé povinho", pois logo que constituida a associação ela pode por si criar a dita empresa, dado ser isso que consta dos estatutos.

Outro dos argumentos é de que, a assembleia terá sempre a possibilidade de rejeitar a participação na empresa, pelo meu lado não tenho ilusões, logo que aprovados os estatutos da empresa na associação, estes serão enviados à assembleia municipal a qual não terá possibilidade de alterar uma vírgula ou um ponto, os quais irão ser certamente aprovados pela "santa aliança" PSD e CDU.
Pois não vejo após aprovados os estatutos no âmbito da Associação com a participação da Câmara de Sesimbra, a CDU na Assembleia Municipal venha a votar contra esses mesmos estatutos, isto eu pagaria para ver, só que não vou ter esse privilégio.

O argumento da falta de água e talvez o mais descabido e vergonhoso dos argumentos, porquê? Porque para este argumento é que não há estudos nenhuns e o que se sabe é que, durante algumas décadas tal não irá suceder, portanto estamos muito a tempo de criar um percurso alternativo ao proposto com a criação de uma associação/empresa intermunicipal, para obviar a um eventual cenário de falta de água.
Aliás, nas palavras do Sr. Presidente da Câmara, actualmente não há nenhum município da península de Setúbal com dificuldades de abastecimento de água. Então porquê esta ideia peregrina de criar esta associação/empresa?

Por último seria bom que, o Presidente explicasse sem demagogia qual irá ser o preço da água após a criação desta empresa intermunicipal e porquê?
Vejamos a título de exemplo: vamos imaginar que actualmente a água captada em Sesimbra tem um custo de 20 cêntimos o m3 ao municípe, suportando a Câmara esse custo de produção. Após a criação da empresa intermunicipal, esta tem de ter instalações, equipamentos, mais técnicos, mais pessoal administrativo, veículos ..., enfim um estrutura própria que tem de ser financiada e cujos custos dessa estrutura têm de se reflectir obrigatóriamente no custo da água que irão fornecer, já para não falar nos novos investimentos que têm de realizar.
Afinal quanto é que irá custar a água ao consumidor final com e sem a empresa intermunicipal?

Entre 1997 e 2005 a Câmara de Sesimbra, com o Presidente Amadeu Penim fez um grande investimento na área do abastecimento de água, o que não aconteceu com Setúbal e outras Câmaras do distrito, pelo que caso seja constituida essa empresa, não tenhamos ilusões que os primeiros investimentos irão ser pagos por todos e não só por alguns, o que é manifestamente penalizante para quem investiu.

Não querendo fazer aqui um processo de intenções, mas admito que em face dos dias contados da região de turismo da costa azul, a empresa intermunicipal é uma salvaguarda para os PC que irão ficar sem "tacho".

A decisão de criar uma empresa intermunicipal, tal como ouviu na rádio pela voz do líder de bancada do PS, talvez tivesse de ser tomada pela população e não apenas pelos eleitos, a matéria é séria demais para ser vista com esta leveza.

Anónimo disse...

Vamos para um referendo.
Já.

Anónimo disse...

Lembro-me de um acontecimento caricato numa aldeia do norte de portugal e que ilustra as consequências da privatização dos serviços públicos de abastecimento de água. Situação que o PS defende com frequência ao nível da administração central e pratica ao nível local.

Na referida Aldeia, a população, maioritáriamente idosa, utilizava com frequência a fonte pública, apesar de terem água canalizada em casa.A empresa privada que comprou à Autarquia os direitos de exploração dos serviços de água, não gostou, sentiu-se prejudicada no negócio e decidiu selar a fonte.

Sr. Rui Viana e restantes amigos, se estão de facto preocupados com a propriedade da água, então guardem as Vossas forças e argumentos para lutarem contra a privatização das águas. Este sim, é um grande negócio que se avizinha e os beneficiários não são de certeza as populações.
A constituição de uma Empresa de capitais 100%públicos, está a ser equacionada pelos municípios da Península de Setúbal (incluindo autarquias socialistas). Sesimbra não deverá isolar-se, nem decidir sobre um assunto desta importância sob pretextos
bairristas, "birristas" e bloguistas.
Espero que a Assembleia Municipal decida com responsabilidade e na defesa dos interesses dos Sesimbrenses de hoje e de amanhã. É que a água não é um recurso inesgotável !