segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Petição “Estado Mau Pagador”

Nunca pensei que isto me viesse a acontecer, mas a verdade é que estou completamente de acordo com Paulo Portas (pessoa que na verdade me merece pouca credibilidade politica) nesta sua cruzada contra o estado, no sentido que este se revele uma pessoa de bem e na sequência da listagem de devedores ao fisco, divulgue pelos mesmos meios a listagem de credores do estado, ou seja, todos aqueles a quem o estado está em incumprimento de pagamento.

Para se exigir deve-se primeiro cumprir, e para se ter moral para publicar uma listagem de devedores, deve também publicar-se uma listagem de credores. O nosso estado, mau pagador por princípio, tem a imoralidade de cometer atrocidades como a que vou relatar:
Um amigo meu, viu alguns dos seus bens penhorados por dever 25.000 euros de IRC ao estado, tendo para receber de devolução de IVA cerca de 250.000 euros há mais de 2 anos (problema típico das empresas de construção que pagam IVA em tudo que compram, mas não recebem no produto que vendem). Propôs às Finanças um acerto de contas por débito no crédito, proposta que não foi aceite tendo aquela avançado com a acção de penhora.

Decorre na internet
uma petição dirigida ao Presidente da Republica pedindo que aquela lista seja publicada (www.estadomaupagador.net). O autor e primeiro subscritor é precisamente Paulo Portas, mas enfim, devemos dar razão a quem a tem!
Rui Viana

8 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei muito sensibilizado por o Dr Paulo Portas ter tocado neste assunto e de se ter preocupado connosco, simples contribuintes.

No entanto, há aqui alguma coisa que me está a fazer uma certa confusão.

O Dr Paulo Portas não esteve dois anos e meio no governo?

Não houve um Ministro Finanças chamado Bagão Félix, nomeado pelo Dr Portas?

Se algo estava mal ou não era do seu agrado, porque não fizeram alterações?

Ou será que os outros é que têm sempre obrigações, enquanto que o Dr Portas só sem direitos?

Anónimo disse...

Tenho de admitir que é dificil aceitar que o homem tenha razão. De facto o Paulo Portas (PP) - é pá o homem até tem um partido com o nome dele (há coisas fantásticas não Há!!!) - podia ter feito algo enquanto ministro, e não fez.
Mas o Estado cobra juros de mora aos contribuintes, talvez chegue a hora de os contribuintes cobrarem juros ao Estado quando este não paga atempadamente.
Tás a perceber!!!

Anónimo disse...

não foi o Paulo Portas que colocou (e bem) a lista dos devedores na net, logo por uma questão de bom senso, é perfeitamente normal exigir que o contrário também esteja disponível online.

Anónimo disse...

Já que estamos numa de transparência, porque é que existe tanta resistência na quebra do sigilo bancário?
O Sr Portas sabe bem quem é que anda a defender, e não é o contribuinte com toda a certeza.

Anónimo disse...

Uma lista publica de todos os devedores já não é lá muito honesto, mas como se trata na sua maioria de caloteiros, enfim...

Para se publicar esta, deveria ter sido publicada ao mesmo tempo a dos credores, ou seja, a quem o maior caloteiro deste país (o estado) também deve.

Finalmente, a banca é um prestador de serviços, que entre outros negócios, guarda o nosso dinheiro para não termos que o ter no colchão. Porque haveria esse serviço não estar obrigado a sigilo?
O peixe-aranha também quer aqui divulgar-nos quanto ganha, como ganha e quanto dinheiro tem amealhado na sua conta?

Anónimo disse...

É impressão minha ou o Viana apagou o post sobre uma decisão da Assembleia Municipal que não existiu?
Caro Viana, então isso faz-se? Sem uma palavrinha, uma explicaçãozita, qualquer coisa.
Estamos bem servidos de candidato a candidato.

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 14.41

De facto esse texto entrou por engano e esteve publicado durante 3 ou 4 minutos. Agradeço o seu comentário atento, mas não poderia publicá-lo ou responder-lhe nos comentários de um texto que deixou de existir.
Gostaria de lhe ter enviado um mail com um agradecimento e uma explicação, mas como é anónimo não teria para onde.

Já agora, não sou candidato a candidato (partindo do pressuposto que se refere a algum lugar autárquico).

Anónimo disse...

Parece que o PS aprovou o orçamento de Augusto Polvora. Para alguns observadores a oposição PS parou. Foi sol de pouca dura.

O que terá falado mais alto?

Rui Viana é muito curioso voltar a ler os seus posts sobre oposição.