terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Vamos entregar o “ouro ao bandido”? (Parte 4)

Em Sesimbra vai-se fazendo democracia de forma ziguezagueada, mas ela vai avançando.
Na sequência da oposição levantada às intenções do executivo comunista em entregar os nossos meios de captação, transporte e armazenamento de água em alta, bem como o nosso acesso aos recursos aquíferos, para posterior gestão e venda a nós próprios por parte de uma Associação inter-municipal + uma empresa propriedade desta, o Presidente da CMS vem agora a convite da Sesimbra FM (103,9 Mhz) tentar explicar à população porque acha que esta é uma boa solução. Será 6ª feira ás 11.30h.

No mesmo dia às 15.00h será a vez de Amadeu Penim, ex-presidente da câmara e principal responsável pela resolução dos problemas de abastecimento de água em todo o concelho durante os seus dois mandatos, vir explicar porque razão não deveremos integrar a referida Associação.

Ao final da tarde, pelas 18.00h será a vez dos lideres de bancada da Assembleia Municipal em debate de mesa redonda em directo, explicarem porque razões esta pretensão do executivo comunista e apoiada pelo vereador social democrata foi adiada por duas vezes nas ultimas sessões de Assembleia.

Como se vê, tiveram de ser entidades não autárquicas a promover o debate publico que deveria ter partido da iniciativa do presidente da câmara, tal como o fez para o “grandioso Orçamento Participativo”.
Os leitores que queiram colocar questões sobre o assunto para serem respondidas pelos entrevistados, poderão fazê-lo por e-mail até 5ª feira para: sesimbrafm@gmail.com
Rui Viana

12 comentários:

Anónimo disse...

Acho muito bem que esta situação seja debatida, no entanto os meios de comunicação social têm o dever de promover estes debates, para informar e esclarecer a opinião publica.Estamos a imaginar o Pinto da Costa a vir para as televisões e para os jornais dizer que era arguido de um processo de corrupção. Uma coisa o Sr. Rui tem razão. Uma sessão de esclarecimento só ficava bem a este executivo, que tem pecado pela falta de diálogo com a população.

Anónimo disse...

Este já é à partida um "debate" que se adivinha distorcido e com rasteiras preparadas.
Vem o Sr. Rui Viana, militante do PS, que não esconde as suas ambições políticas, vir aqui promover um debate numa rádio gerida nos bastidores pelo seu amigo João Capítulo, actual presidente da concelhia do PS???? Coisa muito duvidosa! Conhecendo nós todos a besuntice que há entre o PS e a Sesimbra FM/ Jornal de Sesimbra...
Afinal isto é um debate ou são entrevistas.Se a ideia é debater, porque não juntam Augusto Pólvora e Amadeu Penim no mesmo debate? Certamente seria muito mais útil para os ouvintes.
Porque não é usado com eles o mesmo modelo dos líderes de bancada da AM?
Porquê que o Sr. Penim fala depois do Presidente da Câmara? Manda o bom senso e a ética que o Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra dê a opinião final sobre o tema e as esclareça as dúvidas que as anteriores intervenções suscitem.
De que têm medo os srs. donos da rádio?
De que têm medo os srs donos do PS?
De que tem medo o sr. Penim?
De que têm medo os srs. donos do sr. Penim?
Aliás o sr. Penim já era vezeiro e useiro de fugas ao debate quando era presidente da Câmara. Pelos vistos continua acobardado.
Com rasteiras ou sem rasteiras preparadas pelos seus opositores Augusto Pólvora deverá aceitar o repto e tenho a certeza que dará boa conta do tema em debate e contribuirá para o cabal esclarecimento da população com verdade e sem golpes baixos.

Para o pedro m15:
Ou o sr. anda distraído ou anda a querer atirar areia para os olhos dos mais incautos.
Dizer que "este executivo tem pecado pela falta de diálogo com a população" é uma grande mentira!!!
O que foram as reuniões de Câmara descentralizadas abertas à população?
O que foram as reuniões descentralizadas da Assembleia Municipal abertas à população?
O que foram as inúmeras reuniões com a população por todo o concelho no âmbito do Orçamento Participativo?
O que foram as várias sessões temáticas com a população durante a 1.ª fase de discussão da revisão do PDM?
O que foram as várias reuniões temáticas que o Presidente da Câmara tem tido com grupos de municípes por todo o concelho sobre os mais diversos temas, nomeadamente AUGIS, Av. Liberdade, Núcleo Antigo de Sesimbra, etc, etc, etc...
O que foram os incontáveis atendimentos a munícipes na Câmara e Gabinete da Quinta do Conde?
O próprio tema da água já foi tema de duas Assembleias Municipais. O sr. foi lá dar a sua opinião? Se não foi é porque afinal naõ está muito interessado no assunto.
Para terminar, aproveito para desafiá-lo a indicar iniciativas de diálogo com a população promovidas pela anterior gestão socialista.

Rui Viana disse...

A este longo comentário que li com a devida atenção e respeito, responderei apenas com duas singelas frases:

1- Não há debate entre o Presidente e outro ou outros, tão só e apenas porque este não quis!

2- Será o Sr. Presidente a falar primeiro porque é entendimento dele (e até não discordo) de que deve explicar primeiro à população o objectivo do executivo.

Anónimo disse...

Diz o JA:
"Conhecendo nós todos a besuntice que há entre o PS e a Sesimbra FM/ Jornal de Sesimbra..."

É lixado. O PCP não conseguiu "comprar" estes dois orgãos de informação.

Caro JA
Nem tudo na vida é "besuntice". Existem jornalistas que estudaram o conceito de jornalismo. Existem donos de jornal que têm contas para pagar. Quando as duas coisas se misturam é que sai "besuntice".

Anónimo disse...

Sr. jornalista reformado,

Eu não tenho um O na testa...

e sobre comprar jornais veja lá se é preciso contar aqui a história do boom da comunicação social no concelho de Sesimbra.

Já cá ando há muitos anos.

Anónimo disse...

Caro JA
Conte, conte que a malta gosta de saber essas coisas.
Se há histórias mal contadas, se o senhor as sabe e não revela, então está a ser conivente com elas. Isto partindo do pressuposto que não está apenas a ser má lingua.

Anónimo disse...

Caro ja,
Antes de mais, deixe-me dar-lhe os parabéns pelo excelente serviço que prestou a comunidade ao apontar todos os debates que foram realizados pelo actual executivo! Digno de um atento e participativo cidadão!
Gostaria apenas que me esclarecesse se é inédito um presidente efectuar "os incontáveis atendimentos a munícipes?"
Quanto ás Assembleias Municipais, já lá vão uns anos em que não vou a uma... mais precisamente desde a celebre reunião em que vi um Presidente de Junta ter que expor a sua vida privada, e que em nada isso teve a ver com os destinos do nosso concelho. Quanto aos debetes que o executivo promove, faz lembras a discussão sobre a localização do novo aeroporto... por muito que se fale, diga ou discuta, a localização já está escolhida.

Joao Augusto Aldeia disse...

Caro Rui Viana: permita-me o esclarecimento de que não sou autor de nenhum dos comentários aqui colocados e identificados como ja.

Sempre usei a abreviatura J.A. nos blogs, não para ocultar a minha identidade (não é difícil saber qual é) mas seguindo apenas uma tradição de muitos bloguistas, cujo significado é: o que interessa discutir são as ideias e não os seus autores. Infelizmente os comentários da blogosfera ainda são muito dominados por julgamentos de carácter e falácias.

Por causa desta possível confusão, penso seriamente passar a usar uma identificação mais explícita. Boas festas para todos, e votos de um bom debate!

Rui Viana disse...

Caro J.A.
Aparecer com o seu nome ou com a abreviatura, no seu caso não fará grande diferença pois os leitores habituais de blogs sabem quem é. No entanto se aparecer sempre com a sua conta registada (autor em azul) saberemos que é mesmo o senhor. No meu caso, se algum dia virem um comentário em meu nome sem estar em azul, saberão que provavelmente é falso.
Já agora, seja bem vindo ao debate de ideias, como sempre.

Anónimo disse...

"Este já é à partida um "debate" que se adivinha distorcido e com rasteiras preparadas"...concordo consigo "JA"....defensor ferrenho do presidente e das suas acções não o vi comentar as opiniões dadas pelos munícipes em todos esses "debates" e que ninguem registou ou teve sequer em consideração...
Mas há mais mares que marinheiros, e o "seu" presidente que defende com unhas e dentes terá de se sentar a mesma mesa dos "outros"...Tudo a seu tempo....

Anónimo disse...

Atenta audiência,

Apraz-me saber que a minha primeira intervenção neste espaço não sofreu contraditório de registo sobre a grande maioria dos argumentos que apresentei.
A oposição é fraca e anda à rasca e agarra-se a tudo para não se afundar... mas muitas vezes não há mesmo onde se agarrar.

Rui Viana disse...

Leram o meu comentário de
18 de Dezembro de 2007 às 23:24h?

Releiam!
Amanhã explico este novo comentário enigmático.