quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Comentário na mensagem "Vamos entregar o “ouro ao bandido”? (Parte 5)"

Pelo interesse de um comentário anónimo, decidi transcrevê-lo para "post" esperando que o autor não me leve a mal:

"Com o devido respeito, o argumento de a associação terá como primeiro objectivo fazer estudos é um atentado à inteligência de muitos de nós, pois já há muito que existem estudos, alguns dos quais muito recentes, do INAG, M.Obras Públicas, M.Ambiante e outros na posse da Câmara e da Associação de Municípios da Região de Setúbal e designadamente quanto à questão da água, o qual data da altura da criação da Simarsul, empresa que inicialmente também se previa vir a gerir o sistema de abastecimento de água em alta, mas que se ficou pelo saneamento.

Diria ainda que, para se fazerem estudos não precisamos de constituir qualquer associação, mas antes de entidades oficiais (INAG ...)e talvez dos meios universitários. O resto é poeira!

Para quê uma associação, quando os custos previstos, na sua grande maioria são para vencimentos de técnicos e pessoal administrativo?No fundo, o primeiro passo para a dita empresa intermunicipal.

Por outro lado, a CDU no seu manifesto eleitoral de 2005 já dizia que pretendia criar uma empresa intermunicipal e não uma associação, portanto esta questão da associação é só para enganar o "zé povinho", pois logo que constituida a associação ela pode por si criar a dita empresa, dado ser isso que consta dos estatutos.

Outro dos argumentos é de que, a assembleia terá sempre a possibilidade de rejeitar a participação na empresa, pelo meu lado não tenho ilusões, logo que aprovados os estatutos da empresa na associação, estes serão enviados à assembleia municipal a qual não terá possibilidade de alterar uma vírgula ou um ponto, os quais irão ser certamente aprovados pela "santa aliança" PSD e CDU.Pois não vejo após aprovados os estatutos no âmbito da Associação com a participação da Câmara de Sesimbra, a CDU na Assembleia Municipal venha a votar contra esses mesmos estatutos, isto eu pagaria para ver, só que não vou ter esse privilégio.

O argumento da falta de água e talvez o mais descabido e vergonhoso dos argumentos, porquê? Porque para este argumento é que não há estudos nenhuns e o que se sabe é que, durante algumas décadas tal não irá suceder, portanto estamos muito a tempo de criar um percurso alternativo ao proposto com a criação de uma associação/empresa intermunicipal, para obviar a um eventual cenário de falta de água. Aliás, nas palavras do Sr. Presidente da Câmara, actualmente não há nenhum município da península de Setúbal com dificuldades de abastecimento de água. Então porquê esta ideia peregrina de criar esta associação/empresa?

Por último seria bom que, o Presidente explicasse sem demagogia qual irá ser o preço da água após a criação desta empresa intermunicipal e porquê?Vejamos a título de exemplo: vamos imaginar que actualmente a água captada em Sesimbra tem um custo de 20 cêntimos o m3 ao municípe, suportando a Câmara esse custo de produção. Após a criação da empresa intermunicipal, esta tem de ter instalações, equipamentos, mais técnicos, mais pessoal administrativo, veículos ..., enfim um estrutura própria que tem de ser financiada e cujos custos dessa estrutura têm de se reflectir obrigatóriamente no custo da água que irão fornecer, já para não falar nos novos investimentos que têm de realizar.Afinal quanto é que irá custar a água ao consumidor final com e sem a empresa intermunicipal?

Entre 1997 e 2005 a Câmara de Sesimbra, com o Presidente Amadeu Penim fez um grande investimento na área do abastecimento de água, o que não aconteceu com Setúbal e outras Câmaras do distrito, pelo que caso seja constituida essa empresa, não tenhamos ilusões que os primeiros investimentos irão ser pagos por todos e não só por alguns, o que é manifestamente penalizante para quem investiu.

Não querendo fazer aqui um processo de intenções, mas admito que em face dos dias contados da região de turismo da costa azul, a empresa intermunicipal é uma salvaguarda para os PC que irão ficar sem "tacho".
A decisão de criar uma empresa intermunicipal, tal como ouviu na rádio pela voz do líder de bancada do PS, talvez tivesse de ser tomada pela população e não apenas pelos eleitos, a matéria é séria demais para ser vista com esta leveza.
"
De autor anónimo

16 comentários:

Anónimo disse...

É mentira, é mentira...

Rui Viana disse...

Caro anónimo
Se é leitor habitual deste blog, sabe que eu tenho a obsessão de querer perceber tudo!
Diga-nos: o que é mentira e porquê?

Anónimo disse...

Volta Amadeu, estás perdoado.
Antes a tua mediocridade, que o Stalinismo deste Augusto.
Mas por favor não voltes a fazer tanta burrice.

Anónimo disse...

Caro Rui Viana,

Enquanto se discute esta questão da água, o "nosso" Presidente vai tratando de outros assuntos, porventura ainda mais importantes. Parece que vai hoje (27/12) a reunião de Câmara a nova proposta da Mata. Não há nada a comentar? Alguém já sabe o que aí vem? Como é que vão reagir os vereadores PS? Afinal de contas eles, e os membros da Assembleia Muncipal são, neste momento, peças chave nesta questão.

Rui Viana disse...

Caro anónimo da 1.38
Claro que estamos atentos, e se leu os post neste blog sobre o assunto da Mata, posso dizer-lhe que já mudaram as pretenções quer do promotor, quer do "promotor do promotor".
Mas deixemos que a reunião de camara se realize amanhã para falarmos do assunto.

Anónimo disse...

a reunião é amanha sexta feira as 10 da manha na biblioteca

Anónimo disse...

É caso para dizer a água mata ...

Anónimo disse...

...e sobre a Mata? Nada?

Anónimo disse...

foi aprovado por unanimidade e com a abstenção da população que, pra variar, nem deu sinal. depois queixam-se

Anónimo disse...

E agora Rui Viana? a Mata escalda...

Rui Viana disse...

Se tiver lido o meu post acerca da Mata, saberá que depois de avaliar todos os documentos com toda a atenção, conclui que caso o promotor aceitá-se as indicações da CCDR LVT (e já aceitou) o Plano de Pormenor estaria completamente enquadrado no PDM. Perante isto, nada há a fazer.

Isto independentemente da minha opinião acerca do assunto, que não dou porque seria discutir o que não tem discussão.

Sobre todas as opiniões divergentes, elas nunca apresentaram um unico argumento DEVIDAMENTE FUNDAMENTADO sobre o assunto, e portanto é apenas ruido.

Anónimo disse...

E lá se foi a pica da oposição PS. A Mata escalda. Escalde e mata.

Anónimo disse...

O Espirito Santo unio-os a todos.Será influencia da quadra Natalicia?
Será que novo PS envelheceu subitamente?

Anónimo disse...

Mas o meu amigo acha que o problema da MATA é estar enquadrado pelo PDM ?
Não acha que este assunto merece uma profunda reflexão.
Passou 15 dias a falar de uma qualquer Associação sem interesse nenhum, e em relação à MATA, diz que esta enquadrada no PDM, ponto final.
São todos iguais, oportunistas...

Rui Viana disse...

Concordo que o problema da Mata não se resume ao enquadramento legal, mas não houve uma discussão publica para discutir o assunto?
Este espaço não está aberto a todos para colocarem aqui as vossas opiniões?
Já viu aqui alguma opinião a que se possa dar esse nome? Posso garantir-lhe que não filtrei nenhum comentário sobre este assunto.
Quando falei sobre (e só) o enquadramento legal, foi em resposta a alguns comentários que punham a questão se o processo era legal ou não.

Sobre a oposição do PS, como devem compreender eu não sou o PS. Nem tão pouco Presidente ou porta-voz do partido. As considerações que faço neste blog são só e apenas a minha opinião, não a do PS.

Anónimo disse...

É lamentável que o escriba do blog Magra Carta tenha passado a filtrar os comentários que não lhe convêm, mesmo sem serem ofensivos.
É lamentável que o próprio tenha passado a ofender, embora com as suas palavras de filósofo, tudo e todos os que não se revejam nas suas mágoas e pretensões.
Como resposta deixarei de comentar qualquer texto escrito pelo mesmo e proponho a todos os leitores habituais de blogs que façam o mesmo.