quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Descida de impostos

As duas grandes fontes de financiamento de um município são a receita dos impostos directos e as transferências do estado provenientes de uma parte dos outros impostos (IRS, IRC, e IVA). Entenda-se por impostos directos o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), o IMT (Imposto Municipal sobre Transacções Onerosas de Imóveis), o ISV (Imposto municipal sobre Veículos), e ainda a cobrança da Derrama e demais Taxas Municipais.

Se de facto as transferências do estado para Sesimbra terão em 2008 um aumento pequeno, ainda que superior à taxa de inflação (e já agora também não correspondem à famosa perca de 50% da receita proclamada pelo presidente da câmara), por outro, as receitas do IMI e IMT têm tido subidas assombrosas prevendo-se também para 2008 nova subida na receita destes impostos nomeadamente o IMI. Este imposto tem taxas variáveis e depende do executivo camarário essa variação ano a ano, estando o nosso em valores muito próximos do máximo.

Assim sendo, e uma vez que estará nesta altura a ser discutido pelos órgãos municipais, o orçamento para 2008, e com base na perspectiva de crescimento de imóveis sujeitos a pagamento de IMI, logo crescimento da receita, talvez fosse chegada a hora de a Câmara Municipal de Sesimbra baixar as taxas de IMI para aliviar um pouco a sobrecarga a que os munícipes têm estado sujeitos, especialmente aqueles que tiveram que recorrer a empréstimos bancários (quase todos) e que devido à sucessiva subida das taxas de juro por parte do BCE estão a passar momentos de sufoco financeiro.
Penso portanto, que é chegada a altura do nosso executivo camarário (que ainda por cima é comunista) pensar nas pessoas e contribuir para aliviar o seu sacrifício financeiro diário.

Já agora, com base na nova Lei das Finanças Locais, cada município pode abdicar de até 3% do IRS dos seus munícipes, baixando a incidência na mesma proporção no IRS de cada pessoa moradora no concelho. Será que também aqui o executivo vai fazer jus às teorias comunistas e oferecer esses 3% de IRS aos seus munícipes?
Rui Viana

5 comentários:

Anónimo disse...

Espere sentadinho. Então não sabe que quanto mais lucro tiver a camara, mais assessores e militantes do PCP pode meter. Depois estes entregam os vencimentos ao partido e recebem o vencimento acordado com o partido. É assim que se financia o PCP. Tudo gente séria.

Anónimo disse...

O que nos vale é que o PS, pela mão deste grupo a que o Rui pertence, nos vai prometer descer o IRS quando ganharem as eleições. Acredito tanto nisto que até já a estou a pensar onde hei-de gastar essas patacas.

Rui Viana disse...

Tenho ideias muito concretas sobre esse assunto que explicarei dentro de dias num texto exclusivamente dedicado ao IRS.

Anónimo disse...

Houve reunião de camara hoje e o blog Sesimbra FM (http://sesimbrafmonline.blogspot.com) tem lá a cobertura da mesma.

Rui Viana disse...

Bem, parece-me que sou o único a achar que pago demasiados impostos. Pela ausência de comentários, os restantes leitores estão satisfeitos com o facto de o executivo camarário ter decidido manter as taxas em alta. Como a maioria tem sempre razão, não voltarei a falar no assunto.