sábado, 10 de novembro de 2007

Vamos entregar o “ouro ao bandido”?

Quando Amadeu Penim chegou à presidência da CMS há 10 anos atrás, os sesimbrenses tinham de escolher a hora do dia (da noite, neste caso) para poderem tomar banho, para terem pressão de água suficiente para ligar o esquentador. Esse executivo investiu muito no abastecimento de água em alta ao concelho, nomeadamente com a criação e melhoria do parque de furos de captação, centrais de bombagem, condutas, depósitos de profundidade e de altitude, etc.

Hoje, Sesimbra é auto-suficiente em recursos deste bem mais precioso que o petróleo. Já o concelho de Almada não tem este bem e tem recorrido à sua compra ao concelho do Seixal. No entanto, este último devido ao seu aumento demográfico começa a não ter capacidade de fornecimento. Para fazer face a este problema, os senhores da R. Soeiro Pereira Gomes decidiram que Sesimbra passa a entregar os seus recursos aquíferos ao colectivo, como determinam as boas práticas comunistas. E se bem o pensaram, melhor o fizeram com o executivo da CMS a aprovar esta deliberação com o apoio do vereador do PSD. Falta apenas a aprovação da Assembleia Municipal para estar satisfeito o interesse do colectivo.

Como funciona: Os concelhos aderentes formam uma Associação Inter-Municipal e entregam-lhe plenos poderes para criar uma empresa que fará a gestão dos recursos e posterior venda da água aos concelhos aderentes. Em resumo, Sesimbra entrega a água, centrais de bombagem, etc.; Almada entrega a boa-vontade; e todos compram a água a essa empresa gerida por militantes do PCP. Os sesimbrenses que neste momento pagam pela água o valor relativo aos investimentos (e continuarão a pagar até estar amortizado o investimento), passam a pagar também o custo da compra da água a essa empresa. Viva a força do colectivo!!!
Rui Viana

44 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Rui isto é mau de mais para ser verdade.
É preciso avisar os sesimbrenses desta "besteira", dos Pólvoras.
Qualquer pessoa de Sesimbra não pode aceitar uma coisa destas.
Você que é do PS, faça alguma coisa que isto é muito grave.

Anónimo disse...

Isto é vergonhoso. Por favor a todos os que lerem este texto, passem a palavra a toda a população. Os comunistas do partido central estão a fazer-nos atrás da orelha.

Anónimo disse...

Entao e os trabalhadores do sector das aguas,vao para o desemprego ou como os outros vao pintar campas,eu aprovava uma manifestaçao a porta da camara.

Anónimo disse...

Se você fosse sério, explicava aos seus leitores que não foi isso que foi aprovado ("entregar os recursos aquíferos ao colectivo", quer dizer, a uma empresa de vários municípios). O que foi aprovado foi a constituição de uma Associação para estudar o problema. Você até pode discordar da constituição dessa mesma associação, mas nesse caso devia explicar porquê, não pode é tentar iludir as pessoas. Corrijo, tentar até pode, pois acaba de o fazer. Mas não pode pretender que traz para a política uma ética diferente dos políticos anteriores e depois fazer os mesmos golpes propagandisticos que eles fazem, distorcendo as informações como fez aqui.

Rui Viana disse...

Ao último anónimo recomendo que leia novamente o ultimo parágrafo do texto, que diz exactamente o seguinte: "Como funciona: Os concelhos aderentes formam uma Associação Inter-Municipal e entregam-lhe plenos poderes para criar uma empresa que fará a gestão dos recursos..."
É exactamente isto que foi aprovado.

Anónimo disse...

é falso. Essa associação não tem esses plenos poderes. Vejam só que desconhece os poderes da Assembleia Municipal. Quem diria.

Rui Viana disse...

Penso que estamos a falar de duas coisas distintas:

- Penso que o documento aprovado na CMS dá plenos poderes à dita Associação para constituir essa empresa. Como não sou vereador e não tive acesso a esse documento, peço a algum deles que nos esclareça qual de nós está errado.

- A Assembleia Municipal poderá ainda vetar este documento, dependendo da posição das bancadas. Não é inocente a publicação deste post nesta altura!

Anónimo disse...

O anónimo das 18.59 é muito engraçado. Diz ele "a constituição de uma Associação para estudar o problema". Qual problema? Problema tinhamos há 10 anos atrás e foi o PS que o resolveu depois de o Ezequiel Lino não ter feito nada para o resolver ao longo de anos e anos. Problema estão os comunistas a querer arranjar-nos.

Anónimo disse...

Esta Camara é uma vergonha.

Anónimo disse...

É a cintura vermelha em acção, Seixal,Almada,Sesimbra,todos sob a batuta do pai Jerónimo.
A verdade é que os comunas com o Esequiel à frente nunca trataram do problemma da água e agora vem outro comuna prejudicar a nossa terra para obedecer ao partido. Rua com eles.
Obrigado, Rui Viana, por trazer este tema ao conhecimento das pessoas.
Que a Oposição faça o seu dever e impeça tais medidas.

Anónimo disse...

entao amigos paara maior esclaracimento vao ao programa da c.d.u. para a caamara e esta la o que eles querem para a agua em sesimbra diz que vao criar uma empressa intermunicial e esta tudo ditto.ate ver.

Anónimo disse...

ESTÁ ABSOLUTAMENTE CONFIRMADO TUDO O QUE O RUI VIANA DIZ NESTE TEXTO. O DOCUMENTO APROVADO NA CMS PREVÊ DESDE JÁ QUE A REFERIDA ASSOCIAÇÃO CRIE A EMPRESA QUE FARÁ A GESTÃO DOS RESCURSOS, BEM COMO A VENDA DA ÁGUA AOS MUNICIPIOS ADERENTES À DITA ASSOCIAÇÃO. UMA VEZ APROVADO EM ASSEMBLEIA MUNICIPAL ESTE DOCUMENTO NÃO VOLTARÁ A SER DISCUTIDO E SESIMBRA FICA OBRIGADA A PERMANECER NESTA LIGAÇÃO, PELO MENOS 5 ANOS.

DESAFIO O ANÓNIMO DE ONTEM ÀS 18.59 A APRESENTAR O DOCUMENTO POR FORMA A PROVAR AQUILO QUE TENTOU DESMENTIR.

PENSO QUE O RUI VIANA DEVE EXIGIR QUE ESTE ANÓNIMO SE RETRATE POR COLOCAR EM CAUSA A SUA SERIEDADE E ÉTICA, QUANDO ISSO ESTÁ EM CAUSA PRECISAMENTE NESSA SUA INTERVENÇÃO ÀS 18.59 E ÀS 22.09.

Anónimo disse...

Votarem neles nã votarem. Agora vã lá dizer que na nossa água o camarada Jerónimo e a camarada Emilia nã tocam.

Anónimo disse...

ao sr que escreveu em maiusculas, digo o seguinte: neste universo dos blogs, as letras maiusculas significam que se está a gritar. Portanto, não grite tanto que lhe faz mal. Guarde a gritaria para a campanha eleitoral que ainda vem longe. Fique a saber que eu não me importo de me retratar, pois isso significa fazer o meu próprio retrato. Mais difícil seria retractar-me, é assim que se escreve, e explico porquê.
Exprimi uma opinião, que éa minha, de que esta forma de fazer política, distorcendo as informações, exagerando, metendo medo como escrever que o preço da água irá aumentar, isto é um estilo velho e relho. Como ele tem sugerido que traz um estilo novo, exprimi a minha opinião contrária. É só isso.O documento aprovado não é uma carta branca para a criação da empresa e quem disser o contrário falta à verdade. E o Rui Viana até admitiu que não conhecia o documento, é um ponto a favor da sua honestidade intelectual.

Anónimo disse...

Então foi para isto que eu votei no p.c.p. Este Pólvora está a sair-me melhor que a encomenda. Então está a entregar aquilo que é nosso para ajudar os de Almada? E a nós quem é que nos ajudou quando tinhamos falta de água sempre que chegava o verão?

Anónimo disse...

O anonimo de ontem as 12.35 é que tem razão. Se isto for para a frente vamos ter defazer uma manifestação com toda a população a porta da camara. Não vamos entregar o que é nosso aos de fora.

Rui Viana disse...

CALMA! Existem órgãos democráticos para apresentar a nossa discordância, nomeadamente os representantes dos munícipes na Assembleia Municipal. Manifestações e greves são armas democráticas que devem ser usadas apenas no último dos casos e não de ânimo leve, sob o risco de se perder a razão que se tem.

Anónimo disse...

Os socialistas que andaram a fazer contra-campanha contra o Amadeu Penim nas últimas eleições é que têm de ser confrontados com isto. Esta é uma responsabilidade que tem de lhes ser imputada.

Anónimo disse...

E não foram poucos.

Anónimo disse...

São os grandes responsáveis por tudo que aconteceu ao P.S.São aqueles que nunca ganharam nada em Sesimbra para o Partido.

Anónimo disse...

este anónimo que tanto tem ripostado o que o Rui Viana escreveu deve ser algum dos vereadores que votaram a favor ou que se abstiveram. cá para mim isto ainda vai cheirar mal...

Anónimo disse...

A politica continua a ser uma hipocrisia. especialmente todos os que estão nela neste momento. Reparem em todos os vereadores da CDU (uma nem sequer é de cá, portanto está cá apenas para defender o partido) e do PSD que pretendem entregar o que é nosso ao PCP. Mas mais grave, é que tirando o Rui Viana que demonstra aqui àquilo que vem e ao Amadeu Penim que votou contra, os outros vereadores do PS (Gameiro e Guilhermina) que se abstiveram para agradar ao Pólvora para não lhes tirar o ordenado, e o novo presidente do PS, o Capitulo de quem ainda não ouvimos nem aí nem uí, a hipocrisia é toda a mesma. Haja quem nos defenda deste bando de tachistas.

Anónimo disse...

Sr. Rui Viana, veja como este seu texto provocou alguns comentários
xenófobos contra as pessoas de "nacionalidade" Almadense.

A Água é como o Sol, quando nasce é para todos. Qualquer pessoa minimamente informada, sabe da urgência em gerir este recurso essencial à vida e que essa gestão, inevitavelmente, terá de ter em conta, a realidade local, regional e nacional. Em Espanha, há muito que se transfere água de umas regiões para outras, conforme a necessidade das populações e do desenvolvimento económico. É assim que se governa - com os outros e não contra os outros. Enquanto, Portugal e os portugueses não deixarem de ser mesquinhos, nunca seremos um grande país.

Quando Amadeu Penim chegou à Presidência da CMS encontrou muito trabalho feito, porque após o 25 de Abril, o PCP encontrou um Concelho onde a grande maioria das pessoas não tinha água canalizada em casa e, se a tinha, só corria nas torneiras duas ou três horas por dia. Como pode calcular, nessa altura, as pessoas não se preocupavam com a falta de pressão, mas com a falta de água. O PCP resolveu o problema, o PS deu continuidade a esse trabalho. Nada mais há a dizer, a não ser que todo esse trabalho só foi possível por termos a graça de viver por cima de um dos maiores lençóis freáticos da Europa, caso contrário, estaríamos nós a pedir um copo de água a um estrangeiro de outro Concelho qualquer.

Anónimo disse...

Entendi !
O ouro é a água.
E o bandido ? Quem é ?

Rui Viana disse...

O bandido pode ser aquele concelho que como tinha os seus problemas das águas residuais resolvido, se "borrifou" em Sesimbra e não alinhou na constituição da Simarsul. Por exemplo! Ou poderiam ser todos aqueles concelhos que têm todos os seus problemas de água resolvidos e que já disseram que não "alinham", nomeadamente Setubal apesar de comunista.

Anónimo disse...

Para quem não perceba e o Rui Viana não deixou claro, o concelho que não alinhou na simarsul foi Almada.

Anónimo disse...

Ao (à) anónimo(a) das 23:02h devo dizer que escolheu bem o exemplo espanhol para nos elucidar sobre as ideias do PCP para a gestão dos recursos naturais. Significa então que por uma questão de solideriedade, quando os espanhois estiverem com falta de água devemos dar-lhes total liberdade para desviar os caudais dos nossos rios, mesmo que para isso nós fiquemos sem água nas torneiras.
Em Sesimbra, a isso chama-se roubar.

Anónimo disse...

Cá para mim a anónima das 23:02 é a camarada Fidelícia (também conhecida por Dama de Ferro), que como todos sabem caiu de para-quedas em sesimbra sabendo-se lá de onde. Por isso está tão incomodada com e xenofobia sesimbrense. Nesse aspecto temos de tirar o chapeu ao PC, ninguém partilha gente incompetente pelas várias autarquias em que se instala, como eles.

Anónimo disse...

Srº Rui Viana
Parabéns em primeiro lugar pelo seu blog, não só pelos temas de enorme importancia que aqui vem colocando, como inclusivamente o debate saudável que eles proporcionam.
Achei por bem deixar igualmente a minha modesta opinião sobre este assunto, para tal deixe-me apenas referir dois pontos que acho serem importantes referenciar para justificar o meu raciocínio.
Um primeiro ponto prende-se com a minha relativa experiência politico/partidaria local ao longo de 23 anos.
Um segundo ponto baseia-se no meu conhecimento a nível laboral de empresas públicas.
Sustentando-me nestes dois pontos apenas, gostaria de referir que, pessoalmente, não acredito em empresas públicas desta natureza. Temos imensos exemplos, por este Pais fora, na área dos transportes, habitação, saneamento etc. que nos provam factualmente a sua falta de competência a nível de gestão, já para não entrar por outras áreas mais graves que provocam constantemente uma troca de cadeiras nessas Associações ou Comissões de Gestão.
Não me quero alongar sobre esta matéria, contudo penso que o problema fulcral não estará no projecto da CDU para a gestão dos recursos naturais ( água neste caso ) de Sesimbra nem em outro qualquer similar que aparece em qualquer outro Município deste Pais. Para mim o principal problema é não existir uma responsabilização, juridica e financeira, efectiva, daqueles que ocupam os lugares públicos.Quer isto dizer que quando os gestores publicos ( incluindo os governantes nacionais regionais e locais ) forem julgados tal como podem ser os gestores privados por falencias das empresas que gerem acho que iremos não só entrar num ciclo em que os recursos naturais, finaceiros, humanos etc. terão um tratamento bem mais cuidado e profissionalizado, ou por outro lado iremos ter uma crise de candidatos disponíveis a cargos publicos de responsabilidade.
Só para terminar de referir apenas duas linhas acerca da politica partidaria Sesimbrense.
Meu caro Rui Viana a oposição ao actual executivo camarário não existe. Impossível uma actuação credível quando o terceiro partido, em termos reais não existe tendo uma direcção amorfa culminando com um vereador que para além de muitos anos como autarca apenas visita Sesimbra nas férias e em fins de semana solarengos.
Por outro lado a segunda maior força da oposição necessita urgentemente de uma introspecção profunda.
Enquanto o PS não resolver os seus problemas internos, que me parecem cada vez mais difíceis de solução, será muito improvável que volte a ganhar as eleições.O Augusto Polvora agradece.
Desculpe ter sido tão maçador muito mais haveria para dizer ficará para uma proxima oportunidade.
Obrigado
M.C.

Rui Viana disse...

Ao anónimo anterior

Em primeiro lugar, o meu muito obrigado pelos elogios ao blog.

Em segundo e porque a minha experiência profissional é baseada na gestão de empresas privadas, estou completamente de acordo consigo sobre a responsabilização de gestores públicos.

Sobre a gestão interna do PS, penso que estamos no bom caminho. Bem sei que se aproximam as eleições internas, e podem voltar à tona de água alguns problemas antigos, mas creio que os militantes estão conscientes da premência de unidade no partido para fazer uma oposição credível, e o espirito socialista sobrepor-se-á.

Anónimo disse...

Cá pra mim o/a anónimo/a das 16.06 é um pato/a bravo/a que esvoaça desajeitado/a, desde que a tal Dama de Ferro lhe caiu em cima no preciso momento em que descia de para-quedas em Sesimbra. O pobre do animal deixou de dizer coisa com coisa. São os loucos da cidade.
Mas vamos lá a conversas menos disparatadas.
É uma opção subscrever os comentários como anónimo, não vou abdicar dessa opção, no entanto, desde já informo que não sou Dama, não sou de Ferro, não sou Almadense, não sou Espanhol, sou Sesimbrense, mas não vivo na "Piscosa". Sou um cidadão do mundo, como todos nós, afinal!
Ao comentário do peixe-aranha, reitero a seguinte afirmação : A Água é como o Sol, quando nasce é para todos! Para todos! Para todos! Para todos! Para todos!
Percebe ?

Anónimo disse...

Não! Honestamente não percebo porque vamos dá-la e depois comprá-la.

Anónimo disse...

Pois eu percebo perfeitamente. Pelo meio existe uma Associação repleta de militantes comunistas que ganham ordenados chorudos, que a seguir entregam ao partido e recebem um ordenado mais pequeno do partido. Como se não chegásse a Associação, esta é dona de uma empresa que gere as águas também ela repleta de militantes comunistas a fazer o mesmo. Digam lá que o camarada Jerónimo não é ainda mais esperto que o outro senhor. Com este ganham duas vezes.

Anónimo disse...

E o camarada Polvora lá se vai ajoelhando e dizendo Amen com a promessa de que vai concorrer a Setubal em 2009.

Anónimo disse...

Caro Rui Viana
Agradeço o seu comentário às minhas modestas linhas de opinião e fico sobremaneira feliz quanto à sua concordância na área da Gestão Pública.
Dois pequenos apontamentos apenas de esclarecimento.
Primeiro não sou totalmente anónimo pois assino com inicias do meu nome M.C. e, se porventura um dia assim o entender e se for necessário, terei todo o gosto em assinar as minhas opiniões. Por enquanto vou aguardar.
Um segundo ponto, para lamentar que não estou de acordo consigo quanto ao P.S.
Caro Rui Viana, ao longo da minha vida partidária que remonta a Outubro de 1974, e durante 23 anos, assisti incredulo a situações que talvez muitos não queiram acreditar ou inclusive não achem possível acontecer.
Num partido politíco a nível local existem dois tipos de militantes: a grande maioria, aos quais chamamos militantes de base, filiados apenas por motivos que poderiamos apelidar como quase "clubistícos", ou mesmo como o seu caso, levado por um familiar,ou ainda aqueles que foram convencidos por este ou aquele dirigente nacional. Contudo todos eles têm um denominador comum - não pretendem nem têm aspirações de chegar ao poder.
Sobra então a tal minoria, talvez mais "politizada", que vai tentar, por um lado, gerir através dos orgãos competentes o partido e, por outro preparar-se para a tomada do poder camarário.
De realçar que estes actos acima referidos são perfeitamente legítimos na vida partidária.
A minha critica e desconfiança meu caro Rui Viana assenta apenas, e somente, num pequeno exercício mental.Se a nossa memória não fôr fraca, facilmente nos recordamos que durante a era Ezequielista, tanto o Partido Socialista como o PSD tinham alguma dificuldade em apresentar verdadeiros candidatos credíveis alternativos ao poder instalado em Sesimbra, ( se fôr necessário posso comprovar as minhas afirmações ).
Esta enorme dificuldade dos partidos prendia-se apenas por um factor, a quase impossibilidade, à data, de destornar Ezequiel Lino, no seu apogeu como governante.
De uma for brejeira, permita-me concluir este raciocínio. Quando não cheira a Poder, indisponíveis são mais que muitos, quando existe uma possibilidade, mesmo vaga que seja, de subir à varanda, olhar o pelourinho acenando à multidão, levantando os dois dedos como um V em sinal de vitória, quase que os lugares das listas autárquicas não chegam para tantos disponíveis.
Por isso meu caro Rui Viana, por vezes temos que olhar para o passado, para enterdermos o presente, e prepararmos o futuro.
O presente do PS não é de forma nenhuma estável, e essa instabilidade foi criada por aqueles, que após o abandono forçado de Ezequiel Lino, viram a possibilidade de finalmente terem a recompensa que pensavam merecer. O PODER.
Engano dos enganos.
Quiça com que artimanhas, é chamado alguém a tomar o 1º lugar que, salvo a imprecisão, ou era independente ou militante recente. E foram esses, magoados, irritados, pensando serem injustiçados pelo próprio partido, que foram a maior oposição aos dois mandatos socialistas.E sobre esta matéria não vale a pena taparmos o sol com a peneira.
Ao fim de mais de duas decadas de uma governação corrupta e autoritária, quase a raiar a ditadura, finalmente a Camara de Sesimbra mudava de mãos através do PS e do seu candidato Amadeu Penim, que, gostemos ou não, foi uma mais valia eleitoral, contribuindo de uma forma decisiva para a maioria Socialista.
Sobre o balanço de gestão deste autarca durante os dois mandatos, se me permitir expressarei a minha opinião noutra altura, contudo uma certeza fica meu caro Rui, quem não respeita a mão que lhe deu de comer bom futuro não terá.
O PS, assim, não tem futuro.
Obrigado um abraço

Anónimo disse...

O que me custa mais é que o Pólvora até não é má pessoa, deve é estar tão pressionado e rodeado pelo aparelho do partido que nem espaço tem para respirar. A Dama de Ferro não lhe dá espaço de manobra.

Anónimo disse...

Há muito que os indígenas sabem das intenções do comunista que governa a Câmara.Com ele os objectivos da autarquia consistem em dar préstimo à construção civil e dissipar o património natural do Concelho de SESIMBRA,chamando ao resultado "progresso".
Vença ou não a próxima eleição,a sua história continua a ser triste e extrapolável a outras escalas.
O comunismo é uma tragédia!

Anónimo disse...

Este último comentário merece cinco estrelas!

Anónimo disse...

Penso que aqui falta focar alguns aspectos pertinentes.

1.º A culpa é do PS de Amadeu Penim.
Como diz o ditado «Deu o Ouro aos Bandidos», como e porquê?
É simples.

Dois dos pelouros mais importantes da Câmara, em qualquer lado do país e em qualquer autarquia, está ligado ao Planeamento Urbanístico (ex-vereador Augusto Pólvora) – excluindo a parte em que este jogava para dois lados a funcionar a meio tempo entre Seixal e Sesimbra, uma aposta com duas faces – e à Cultura (ex-vereadora Felícia Costa), são pelouros que não deixam a população despercebida dada a visibilidade de trabalho feito, tendo sido esta a base de campanha da CDU, que acabou por dar a vitória.

Estes, que por sua vez, não mais estão a mostrar o trabalho – como a CDU tem vindo a afirmar que faz – dos projectos já aprovados pelo anterior mandato liderado pelo PS de Amadeu Penim e que obrigatoriamente teriam de avançar.
Alguns exemplos no concelho: Alcatroamentos; Acessibilidades; Rede de esgotos; Extensão de Saúde da Quinta do Conde; Aposta no turismo como destino internacional; Mata de Sesimbra; Marginal pedestre junto ao mar e muitas outras.

2.º Por outro lado, acho que esta nova era socialista liderada por João Capítulo também não vai longe.

O João Capítulo não tem «garra» de líder – aliás já tentou antes –, tal como outros que agarrados ou não a este, alguns até já vereadores foram e continuam numa permanente pressão para que novas pessoas e pessoas novas com ideias «mais à frente», não consigam chegar ao topo para dar uma nova forma e dinâmica política neste concelho que obrigatóriamente terá de fazer algo de inovador.

3.º e último ponto, o PSD está a pactuar com a CDU e está mais do que visto nas Assembleias Municipais pelo que não deve fazer parte da estratégia de Menezes ou do próprio Luís Rodrigues, que voltou a candidatar-se à distrital e que ambos não devem ter conhecimento da estratégia deste PSD/Sesimbra que não deve ir de encontro à política do partido.

Peço desculpa pela extensão do texto mas, era inevitável para a explicação/raciocinio.

Anónimo disse...

Isto é só habilidades para financiar o PCP. Nem o Cunhal era tão artista.

Anónimo disse...

Ai! Estes socialistas com telhados de vidro, são muito engraçados e contam sempre com a possível amnésia do povo.

Então haverá algum partido político em Portugal (e em Sesimbra) que distribua mais tachos, acessorias e directorias de empresas públicas do que o Partido Socialista ?

Francamente, tenham vergonha!

Anónimo disse...

Oh meu Caro PC, diga lá às gentes de Sesimbra, quantas são as empresas inter e multimunicipais, as agências e outras, bem como as Regiões de Turismo que só têm tachos para Camaradas do seu partido.
Não se acanhe, esteja à sua vontade, aqui nínguem o conhece e pode dizer as verdades, no PC a coisa pia de outra maneira!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Viana disse...

Pela primeira vez tive de bloquear um comentário por linguagem obscena. Mais estanho: não percebi a quem se dirigia nem qual o contexto.