domingo, 18 de novembro de 2007

O PCP (CDU) em Sesimbra

E por fim o PCP, esse partido aparentemente tripartido entre presidentes e pretendente a presidente. Aqui fica também o espaço aberto a todos os que queiram comentar algo sobre o partido que controla os órgãos autárquicos (e não só) do nosso concelho.

31 comentários:

Anónimo disse...

No jornal Raio de Luz vem agora Ezequiel Lino também mandar umas achas para a fogueira ao dar lições de vida em publico ao seu ex-pupilo.

Anónimo disse...

Caro Augusto:
Com amigos destes, antes os ingratos dos dois vereadores socialistas que em troca do ordenado e do carrito, lá votam de vez em quando a favor da CDU. Mas a esses, já que se andam a desmarcar de vez em quando, eu tirava-lhes o ordenado, para ver se não iam ao lugar.

Anónimo disse...

o que se demarcou não ganha nada.
tás a perceber!

Anónimo disse...

O que se demarcou não ganha nada e não faz nada. É o vereador do pelouro da saúde e não faz absolutamente nada a não ser votar contra.

Anónimo disse...

Então o Penim deixou de ser o amén do Pólvora ? Parece-me bem que os comunas já não estão a gostar muito do homem.Será que o pior ainda não está para vir?

Rui Viana disse...

O Amadeu Penim está a seguir as directrizes de um partido agora com rumo que fala, não diria a uma só voz pois a pluralidade de ideias continua a ser bem-vinda, mas com uma lógica de coerência na atitude, onde a sua própria opinião tem um peso acrescido por toda a sua experiência à frente da autarquia. Esta é a minha modesta opinião, claro!

Anónimo disse...

Os Socialistas passaram de alinhados a irresponsáveis.
Venha o Diabo e escolha...

Rui Viana disse...

Irresponsáveis porque...(?)

Agradeço que se façam criticas mas com lógica, ou seja, a critica é sempre bem vinda desde que isso contribua para percebermos que existem outras maneiras de ver a coisa. Abomino a critica gratuita pelo simples exercício da má-língua!

Anónimo disse...

De alinhados a irresponsáveis? ou será que o P.S.D.(Carlos Filipe) está a ficar preocupado com a critica que lhe está a ser feita por muitos militantes, verdadeiros Social-Democratas?

Anónimo disse...

Quando o Rui Viana começou esta ronda pelos partidos cá da terra, pensei que quando chegasse o PCP ia ser o bom e o bonito, porque tanto quanto sei lá por aquelas bandas anda tudo de candeias às avessas. Mas ao contrário, NADA. Não se fala NADA. Ou seja, lá dentro andam todos às cabeçadas uns aos outros, mas cá fora ninguém fala de nada. Aquilo não é um partido como o PS ou o PSD onde se comem uns aos outros em praça publica. Aquilo é um quartel militar. Se alguém abre o pio, é enforcado.

Anónimo disse...

Sr. Rui Viana,
O PS agora tem rumo ?
E,ainda por cima, direccionado para um género acabado de política destrutiva, tipo - não faço, nem deixo fazer ?
Com o único objectivo de minar o terreno.
Chama a isto oposição responsável ?
Explique-me ! Apresente, por favor, argumentos que contrariem esta minha sensação de dejavú.
É que, no passado,as atitudes do PS deixaram muito a desejar.Ou já ninguém se lembra do tempo em que boicotavam o trabalho da Câmara ao ponto de os trabalhadores não terem material para trabalhar porque o PS teimava em não aprovar o orçamento. Lembra-se ?
O PS agora tem rumo ?
Tenha paciência. Agora, é muito tarde.

Rui Viana disse...

Os assuntos onde o PS votou contra as posições da CDU em reunião de Câmara, foram a manutenção do IMI que está respondido num post anterior, foi a cedência dos nossos recursos aquíferos para uma empresa propriedade de uma associação inter-municipal que também está justificado num post anterior, e o documento onde o executivo da Câmara recusa uma Moção de Censura de que foi alvo por parte da Assembleia Municipal!!! Sobre este assunto, acho que nem se justifica uma explicação...
Todas as outras propostas foram apoiadas pelo PS, portanto parece-me infundada a acusação de que o PS não faz nem deixa fazer.

Anónimo disse...

Caro Rui Viana, não me tome por ingénua.
A procissão vai no adro !

Rui Viana disse...

Ingénua? Ingénuos foram aqueles que votaram uma deliberação da câmara em que esta cedia um terreno para uma cooperativa de habitação mas em que os moradores na freguesia de Santiago não teriam acesso a essas habitações. Ora, isto é uma violação grosseira ao principio constitucional da igualdade entre cidadãos. O PS uma vez mais chamou à atenção e provavelmente evitou que o executivo viesse a ser vitima de um processo judicial mais tarde.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 22 de Novembro de 2007 1:22:

Com base nisto que o Rui Viana acaba de relatar, quem é que eram mesmo os irresponsáveis?

Anónimo disse...

Bem pelo que assisti ontem na Assembleia Municipal, o PS está mesmo a mudar de rumo.
Espero é que os veraeadores (PS)tenham todos a mesma coragem e determinação.
Se assim for temos oposição e a CDU que se cuide, porque assim tem os dias contados.
Sesimbra vai ganhar se as coisas mudarem.
Vamos ver.

Anónimo disse...

A Engª Carmo Serrote agora é do PCP?
Não acredito. Que vergonha

Anónimo disse...

O senhor RUI VIANA, de ingénuo não tem nada, mas de malicioso tem tudo, reponha a verdade daquilo que os eleitos da CDU na assembleia municipal votaram.(os moradores da freguesia de santiago proprietarios de habitação na freguesia de santiago podem ser cooperantes mas não candidatos a habitação na cooperativa che zambujalense)Eu tambem lá estive e foi isso e só isso que foi votado pela ass.municipal.Violação grosseira ao principio constitucional é a MENTIRA e a DISTORÇÃO daquilo que ouvimos

Rui Viana disse...

Disse eu: "... em que os moradores na freguesia de Santiago não teriam acesso a essas habitações."

Desculpe mas não percebo a diferença entre o que eu disse e o que acaba de afirmar? É o pormenor do "proprietários"? Este pormenor faz a diferença a ponto de me apelidar de malicioso?

Já agora, porque razão alguém quereria ser cooperante numa cooperativa de habitação sem ser para concorrer a uma habitação?

Anónimo disse...

Aao anónimo do dia 27.11.2007, 15:12.

Deixemo-nos de mas, nem meio mas, o que diz a delideração de Câmara é que, os proprietários de habitação própria na fregeuesia de Santiago, não podem ser candidatar-se à habitação a construir pela cooperativa naquele terreno, tendo subjacente a ideia de que são cooperantes.
Mas se eu for proprietário numa qualquer outra freguesia do concelho e for cooperante posso candidatar-me à habitação social a construir por aquela cooperativa.
É aqui que reside a desigualdade de tratamento, mais diria que, a Câmara ao estabelecer estas regras interfere e viola as normas previstas no Código Cooperativo, pois qualquer cooperante, seja ele do concelho ou não, desde que cumpra as suas obrigações e condições impostas, não pela Câmara, mas pela cooperativa, pode concorrer a habitação, seja ele residente em Sesimbra ou não.
Nesta matéria, a Câmara não é a dona da obra, limita-se a doar o terreno para um fim específico, construir habitação social, não é o mesmo regime jurídico de contrução para venda a custos controlados ou outros.
Este erro é de palmatória e pergunto-me, então o PC não defende as causas sociais, o direito há habitação, o princípio da igualdade e da solidariedade.
Balelas e tretas.
Por tudo isto e muito mais, foi apenas o PS que manifestou dúvidas e que voltou a trazer o assunto à Assembleia, para mais tarde os municípes, a cooperativa e a própria Câmara não venham a ter alguns "amárgos de boca".
Diria, as acções ficam com quem as pratica, o resto é conversa fiada!

Anónimo disse...

Ao anónimo do dia 24.11.2007, 23:29

"...o PS está mesmo a mudar de rumo."
Com o devido respeito, o PS na Assembelia Municipal, desde o dia da tomada de posse que tem tido uma postura diferente, o rumo e oposição ao executivo CDU começou logo na primeira sessão daquele órgão com a apresentação de Recomendação sobre a uzurpação pelo Presidente da sala de sessões da Câmara como seu gabinete pessoal, bem como a sala polivalente da biblioteca para as reuniões de Câmara.
Salvo devido respeito, a população tem andado desatenta (talvez distraída com o carnaval todo o ano), os jornais, na sua grande maioria, só publicam os que lhes interessa e que não ofenda a CDU ou o pacto estabelecido.
Por tuido isto que aqui disse, convido vivamente a população a assintir e intervir na Assembleia Municipal, a Democracia é ou será aquilo que nós queremos que seja!

Anónimo disse...

Sr. Rui Viana,
Votar contra é de facto fazer oposição mas essa suposta nova atitude do PS está longe de ser uma oposição responsável. É uma mera decoração de fachada sobretudo para os militantes e simpatizantes socialistas. Na prática o que temos são três vereadores socialistas que invariávelmente votam contra. Trabalho, muito pouco ou nada !
Convido-vos a consultar os relatórios de actividades entregues na Assembleia Municipal por estes três ilustres vereadores socialistas. Talvês assim se esclareça de uma vez por todas quem é que trabalha pela população.

Anónimo disse...

Falta pouco para os comunistas serem afastados do poder.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 12.38,
Não sei se sabe, existem reuniões de Câmara públicas às quais os munícipes podem assistir. Sendo assim, não percebo em que medida é que a utilização da sala polivalente da Biblioteca para a realização das referidas reuniões fere os interesses da população ?
Quanto à antiga sala de sessões de Câmara,hoje transformada em Gabinete do Presidente,onde este recebe diáriamente os munícipes, os representantes do Movimento Associativo, os Agentes Económicos, as entidades que visitam o nosso Concelho, etc... parece-me também, que está a ter uma melhor e maior utilização que no passado.
Embora corra o risco de reforçar a indignação do Sr. Anónimo, devo informá-lo que o Sr.Presidente da Câmara utiliza também a Sala nobre do Gabinete da Quinta do Conde, pois o Sr.Presidente decidiu atender os Quintacondenses NA Quinta do Conde.Atitude que o Sr. Amadeu Penim nunca teve para com estes munícipes.
Acho melhor o Sr. Anónimo encontrar outro exemplo de oposição socialista. Se conseguir !
Se não conseguir, a único caminho, é aconselhar os seus camaradas a TRABALHAR pela População.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 30 de Novembro de 2007 9:55:
Diz:"Na prática o que temos são três vereadores socialistas que invariávelmente votam contra."
Afinal este anónimo queria defender o executivo comunista e acaba por se esquecer de uma parte das conquistas do Augusto:
Então já conseguiu ver o Gameiro a votar invariávelmente contra a CDU?
E a Guilhermina também?
Nós não.

Anónimo disse...

Digam o que disserem isto no PS está mesmo a mudar.
Unam-se e aguentem-se que o PC/Pólvora está na rampa inclinada( descendente).

Anónimo disse...

Mas há municípes que, não se revendo nos partidos, também vão deixando a sua indignação.
Isso tivemos a oportunidade de verificar na Assembleia Municipal (AM); pois, segundo ouvi na última AM, o presidente da câmara não o permite nas sessões públicas do executivo: vai mesmo ao ponto de cortar a palavra aos cidadãos.
Claro, depois, quando os munícipes vão à AM contar tudo, deixam o presidente da cãmara em polvorosa.

Anónimo disse...

Acho uma piada ao anónimo das 10:04h. Eventualmente um revolucionário de meia-tigela, mas seguramente uma “voz do dono”.
Então vem aqui criticar um outro anónimo (que deixou um comentário que apenas confirma a vergonhosa constatação do método utilizado pelas referências sinistras do séc. passado, por exemplo, “o grande-condutor Ceausesco”.
Será conveniente recordar-lhe que, se essa é a tarefa que lhe está distribuída pelo partido (a defesa do executivo municipal) está a desempenha-la da pior maneira.
Vem justificar, chamaando a atenção de todos nós, a atitude do sr. presidente da câmara ao ter usurpado o Salão Nobre dos Paços do Concelho, dizendo-nos que a medida teve unicamente a ver com o facto dos munícipes ali não poderem assistir às reuniões da câmara; razão também que levou a que as sessões fossem transferidas para a sala polivalente da biblioteca municipal – que por sinal, de acordo com um projecto e com uma filosofia de utilização, em nenhuma situação foi previsto que as reuniões ordinárias dos órgãos municipais ali se realizassem; caso contrário as obras teriam sido suportadas inteiramente pela autarquia.
Quer ainda dizer-nos que o sr. presidente necessita de um enorme espaço para o atendimento público, e que é diário?
– Olhe que não!!!
- Ou está mal informado, ou mente. Pois se não houver qualque acto público, ele pode utilizar a sala para esse fim. O que está em causa, foi a sua transferência para lá. Unicamente por vaidade e desrrespeito.
Como sabe, essas mentiras já foram tentadas durante décadas noutras paragens, pelo ilegítimo e criminoso comunismo, mas não resultaram.
Olhe, o ditador-presidente Ceausesco e a sua Elena da pasta-da-cultura usurparam o chamado palácio do povo, e muito mais, para lá se instalarem. Deve ter conhecimento do fim que tiveram, ou não? Eles sabiam que ninguém os respeitava, a não ser, claro, os seus camaradas. O povo, esse sofria em surdina. Quem ousasse, desaparecia!
Convido-o, pois, a tirar ilações da História.
É que não estamos em nenhum município da Coreia do Norte, ou em Bratislava e Bucareste da era comunista. Aqui, contráriamente ao seu gosto, mais ao gosto do presidente e da senhora da pasta-da-cultura-local, vive-se num estado de direito: há regras para todos, porque assim o povo o quis.
Vá lá, não sejam megalómanos. Respeitem as regras da democracia.

Ainda assim, cumprimentos. Passe bem.
Carlos Relvas

Anónimo disse...

Sr. Carlos Relvas,
Faça um favor a si mesmo, tenha calma, pois os apesar da fúria com que responde ao meu comentário, que não é mais do que uma simples opinião diferente da sua, aceito com deferência os seus cumprimentos.
No entanto, devo dizer-lhe que a sua atitude indícia pouca cultura democrática e pouca seriedade, pois o paralelismo que estabelece entre Augusto Pólvora e o Presidente Ceausescu é simplesmente descabido, um impressionante "GRITO do dono", revelador de uma mente perturbada.
Sr.Carlos Relvas,com o devido respeito,para além de ter calma, terá de curar-se.
Para concluir, repito com convicção a minha opinião - Se o único sinal de oposição e indignação do PS é a utilização para TRABALHO da Sala Polivalente da Biblioteca e da antiga sala de sessões de Câmara pelo Presidente e restante executivo camarário, então, conclui-se que o PS não mudou e se mudou foi para pior.

Rui Viana disse...

Não tive até hoje a necessidade de filtrar qualquer comentário, mas agradeço que a discussão seja feita com elevação e acima de tudo com educação. Publiquei estes ultimos comentários para dar a oportunidade de defenderem os vossos pontos de vista, mas acho perfeitamente desnecessário os insultos pessoais parte a parte.
Este senhor Carlos Relvas comenta em nome pessoal e não em nome do PS, portanto não se compreende este paralelismo que faz o anónimo anterior.

Anónimo disse...

Realmente, apesar da fúria do Sr. Carlos Relvas e das suas comparações algo descabidas, os comunistas têm feito um trabalho notável.
Sr. Carlos Relvas isto não é a Coreia do Norte, é certo, mas há municípios neste país onde algumas ideias comunistas estão a ser muito bem aplicadas.

Para prevenir que diga que estou a falar pela voz do dono, digo-lhe já francamente: não sou comunista. Mas sei ver o bom trabalho realizado.