quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O PS em Sesimbra

Porque me parece ser um assunto com interesse publico e na sequência de alguns comentários no post anterior (que tomo a liberdade de transcrever para aqui), decidi abrir este novo post, não com uma opinião minha, mas apenas para dar oportunidade aos leitores de expressar a sua através dos comentários. Para mim poderá funcionar como uma sondagem de opiniões que espero sinceras e construtivas.

De facto o PS em Sesimbra tem responsabilidades acrescidas para com a população, pois representa apenas menos 100 votos que o executivo comunista na CMS. Assim parece-me lógico debater aqui em aberto, de onde vem e para onde deve ir esta Concelhia do Partido Socialista. Obviamente que dada a minha relação com esta, me reservarei nos comentários dando espaço a que os leitores o façam livremente.

26 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui Viana
Agradeço o seu comentário às minhas modestas linhas de opinião e fico sobremaneira feliz quanto à sua concordância na área da Gestão Pública.
Dois pequenos apontamentos apenas de esclarecimento.
Primeiro não sou totalmente anónimo pois assino com inicias do meu nome M.C. e, se porventura um dia assim o entender e se for necessário, terei todo o gosto em assinar as minhas opiniões. Por enquanto vou aguardar.
Um segundo ponto, para lamentar que não estou de acordo consigo quanto ao P.S.
Caro Rui Viana, ao longo da minha vida partidária que remonta a Outubro de 1974, e durante 23 anos, assisti incredulo a situações que talvez muitos não queiram acreditar ou inclusive não achem possível acontecer.
Num partido politíco a nível local existem dois tipos de militantes: a grande maioria, aos quais chamamos militantes de base, filiados apenas por motivos que poderiamos apelidar como quase "clubistícos", ou mesmo como o seu caso, levado por um familiar,ou ainda aqueles que foram convencidos por este ou aquele dirigente nacional. Contudo todos eles têm um denominador comum - não pretendem nem têm aspirações de chegar ao poder.
Sobra então a tal minoria, talvez mais "politizada", que vai tentar, por um lado, gerir através dos orgãos competentes o partido e, por outro preparar-se para a tomada do poder camarário.
De realçar que estes actos acima referidos são perfeitamente legítimos na vida partidária.
A minha critica e desconfiança meu caro Rui Viana assenta apenas, e somente, num pequeno exercício mental.Se a nossa memória não fôr fraca, facilmente nos recordamos que durante a era Ezequielista, tanto o Partido Socialista como o PSD tinham alguma dificuldade em apresentar verdadeiros candidatos credíveis alternativos ao poder instalado em Sesimbra, ( se fôr necessário posso comprovar as minhas afirmações ).
Esta enorme dificuldade dos partidos prendia-se apenas por um factor, a quase impossibilidade, à data, de destornar Ezequiel Lino, no seu apogeu como governante.
De uma for brejeira, permita-me concluir este raciocínio. Quando não cheira a Poder, indisponíveis são mais que muitos, quando existe uma possibilidade, mesmo vaga que seja, de subir à varanda, olhar o pelourinho acenando à multidão, levantando os dois dedos como um V em sinal de vitória, quase que os lugares das listas autárquicas não chegam para tantos disponíveis.
Por isso meu caro Rui Viana, por vezes temos que olhar para o passado, para enterdermos o presente, e prepararmos o futuro.
O presente do PS não é de forma nenhuma estável, e essa instabilidade foi criada por aqueles, que após o abandono forçado de Ezequiel Lino, viram a possibilidade de finalmente terem a recompensa que pensavam merecer. O PODER.
Engano dos enganos.
Quiça com que artimanhas, é chamado alguém a tomar o 1º lugar que, salvo a imprecisão, ou era independente ou militante recente. E foram esses, magoados, irritados, pensando serem injustiçados pelo próprio partido, que foram a maior oposição aos dois mandatos socialistas.E sobre esta matéria não vale a pena taparmos o sol com a peneira.
Ao fim de mais de duas decadas de uma governação corrupta e autoritária, quase a raiar a ditadura, finalmente a Camara de Sesimbra mudava de mãos através do PS e do seu candidato Amadeu Penim, que, gostemos ou não, foi uma mais valia eleitoral, contribuindo de uma forma decisiva para a maioria Socialista.
Sobre o balanço de gestão deste autarca durante os dois mandatos, se me permitir expressarei a minha opinião noutra altura, contudo uma certeza fica meu caro Rui, quem não respeita a mão que lhe deu de comer bom futuro não terá.
O PS, assim, não tem futuro.
Obrigado um abraço

Rui Viana disse...

Espero que o caro M.C. não me leve a mal transcrever o seu comentário para este novo post, mas parece-me oportuno na sequência dos seus comentários desenvolver este tema com interesse para práticamente metade dos municipes sesimbrenses.

Anónimo disse...

Caro Rui Viana
Bem antes pelo contrário, penso que tem toda a razão especialmente quando diz que o PS tem responsabilidades acrescidas para com a sociedade Sesimbrense.
Para além da vida interna do PS apenas aos militantes dizer respeito penso ser um tema da actualidade que merece ser opinada por todos aqueles que não se revêm politicamente no actual executivo camarario.
Obrigado
Um abraço

Anónimo disse...

A politica não é uma coisa que se faça com dois ou três insultos ou demagogias. Ainda estou para ver quem é o verdadeiro Rui: o das análises mais inteligentes, ou de simplificações demagógicas como no post sobre a empresa da água. O comentário de m.c. é muito bom, concordo plenamente. Pode parecer animador que o PS só tenha perdido por meia duzia de votos, mas perdeu porque houve campanha de gente do PS para que isso acontecesse. Enquanto não resolverem esse problema continuaremos no domínio da fantasia. Não é um assunto para resolver em publico, mas é um assunto publico conhecido de muita gente.

Anónimo disse...

Em jeito de correcção, bastava ao PS não 100 votos para ganhar a CM mas apenas 54 e teria a maioria. Foram os pseudo militantes do PS que levaram ao actual descalabro do concelho. A esses faço votos de que não tenham a consciência tranquila ( se é que têm Consciência).

Rui Viana disse...

Já agora, desculpe o preciosismo, mas teriam de ser 54 eleitores que em vez de votarem na CDU, votassem no PS. porque a diferença para a CDU foram de facto 107 ou 108 votos.

Anónimo disse...

Penso que aqui falta focar alguns aspectos pertinentes.

1.º A culpa é do PS de Amadeu Penim.
Como diz o ditado «Deu o Ouro aos Bandidos», como e porquê?
É simples.

Dois dos pelouros mais importantes da Câmara, em qualquer lado do país e em qualquer autarquia, está ligado ao Planeamento Urbanístico (ex-vereador Augusto Pólvora) – excluindo a parte em que este jogava para dois lados a funcionar a meio tempo entre Seixal e Sesimbra, uma aposta com duas faces – e à Cultura (ex-vereadora Felícia Costa), são pelouros que não deixam a população despercebida dada a visibilidade de trabalho feito, tendo sido esta a base de campanha da CDU, que acabou por dar a vitória.

Estes, que por sua vez, não mais estão a mostrar o trabalho – como a CDU tem vindo a afirmar que faz – dos projectos já aprovados pelo anterior mandato liderado pelo PS de Amadeu Penim e que obrigatoriamente teriam de avançar.
Alguns exemplos no concelho: Alcatroamentos; Acessibilidades; Rede de esgotos; Extensão de Saúde da Quinta do Conde; Aposta no turismo como destino internacional; Mata de Sesimbra; Marginal pedestre junto ao mar e muitas outras.

2.º Por outro lado, acho que esta nova era socialista liderada por João Capítulo também não vai longe.

O João Capítulo não tem «garra» de líder – aliás já tentou antes –, tal como outros que agarrados ou não a este, alguns até já vereadores foram e continuam numa permanente pressão para que novas pessoas e pessoas novas com ideias «mais à frente», não consigam chegar ao topo para dar uma nova forma e dinâmica política neste concelho que obrigatóriamente terá de fazer algo de inovador.

3.º e último ponto, o PSD está a pactuar com a CDU e está mais do que visto nas Assembleias Municipais pelo que não deve fazer parte da estratégia de Menezes ou do próprio Luís Rodrigues, que voltou a candidatar-se à distrital e que ambos não devem ter conhecimento da estratégia deste PSD/Sesimbra que não deve ir de encontro à política do partido.

Peço desculpa pela extensão do texto mas, era inevitável para a explicação/raciocinio.

Anónimo disse...

Na hora certa os sesimbrenses vão reconhecer o trabalho que o PSD está a realizar. No Ps já estão com medo de deixar de ser o 2º partido no concelho?

Anónimo disse...

Caro anónimo da 1.58

Permita-me que faça um comentário à sua opinião a qual estou genéricamente de acordo. Contudo
penso que a gestão de dois pelouros por elementos afectos ao Partido Comunista, durante os mandatos Amadeu Penim, não justificam por completo a sua derrota eleitoral.
Desculpe a minha insistência sobre este ponto, mas acho muito mais plausível a teoria do divisionismo interno no próprio PS.
Se analisarmos, superficialmente, os resultados eleitorais da primeira vitória de Amadeu, podemos chegar a uma operação matemática simples - PS+Amadeu+eleitores independentes ou não descontentes com a gestão PCP= Maioria Absoluta.
Agora tentemos fazer a mesma óperação na segunda eleição - PS+Amadeu+eleitores independentes=Vitoria sem maioria absoluta.
Quero eu com isto demonstrar que, enquanto na primeira eleição os Sesimbrenses depositaram enormes esperanças nesta mudança, já na segunda,muitos deles, começaram a sentir algum desanimo pelo voto útil que pensavam estar a dar ao maior partido da oposição.
Por fim basta apenas seguir o mesmo raciocínio para analisarmos a última eleição, e assim teremos - PS+Amadeu- voto útil-Pereirista-Capitulistas-Manuelistas-e todos os istas que simbolizam as várias correntes existentes no PS=Derrota
Para terminar reitero as minhas desculpas por comentar a sua opinião, não me leva a mal.
Obrigado
Um abraço
P.S. Sobre o PSD expressarei a minha opinião num outro post quando o Rui Viana entender lançar esse debate.

Rui Viana disse...

Sim, já estava previsto. Isto toca democráticamente a todos. Em breve vou abrir os temas CDU, PSD e BE. Penso que está a ser um debate importante e com elevado sentido civico, pelo que me parece lógico falar sobre todos, em separado pois cada um tem as suas especificidades.

Anónimo disse...

Tinha prometido que daria a minha opinião sobre o PSD noutro post, mas não posso deixar de comentar a afirmação deste ultimo anónimo.
O trabalho do PSD????
Em que área????
Bem por aqui me fico.
Um abraço

Anónimo disse...

Peço desculpa, afinal não é anónimo assina como esquizofrenico.
Ok
On y soy qui mal y pense

Anónimo disse...

Este m.c. está a Escreber bem.

Anónimo disse...

É por demais evidente que Carlos Filipe de Oliveira enquanto representante do meu partido no executivo tem sido um enorme bluf.Não me admira.Não foi a minha escolha enquanto candidato à Câmara.Estou certo que continuaria a ser um bom elemento na A.M..Não analisa os assuntos em discussão e mais grave ainda é que compromete-se com o Pólvora sem préviamente discuti-los no Partido.Assim não companheiro.Espero que a sua experiência enquanto vereador, termine no final deste mandato.P.S.D. 2ª força politíca no Concelho,tudo bem,mas com outro candidato.Depois das eleições dentro do Partido que estão para breve,esta discussão terá que ser feita.Tu sabes bem,Carlos.Um abraço.

Anónimo disse...

Não me parece que o PS tenha perdido as eleições devido ao divisionismo interno. Perdeu-as porque fez um mau trabalho e sobretudo porque se afastou da população.
Por exemplo: Na Quinta do Conde, ninguém conhecia Amadeu Penim

Anónimo disse...

Mas foi a Quinta do Conde que beneficiou de grande parte do orçamento durante o último mandato do PS à frente dos destinos da autarqia. Talvez possamos atribuir algumas culpas sim ao senhor presidente da Junta uqe na altura das eleições andou a fazer contra-campanha através da colocação de cartazes por toda a Quinta do Conde, a atacar a câmara.

Anónimo disse...

Seguindo o comentário do peixe-aranha, é de facto verdade que quem mais usufruiu foi a Quinta do Conde.

Também melhor seria que o não fosse, não sendo só a maior freguesia do concelho, foi também a nível nacional, a que mais cresceu em densidade populacional, contribuindo assim com muitos milhares de euros para a Câmara e como é natural a Quinta do Conde não deverá ser, nunca, o filho bastardo de Sesimbra, como tem sido.

O PS errou porque nunca divulgou nem os projectos que ia fazer, o que fez e a obra feita, nem nunca manipolou, como hoje se verifica com a CDU, os órgãos de comunicação social (quase todos), através de trocas de publicidade paga e bem paga com o dinheiro que é de todos nós, isto é sinónimo não como diz o presidente Augusto Pólvora que pretende para Sesimbra "Turismo todo o Ano", mas deverá querer dizer "Campanha todo o Ano".

Quanto ao presidente da Junta da Quinta do Conde que também tem a sua dose de culpa, quanto à perda do PS para a CDU, mas continua a ser o PS o culpado de o nomear novamente para uma freguesia que já não tem um índice de analfabetização como se verificava em anos anteriores.

O trabalho que antes fez, fê-lo bem, mas actualmente a população é diferente e pretende melhor qualidade de vida. Onde está a campanha de recenseamento e as exigências à câmara do que deve contemplar para a freguesia a entrar no Orçamento? Se as outras duas têm, esta também deverá ter, mas antes de mais também é necessário uma pessoa que saiba falar e não envergonhe os habitantes da sua freguesia.

Anónimo disse...

Augusto Duarte é um homem que de certa maneira admiro, por ser um “self-made man” e que alcançou tudo o que alcançou com a instrução académica que tem. E só por isso já é de ser louvado. No entanto tudo tem um limite, e é aqui que a falta de instrução deste senhor se mistura com a falta de visão para perceber que o mundo em geral e a politica em particular evoluíram para um estágio que ele já não domina.

Também noutras áreas da vida particular, a sociedade já não vê com bons olhos que um homem que alcançou o sucesso na vida, exiba determinados “troféus” que há 40 anos eram sinal de “status”.

Não bastando este problema que a sociedade da Quinta do Conde lhe está a cobrar, ele ainda vem para o publico afirmar que se vai candidatar à CMS como independente, o que contribuiu em definitivo para a sua descredibilização junto dos Sesimbrenses.

Anónimo disse...

Então e esse tal João Capítulo, quando é que diz alguma coisa?
Então agora o homem perdeu o piu ou não o deixam falar?

Anónimo disse...

Querem ver que a "puta" sou eu?
Então no PS todos foram culpados de perderem as eleições, menos o Amadeu Penim?
Isto só mesmo de câneos do PS.
Não admira que o PS tenha chegado a este ponto com tão brilhantes estrategas politicos e assessorias pagas a peso de oiro.
Estou a ver que com tanta mediocridade tem de ser as mulheres a tomarem as rédeas deste partido, que tem todas as condições para conquistar o PODER.
LMM

Anónimo disse...

Quais mulheres? Aquela vereadora que umas vezes vota a favor da CDU para não perder o tacho e outras a favor do PS para não perder um poleiro, ou aquela que é esposa do ex-assessor pago a peso de oiro actual candidato a presidente do partido e que disse à boca cheia que toda a familia tinha votado no BE para o Amadeu perder as eleições?

Rui Viana disse...

Caros camaradas

Existem foruns próprios para discutir-mos estes assuntos. Tenho tido o cuidado de não filtrar comentários, mas penso que este tipo de debate em publico não melhora a nossa imagem junto da população.

Obvio que não podemos enterrar o passado, mas creio que agora é hora de discutir o presente e programar o futuro.

Sesimbra espera isso de nós!

Anónimo disse...

O Partido Socialista é GRANDE.

Anónimo disse...

PS, a oposição segue dentro de momentos.

Anónimo disse...

O João Capítulo não foi aquele indivíduo que andou juntamente com o velho Gá Gá, aquele que foi ministro ou coisa que o valha, a fazer campanha contra a governação do PS em Sesimbra num jornaleco qualquer?
Se não podes com eles, junta-te a eles. Força João.

Anónimo disse...

O Partido Socialista é grande mesmo com detractores pequeninos.
Força PS.
A vitória está próxima.
PS, PS, PS, PS.