quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Democracia (?) comunista: Dois pesos e duas medidas

Se de repente ouvir dizer que o presidente da CMS, Augusto Pólvora, foi “convidado” a demitir-se e que o novo presidente se chama Felícia Costa, isso é… NORMAL!!!

É esta a lógica comunista de democracia. A população vota num partido que apresenta um nome como candidato a Presidente de Câmara mas se o vencedor for o PCP (ou CDU), o presidente é mais ou menos aleatório. A vontade da população não é muito importante. Importante é o interesse ditatorial da direcção do PCP, que é como quem diz, o interesse do colectivo. Aconteceu primeiro em Setúbal e agora na Marinha Grande.

No entanto, todos nos lembramos que quando Durão Barroso se demitiu de primeiro-ministro cedendo o lugar a Santana Lopes, ou quando Carmona Rodrigues se demitiu da CML, um dos partidos que mais se insurgiu exigindo eleições antecipadas, foi precisamente o PCP. A isto chamo Democracia Selectiva (há portugueses que lhe chamam “Troca-Tintas”).

Isto poderia ser motivo para rir como se de uma anedota se tratasse. Mas não! Trata-se do partido que gere os destinos da terra onde vivo, ou seja, que gere de certa maneira o meu dia-a-dia.

Assustador, não é? Mas foram os escolhidos pela maioria de “nós”!
Rui Viana

23 comentários:

Anónimo disse...

A Democracia assusta muita gente.

Rui Viana disse...

Desculpe, mas não posso deixar de comentar este comentário:
É de rir! Só tenho a certeza que não é da Maga, porque este suplanta a Maga!

Anónimo disse...

Enfim, é o país que temos.

Anónimo disse...

e PC que temos é fraquinho como a carne...

Anónimo disse...

Houve uma altura, ali por volta das primeiras eleições, em que era típico do PC lançar observações sarcásticas sobre eleições que perdiam. Diziam: votaram neles agora não se queixem. O que mudou desde então é que nos tornámos todos PCs nisto, nestes tiques de mau perder. Frenesim de espantalhos. Pessoas para quem as eleições só servem se ganharem. O post do Rui: espantem-se ó almas que Sesimbra elegeu um partido que por vezes retira confiança política aos que nós elegemos! Imaginem se um dia nos tiram o Pólvora? Blasfémia! Blasfémia!

Sim, a Democracia assusta muita gente. Assusta e faz fazer figuras tristes, ó Rui. Maga não sei quem és, nem me interessa pois não sou bufo, mas já te suplantei. Sempre é melhor que nada. Obrigadinho óh Rui. Quem é que disse que eras igual aos outros? Mentirinha! Mentirinha!

Anónimo disse...

O comunismo já faleceu, morreu, está enterrado desde 1989. Mas ainda há quem fale nele. Inacreditável. Reparem que, em Sesimbra, até os que se dizem comunistas não aplicam essa ideologia. Falar neles para quê? Se falarmos em anormais assaltantes do poder a todo o custo, talvez mereça a pena. Já que vale tudo. Agora, falar em comunistas? É que já foram cremados.

Anónimo disse...

Nunca se deve matar um comunista.

Porque quando um morre nascem logo dez.

Nós descobrimos o Brasil e agora estamos a ser invadidos por eles. Já são tantos que já ultrapassaram a comunidade africana.

E se foram cremados, foi fora do concelho, pois só há pouco tempo é que se soube que poderá haver um crematório na Quinta do Conde e ainda não é certo.

Anónimo disse...

Esse não foi aquele regulamento, onde a coligação PSD/PCP funcionou.mais uma vez?

Anónimo disse...

Mais grave do que tudo isto! Imaginem só se o Comité Central decide afastar a nossa querida vereadora do povo. Acabava o expoente máximo da cultura sesimbrense - "Carnaval todo o ano" e acabava a terceira via do Comunismo também conhecida por "Cultural Populismo".

Anónimo disse...

Os princípios da política actual do PCP remontam ao tempo da "cortina de ferro". Por isso não é de espantar.

Anónimo disse...

Caro Rui,
O seu post, não sendo original, tem matéria para uma discussão séria. No entanto, há sempre quem não perca a oportunidade de fazer figuras tristes e atentatórias dos princípios da mesma democracia que tantas vezes se diz ofendida pelo Partido Comunista Português.
Nesta matéria, caro Rui, por muito que custe a muita gente,se não fosse a persistência e a coragem de muitos comunistas portugueses(alguns morreram apesar de no Tarrafal não haver crematório), hoje não estariamos aqui a dizer tantos disparates:
1º Disparate - Comparar a fuga de Durão Barroso, 1º Ministro de Portugal, com a susbtituição de Presidentes de Câmara, por Veredores eleitos pela população, o que acontece com frequência em todos os partidos políticos, pois alguns até fogem da Justiça a meio do mandato;
2º Disparate - No caso Carmona Rodrigues,o PS substituiu um ministro depois de não saber muito bem se queria eleições ou não;
3º Disparate - A maria do céu em pessoa;
4º Disparate - O comentário do anónimo abaixo da Céu, decerto encomendado directamente pelo inferno ou por qualquer skined de extrema direita, muito democrata.
Caro Rui, se quer realmente fazer a diferença, veja para além da cortina de ferro. Arrume a sua casa antes de tentar arrumar a dos outros, pois uma duvida subsiste em muitos Portugueses (comunistas ou não): O PS é um partido de esquerda ou de direita ? E nesta decisão onde para o respeito pela democracia e pela população quando tanto se promete para ganhar eleições para depois se fazer tudo ao contrário ?

Anónimo disse...

Tenho estado à espera de um post sobre o orçamento de estado e as finanças locais, agora k Sesimbra teve um aumento inferior ao do conjunto das câmaras e inferior às câmaras desta região. Bela prenda que o governo nos ofereceu e que o Rui Viana aqui defendeu.

Rui Viana disse...

Brincar com as palavras é sem duvida uma arte. Diz o anónimo anterior:

“agora k Sesimbra teve um aumento inferior ao do conjunto das câmaras e inferior às câmaras desta região.”

Aumento inferior é um termo comparativo, não quantitativo. Ainda assim, aumento, não decréscimo.

Isto deve-se ao facto de Sesimbra ter uma capitação muito alta comparativamente aos concelhos próximos e mesmo do resto do país, ou seja, tem uma receita de impostos municipais (IMI e IMT concretamente) muito alta relativamente à quantidade de população residente. Portanto, do ponto de vista dos impostos cobrados, a Câmara de Sesimbra não é propriamente uma das Câmaras mais pobres. É pois natural que embora aumente a sua receita de impostos recebidos, não seja tão bafejada pelos Fundos de coesão como outros municipios.

Isto numa análise muito sintética, pois há outras razões para esta situação e muitas mais formas de reagir, mas esse assunto "dá pano para mangas" e terá de ser analisado noutro tipo de foruns.

Anónimo disse...

Caro Rui: que grande desilusão, este seu comentário. Para quem esgrimiu aqui extensos argumentos, até com publicação de decretos, garantindo que Sesimbra nao seria prejudicada, esta sua reacção faz lembrar as "entradas de leão, saídas de sendeiro".

Logo que a lei de finanças locais foi alterada se tornou evidente que Sesimbra seria prejudicada. Depois inventaram uma cláusula que adiaria esse efeito por 3 anos. Mas nem foi preciso esperar tanto: Sesimbra acaba de ser prejudicada e os números não mentem. Quem ama a sua terra devia ter outra atitude, mas quem espera tal coisa bem pode esperar sentado.

Rui Viana disse...

Como dizia antes e correndo o risco de me estar a repetir, brincar com as palavras é uma arte. Como diz o anónimo anterior, eu garanti anteriormente que com base na nova lei das finanças locais, Sesimbra não perderia um cêntimo dos impostos a receber do estado (desde que se mantenha o pressuposto de ter uma área de Reserva superior a 50% do seu território) até 2009.

E de facto, um anónimo anterior (não sei se será também o ultimo, porque esta coisa de conversar com anónimos...) veio aqui referir que Sesimbra aumentou os seus “rendimentos” embora tenha aumentado menos que alguns concelhos vizinhos.
Por aqui, confirma-se aquilo que eu tinha afirmado antes e que não tinha nada de futurologia. Apenas a leitura atenta da lei.

Por outro lado, veio também confirmar que o Sr. Presidente da Câmara não falou verdade à população de Sesimbra quando afirmou que o nosso concelho iria perder 50% dos seus rendimentos (o que foi e está gravado e escrito nos media locais). Isto sim, parece-me bem mais importante que as minhas opiniões neste singelo blog (vulgo página pessoal) escrito por alguém que não é presidente de câmara, membro do governo, ou sequer alguém importante.

Já um Presidente de Câmara, enquanto gerente dos destinos de todo um concelho, não pode perante afirmações deste teor, passar de forma incólume ao julgamento de todos os munícipes.

Anónimo disse...

Então e a inflação?

Rui Viana disse...

E qual a subida da receita do IMT e IMI?
E a inflação será de 3,9%?
E os famosos 50% estão onde?

Não basta enviar farpas para o ar. É preciso mais idoniedade nos nossos politicos.

Anónimo disse...

Qual Democracia de um partido marxista/lenista? Vocês vivem onde? no mundo da Lua? Democracia na Coreia do Norte? na RP da China? na RP de Angola? Cuba? (onde é que estes presidentes foram eleitos)? Vão mas é trabalhar

Anónimo disse...

Repito a pergunta, que não foi respondida: então e a inflação?

Rui Viana disse...

Já foi respondido no comentário das 11.06.

Anónimo disse...

Não há lá resposta nenhuma, apenas perguntas.
Fico então à espera do outro tipo de foruns...

Anónimo disse...

O outro tipo de forum chama-se campanha para as autárquicas!

Anónimo disse...

Querem novidades sobre o folhetim da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra, então vão a:

www.picadas-ssb.blogspot.com/

O Sr Dos Anzóis voltou a atacar.