sexta-feira, 19 de outubro de 2007

EVENTOS PARTICIPATIVOS vs ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

De vez em quando desperta dentro de mim um diabrete vermelhinho que me leva a espicaçar os vermelhões.
Pensei pedir ao meu partido que me autorize a organizar no concelho um conjunto de acções denominadas “EVENTOS PARTICIPATIVOS” e que serão debates abertos à população com a presença de figuras ligadas ao governo ou ao tecido empresarial.
Obviamente que pretendo demonstrar que é mais fácil captar a atenção da população dando espaço para defender as suas ideias, do que abanando com meia dúzia de euros para o fantástico “ORÇAMENTO PARTICIPATIVO”.
De forma a desenvolver um projecto do agrado de todos, deixo aqui o pedido de colaboração a todos os Sesimbrenses no sentido de indicarem quais as figuras que gostariam de receber nestes eventos no nosso concelho, bem como os temas a debater. Tenho em mente organizar estes debates mensalmente. A caixa de comentários está à vossa disposição.
Rui Viana

5 comentários:

Anónimo disse...

sinceramente nenhum. para receber borlões já chega os que nós temos cá!

abraços

Anónimo disse...

Gostaria de ouvir a Pantera-cor-de-rosa, em Novembro, e o Pai Natal, em Dezembro.
Quanto aos temas, talvez fosse interessante discutir a inteligência dos políticos e dos candidatos a políticos no concelho de Sesimbra.

Rui Viana disse...

Ora aqui está um comentário com algum conteúdo.
Subscrevo esta sua ideia de organizar um debate onde "talvez fosse interessante discutir a inteligência dos políticos e dos candidatos a políticos no concelho de Sesimbra."
Talvez todos tivesse-mos algo a aprender sobre ética e cidadania. Talvez ficásse-mos mais esclarecidos sobre as pessoas que eslhemos para comandar os destinos do nosso concelho, no fundo, do nosso dia-a-dia.

Anónimo disse...

Qualquer iniciativa que promova a democracia participativa, é sempre uma excelente ideia, idependentemente do tema e da metodologia escolhida.

Nesse caso, permita-me que discorde, quando desvaloriza o Orçamento Participativo.

Este tipo de iniciativa, promove não só a participação das pessoas como a responsabilidade, perante as ideias e as opiniões que muitas vezes lançamos para o ar à espera que alguém as apanhe e as tire do limbo do sonho para a realidade.

Acontece que a realidade é muito diferente do nosso imaginário. Sempre assim foi,por isso, os Sesimbrenses, para além de votarem, devem por todos os meios disponíveis no Portugal Democrático, participar, participar, participar e sempre que possivel realizar, porque Caro Rui Vieira, há-de concordar comigo - de político todos temos um pouco!

Rui Viana disse...

Caro Anonimo das 16.41:
Se ler o meu post de 26 de Setembro verificará que eu digo precisamente isso: "Dar voz directa à população, considero obviamente um louvável exercício de democracia. Mas meus caros leitores, estão a servir-nos um embuste em bandeja dourada, ainda por cima com o nosso dinheiro."

O que me leva a "achincalhar" com este Orçamento Participativo é a relação "Verba destinada ao Orçamento / Montante dispendido em promoção do mesmo". É no minimo demagogo e no limite hipócrita.