quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A minha relação com a politica

Num post do “meu vizinho” Magra-Carta o autor Carteiro escreve o seguinte:

“Desta notícia da zona, retiro ainda a revelação (para mim, ignorante nestas e outras coisas) de que Rui Viana é membro da concelhia do PS.Agora percebo melhor a militância (real ou putativa) do blogue "Ao meu lado", facto que aplaudo pois julgo que seria saudável para a democracia local a afirmação plena de uma tal bandeira com as cores do PS, sem ambiguidades nem equívocos.”

Embora tenha escrito praticamente desde o 1º post que sou militante do Partido Socialista, apresentando-me sob pseudónimo não teria muita lógica explicar muito mais. Agora perfeitamente identificado e na sequencia desta opinião do Carteiro, decidi explicar em pormenor a todos os leitores, o tipo de envolvimento que tenho com o Partido Socialista.

Efectivamente estive ligado à política na juventude em diversas associações de estudantes, tendo-me afastado depois por dedicação absoluta à profissão. Há cerca de 3 anos, por “imposição” de um familiar ligado há muitos anos ao PS em Sesimbra, inscrevi-me como militante tendo tido o orgulho de ver a minha inscrição ser proposta pelo Amadeu Penim. Daí para cá, entrei para a Comissão Politica Concelhia, fui convidado para integrar um pseudo-secretariado que se extinguiu agora com a demissão de Alberto Gameiro e organizei o evento que trouxe a Sesimbra o ministro Vieira da Silva.
Sou também Coordenador do Departamento para as Autarquias Locais na Federação Distrital de Setúbal do PS.

Com este esclarecimento, penso que ficarão dissipadas quaisquer dúvidas acerca das minhas ideologias. Já agora aproveito para dizer que ao contrário de um comentário que li no Magra-Carta, não creio que tenha sido somente a minha carta aos militantes do PS que tenha motivado a demissão do Presidente da Concelhia.
Fico ao dispor dos leitores para esclarecer qualquer dúvida que possa ainda ficar acerca do meu envolvimento na política.
Rui Viana

20 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Rui
Quando começarem a fazer oposição ao PCP em Sesimbra avisem ok?
Quando os vereadores do PS passarem a ter opinião independente da do PCP, não precisam de avisar porque daremos por isso.
Até lá valha-nos o Bloco de Esquerda.

Socialista Sesimbrense

Anónimo disse...

até parece que ninguém sabe que é o "carteiro"...

...todos sabem que era um anterior assessor que quando mudou a câmara, foi um dos que por lá foi corrido.
Como se sentiu injustiçado (quiça?), ele e outro compincha (escriba - também ele um antigo assessor), fizeram um blog "sesimbra eventos". Mais tarde criaram o "Magra-Carta".

Enfim, para azia, nada melhor que pastilhas Rennie.

CARTEIRO disse...

Saúdo a frontalidade e a clarificação.
Mais ainda, acho útil para a democracia local que haja confronto de ideias, com lealdade e argumentos concretos.
Que o PS saiba tirar partido desta tribuna e assuma o que lhe compete.
É do vosso interesse.

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 14.18
Não entendi se foi um erro ortografico ou se pretendia sugerir que eu sou o Carteiro. Se era este o caso, informo que não sou o Carteiro.

Caro Carteiro
Obrigado pelo apoio. De facto, essa é e será sempre a minha postura na politica. Espero conseguir motivar todos os meus pares para a terem também (obviamente que me refiro aos poucos que nem sempre assim procederam).

Indya disse...

Valha-nos Deus Nosso Senhor!

O Bloco de Esquerda ? Só se for uma oposição com sabor a pastel de nata.

Isto é, se os meninos e as meninas do BE,continuarem a acreditar que são a nata do Concelho de Sesimbra.

Anónimo disse...

não me parece que tenha dito que o Carteiro era o Rui Viana...
leia lá bem o que escrevi.

ass. anónimo das 14:18

Rui Viana disse...

"Anónimo disse...
até parece que ninguém sabe que é o "carteiro"..."

Penso que lhe escapou um "m" no final do "que" o que deturpa todo o sentido da frase. Está esclarecido!

Anónimo disse...

Começo a acreditar que o ps está mais forte.
Tem gente muito capaz para voltar a ser o poder que perdeu infantilmente.
Porém deve estar alerta aos ataques mesquinhos dos comunistas locais. Sim eles ajudaram a fomentar a discórdia. Mas há males que vêm por bem. O PC bem pode crer que o ps está mais unido do que nunca.
Ao contrário do PC de Sesimbra onde já existem fissuras evidentes e abandonos quase certos. E não escondam o que não conseguem.
O barco está todo partido e a afundar-se.

Anónimo disse...

Sr. Rui
Estava-se mesmo a ver que o PS perdia as eleições quando o cabeça da lista para a CMS colocou em 2º lugar aquele a quem intitulava de "aquela besta". E foi essa pessoa que ganhou a Comissão Política. Claro que só podia dar neste descalabro.
Não entendo é que aqueles que com ele partilharam a lista estejam agora a criticá-lo podendo, em vez disso tê-lo obrigado a trabalhar.
Desculpas de mau pagador.

Rui Viana disse...

Sr. Atento
Não me vai levar a mal, mas esse assunto foi amplamente debatido em foro próprio, e não me ficaria bem falar dele em praça publica.
Quem me conhece bem, sabe a minha posição sobre esse assunto, mas por ser de foro interno, espero que compreenda que não será este o local adequado para me expressar.

Anónimo disse...

O félix anda a escrever umas coisa inteligentes. Nem parece dele.

Anónimo disse...

Sr. Rui Viana
Compreendo que não se queira expressar porque também tem culpas na inoperância do ex-secretariado da CPC. Afinal fez parte do mesmo e deixou as coisas paradas.

Rui Viana disse...

Sr. Atento
Compreendo a sua insistência nesta conversa, e os outros militantes do PS também compreendem onde quer chegar.
Para quem não é militante e não assistiu aos nossos debates, direi que não me revejo na inoperância a que o PS esteve sujeito, e mais, a única acção promovida pela concelhia do PS Sesimbra durante o ultimo ano e meio foi o evento com o ministro Vieira da Silva e fui eu que o organizei, contra várias vontades que tudo fizeram para que não acontecece.
Não ando à procura de promoção, mas o Sr. Atento "obrigou-me" a falar.

Anónimo disse...

O Vieira da Silva veio ao Sana, e estava lá uma pequena multidão.
Para cima de 10 pessoas...

Anónimo disse...

...ou menos...
E já agora, eu acho que não era o Vieira da Silva, era um sósia. Foi o Viana que contratou um actor só para se promover.

Anónimo disse...

Em Sesimbra sempre assim foi: Quando aparece alguém a querer fazer alguma coisa, logo aparecem os que andam à espera que sobre qualquer tachinho a dizer mal, a denegrir por dá cá aquela palha. Perguntas ao anónimo das 10.54: Já alguma vez organizou alguma coisa melhor? Também seria capaz de trazer cá à terra um Ministro? Tem argumentos válidos para criticar?
Então não digam mal dos poucos que se esforçam por esta terra. Pelo que sei do Rui Viana, ele nem precisa disto para comer. Se calhar não é o seu caso.

Anónimo disse...

O Partido Socialista do concelho de Sesimbra tem forçosamente de se organizar.

Esta política comuna que se vem a vanglorizar do trabalho projectado e, por consequência obrigatório a ser efectuado, pelo anterior mandato do ex-presidente Amadeu Penim tenta ter algum protagonismo.

A polupação sabe disso, não queiram enganar as pessoas auto-intitulando-se de que o mérito cabe a este executivo.

Por outro lado, há que afastar os «velhos» do costume e criar sangue novo.

Este concelho está agarrado áqueles que muito dizem saber sobre o concelho, mas que em nada inovam ou trazem ideias diferentes daquilo que já todos conhecem, tal como esses mesmos autores que sao sempre os mesmos sejam, Cristovãos, Gameiros ou Capítulos.

Já existem valores, neste concelho, com sapiência (para quem não entende, quer dizer sabedoria), para que possam ser alternativas a toda estas mentes idiotas e antiquadas em que a linha de horizonte acaba a um palmo do nariz.

Há que dar opotunidade aos novos, com respeito e admitir que têm valores e novas ideias, pois este concelho já não é o que era há 20 anos...

A isto chama-se evolução!

Eu sou socialista e penso que assim é deve ser a democracia.

As pessoas devem saber os seus limites.

Anónimo disse...

O rui viana fica bem a fazer-se passar pelos dois últimos anónimos. Não tente. Pois quem anda nisto há muito tempo já conhece como cada um escreve. Ah, e não apague. Fica-lhe mal como democrata. É que basta-me ir ao sopa e publico-o.

Rui Viana disse...

Dou aqui a minha palavra de honra que não foram escritos por mim (embora nem toda a gente saiba o que isso significa). Para além disso, existem pessoas que se revêem na minha maneira de pensar e estar (embora também haja quem não consiga perceber que há pessoas com outra maneira de estar na vida em geral e na politica em particular). Já agora este comentário foi escrito às 2.29 da manhã e a essa hora estava num local bem mais agradável do que em frente a um computador (Rói-te de inveja Santana Lopes. Tu já não podes ser visto lá!)

Já agora, aos comentadores do bem e do mal, deixo uma sugestão: Percebo que por motivos diversos não queiram dar a cara, mas podem usar um nickname como faz a Maga, por exemplo.

Anónimo disse...

Caro Rui Viana, espero que consiga mudar algo no pS de sesimbra e para isso contamos consigo e vom todos aqueles que de alguma forma estão fartos de ter de ver o PS de sesimbra fraccionado e entenda-se, não por discodarem das politicas protagonizadas, mas porque apenas discutem quem vai ser o candidato a candidato nas próximas eleições. Estes grupos de Cristovãos, capitulos e Gameiros não se preocupam com o partido

Aliás eles levam ao máximo o sentido literar da palavra Partido, ou melhor em partido deles próprios.

Foi esta uma das razões que levou o PS a perder as eleições em SSB. Quando se viram com os tachos em perigo alguns socialistas que agora se dizem preocupados com o rumo do Ps de sesimbra, fizeram uma contra-campanha vergonhosa contra o candidato do partido Amadeu Penim. Foram esses militantes que agora tanto se preocupam e escrevem cartas aos militantes os culpados da derrota o PS nas ultimas eleiçoes autárquicas. São os autores morais do descalbro em que o concelho se encontra. Em vez de escreverem cartas, deviam entregar os cartões de militantes e quiça filiarem-se no PC (neste há lugar para todos).