quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Jogo de Xadrez

Para muitos, uma das seduções da política sempre foram os jogos de bastidores, onde as pessoas são movimentadas como peças de um xadrez humano, com reis, rainhas, peões, e também os bispos.

Os bispos, essa figura obscura e poderosa na Idade Média (religiões à parte) que se movimentavam na retaguarda, mas dominavam o jogo, controlando reis e rainhas a seu bel-prazer.

Hoje como antes, continuam a haver os peões, vistos como carne para canhão; os reis, quais testas-de-ferro; e os bispos, a referida figura temerosa que tenta a todo o custo manter o controlo do jogo, tentando ditar as regras na retaguarda de forma a manter o controlo de reis e peões, de forma a manter um reinado bacoco e quiçá vazio de obra-feita.

Modernamente, há quem lhes chame “barões da politica”, mas a tradição já não é o que era, e veja-se o exemplo do PSD onde as opiniões destes barões foram dizimadas por uma nova vaga com vontade de fazer coisas também novas e diferentes, quem sabe até imprimir uma nova dinâmica ética e cívica!
Rui Viana

PS: Desculpem-me a falta de lógica objectiva deste texto, mas hoje o meu cérebro está para divagar. Ou talvez não…

4 comentários:

Rui Viana disse...

Para ser sincero, até tenho algumas duvidas que Luís Filipe Menezes venha a incrementar uma dinamica ética e civica!!!

Anónimo disse...

com o ex. 1º Ministro como toda a gente lhe chama ( ainda que não tenha sido sufragado pelo povo português) Dr.pedro santana lopes (será dr. ou licenciado??)ao lado o PSD não vai a lado nenhum.

Est nova liderança vai ser boa para mostrar aos portugueses (sobretudo a quem estiver atento ao debates parlamentares) que o PS apesar de algumas medidas menos populares continua a ser a única alternativa de governação.

E mais, nunca os Gato Fedorento vão ter tant material para poderem satirizar.

Anónimo disse...

É por causa destes joguinhos de interesses que a nossa terra está como está. Porque isto é uma pandilha, que comem todos do mesmo prato. Comunistas, socialistas e social democratas. Parecem os mosqueteiros, todos por um e um por todos.

Anónimo disse...

A mim parece-me que está a disparar flechas para o bispo da sua freguesia. Aceita apostas?