terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O distrito de Setúbal “jamais” voltará a ser o mesmo

Há meses atrás, eu referia neste blog que segundo um guru da economia, este distrito em conjunto com o de Beja e Faro se desenvolveriam mais nos próximos 30 anos que o resto do país todo junto. Esse guru era Ernâni Lopes, nem mais nem menos que o autor da parte económica do estudo apresentado pela CIP ao Presidente da Republica sobre o Aeroporto em Alcochete.

De facto, a construção do aeroporto e da futura ponte rodo-ferroviária Chelas-Barreiro trarão uma capacidade de transformação para o distrito que deve ser bem pensada e estruturada perspectivando-se um salto ímpar no desenvolvimento social e económico da região. Este desenvolvimento começará já com a oferta de emprego na área da Construção Civil e a seguir estender-se-á a todos os sectores.

Não poderemos esquecer que também a futura Plataforma Logística do Poceirão terá um papel importante nessa transformação. No futuro muitas empresas terão todo o interesse em instalar as suas produções neste nó inter-modal Europa-Atlântico onde a facilidade de expedição dos seus produtos por avião, comboio ou navio será uma mais-valia.

Obviamente que sou suspeito para fazer este comentário, mas duvido que as politicas autárquicas miserabilistas da maioria comunista que actualmente dominam este distrito estejam à altura de gerir este desenvolvimento futuro, nomeadamente na necessidade de uma atitude activa em prol da postura passiva que caracterizam as gestões comunistas actuais.

Será por isso importante que o próprio PS mude de atitude e se mostre à população como a alternativa credível para fazer face a este desafio que não dará segundas oportunidades.
Assim, pede-se aos militantes socialistas que se unam em torno de um projecto de futuro que transformará as nossas vidas e principalmente as das gerações seguintes, deixando de parte as guerrilhas e quezílias internas que têm levado a que o PS ganhe largamente as eleições legislativas no distrito, mas as perca nas autárquicas em 10 dos 13 concelhos.
Rui Viana

33 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o amigo Viana tem toda a razão.

Este desenvolvimento dá bastante jeito, assim quem é que vai detectar o impacto das Emissões resultantes da Queima de Resíduos Industriais Perigosos no meio do Parque Natural da Arrábida?

Anónimo disse...

O patinho feio do distrito, também conhecido como Sesimbra,ficará mais uma vez a anos-luz do desenvolvimento largamente prometido durante 35 anos.E com o fim da Região de Turismo da Costa Azul que, aliás, nada trouxe para cá apesar de lá termos um traidor, os fundos para turismo irão todos para a zona de Cascais, Estoril e Sintra. Quem duvida?
E ganha consistência a cada vez mais negada e cada vez mais verdadeira teoria de que turismo aqui, na ex-pérola da Costa Azul, só mesmo para os habitantes dos Bairros da Bela Vista, Pica Pau, Quinta da Princesa, Vale da Amoreira e outros do género como se tem observado nos últimos anos quer nas praias quer à noite.Não é por acaso que os políticos profissionais do concelho não são vistos, há anos, quer nas praias quer na vida noturna de Sesimbra. Alguém os viu?
A salvação, na minha modesta opinião, está na agricultura, mais propriamente nos tomates. Nos tomates negros de um gajo dos antigos que corra com esta malandragem toda que a única coisa que sabe fazer na perfeição é pavonear.

Farol do Cabo

Anónimo disse...

Nao se preocupe porque a nossa presidente,e vereadora do turismo ja pos a maquina a trabalhar,ate teem fardas novas que lindas estao as meninas, la na F.I.L...

Anónimo disse...

Anonimo disse,tem razao so la estao a mostrar as fardas novas porque nem propaganda de jeito teem sobre Sesimbra vou ali mas volto.

Anónimo disse...

Avança Viana, acaba com os Cristovãos, os Gegalotos, os Felixs, os Amadeus.
Mete sangue novo no nosso PS.
Acaba com os velhos do restelo no nosso partido...

Anónimo disse...

Avança mas com calma escolhe melitantes de geito,se nao eles fazente a cama,mete gente nova contigo,eu vou mas volto.

Anónimo disse...

Avança mas com calma escolhe melitantes de geito,se nao eles fazente a cama,mete gente nova contigo,eu vou mas volto.

Anónimo disse...

Numa altura em que todos os partidos no nosso Concelho se renovam, apresentam caras novas, enfim , se preparam para o futuro, espero que o mesmo aconteça no meu PS. Sob pena de ficarmos irremediávelmente para trás...

Anónimo disse...

Viana tem poucas penas para ser galo de uma capoeira. O PS necessita de sangue novo, de gente com ideias e não de tótós. Para tótó chegou o Amadeu.

Rui Viana disse...

Para quem ainda não leu o Jornal Nova Morada de ontem, provalvelmente não perceberá nada destes ultimos comentários.
Têm a ver com uma candidatura que um conjunto de camaradas do PS está a preparar para a Comissão Politica Concelhia e que se decidiu que seria encabeçada por mim, mas sobre este assunto vos falarei em breve e de forma mais estruturada.

Sobre o comentário do ultimo anónimo... não me merece qualquer comentário!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Viana disse...

Ao anónimo das 18.10
Lamento mas não aceito este tipo de comentário sob anonimato.

Se quiser repetir o comentário devidamente identificado e fundamentado, ele será publicado.

Se pretender "lavar roupa suja", terá de o fazer noutro local, mas cuidado, pois aqueles que pretende defender podem saír muito "mascarrados".

Anónimo disse...

Caro Rui Viana
Vá-se preparando para o pior. Os antigos senhores do PS estão dispostos a tudo para se manterem agarrados ao poder da concelhia e que lhes foi tirado pelo Gameiro e Capitulo.
Eles não olham a meios para acabar com quem lhes possa fazer frente. Especialmente se aparece alguém com dois dedos de testa e que se mexe bem no partido como parece ser o seu caso. Também tentarão fazer tudo para boicotar qualquer iniciativa que o faça brilhar no partido. Veja quantos deles estiveram no debate em que o Rui trouxe cá o ministro. Talvez nem toda a gente saiba, mas a seu tempo serão reveladas algumas manobras que esta gente fez para que o Amadeu perdesse as ultimas eleições. De qualquer forma vá em frente. O meu voto já tem garantido e estou convencido que vai ganhar esta luta, pois os militantes do PS estão fartos desta gentalha.

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 21.50
O meu muito obrigado sincero pelo apoio.
No entanto peço uma vez mais aos militantes do PS, especialmente aqueles que pretenderem apoiar a lista que vou integrar, que não entrem neste jogo de troca de "mimos". É o nosso partido que perde com isso.

Anónimo disse...

Começou bem o Rui Viana. Cravou a espada nas costas do Capitulo.
O PS necessita de melhor. De muito melhor.

Anónimo disse...

Caro Rui Viana, eu que não percebo nada de politica, tenho uma pequena dúvida; sendo o Félix Rapaz já candidato a Presidente da Câmara de Sesimbra, não devia ser ele o Presidente da Concelhia do PS?

Anónimo disse...

Vai em frente camarada calma e mar raso eu vou mas volto.

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 12.16
Tinha decidido que não voltava a publicar ou comentar intervenções com acusações anónimas, mas vou abrir a ultima excepção.

Não cravei espada nenhuma nas costas do João Capitulo, pois esta lista avançou com o conhecimento prévio dele. Aliás, continuo a ter com ele a mesma excelente relação que sempre tivemos e que tenho com todas as pessoas de bem.

Como prometi antes, falarei deste assunto mais tarde (daqui a cerca de 1 mês) com informações mais estruturadas.

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 15.48
Tenho todo o gosto em lhe esclarecer a sua dúvida:

O Félix Rapaz apenas referiu numa entrevista a um jornal que estaria disponível para ser candidato a presidente da câmara. Isto pode fazer dele um candidato a candidato, mas penso que ainda não comunicou essa disponibilidade ao partido. De qualquer forma, penso que quando o fizer, essa candidatura a candidato será bem recebida pois trata-se de um camarada que muito tem feito pelo partido. Como haverá concerteza outros candidatos, será em devida altura escolhido aquele que melhores condições tiver para vencer e assegurar um bom desempenho nesse cargo.

A constituição da Comissão Politica Concelhia bem como o seu presidente, nada têm a ver com o lugar de candidato a presidente de câmara, pelo que não deverá haver uma relação directa entre uma coisa e outra. Aliás, eu até sou de opinião que os dois cargos não devem estar na mesma pessoa, pois um dos dois vai ser mal exercido, a menos que se tenha um excelente secretariado de comissão politica que mantenha o partido vivo e activo no caso de este ter o poder na câmara.

Rui Viana disse...

Caro "eu vou mas volto"

Obrigado pelo apoio e conselho. Como sabe, pois penso que me conhece bem, eu sou por natureza uma pessoa ponderada e o calo que as curvas da vida me obrigaram a adquirir ensinaram-me a ter muita calma e usar a inteligencia na gestão de equipas de pessoas (especialmente quando muito numerosas). Aqueles que me são próximos sabem bem que estas palavras não são ditas de forma vã. Carregam um peso de experiencias boas e más que me moldaram a personalidade para sempre.
Navegaremos apenas em mar raso!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Viana disse...

Ao anónimo das 22.56
O meu critério de publicação de comentários acerca da candidatura à CPC do PS Sesimbra no MEU BLOG, é que os comentários para me fazerem oposição serão todos publicados desde que devidamente fundamentados e identificados com nome (e que seja militante, os unicos a poderem votar), tal como eu o faço.

Ao anónimo das 22.59
Não sei se a pessoa em causa lhe mentiu ou não, mas na verdade foi préviamente informado e convidado a integrar a lista. É um facto que ainda não deu resposta mas isso não quer dizer de todo que não venha a integrar esta lista de união do partido. Não vale a pena com estes comentários tentar criar fissuras na nossa relação pois elas não vão existir.

Anónimo disse...

Caríssimo Rui Viana
Li nos comentários que alguém o acusa de dar uma facada nas costas do João Capitulo e vejo que o Rui certamente por humildade ou respeito ou ambos não se defende à altura da questão.
Por várias razões, não vejo onde está a facada. O João Capitulo não é um presidente eleito pois apenas herdou o lugar por demissão do Gameiro, o que lhe dá uma legitimidade igual à de Santana Lopes enquanto primeiro-ministro.
Depois, o Rui disse numa Assembleia de Militantes em que eu estive presente, que só foi na lista do Gameiro porque era a lista onde ia o Amadeu Penim. E acrescento eu que por mera coincidência também ia nessa lista o Capitulo.
Nessa mesma Assembleia o Rui disse que tinha o orgulho de ter sido proposto para militante pelo Amadeu Penim.
Várias vezes neste blog falou da sua amizade com o Amadeu, bem como defendeu o seu trabalho enquanto Presidente de Câmara.
Pelo que sei, o retorno recente do Amadeu à actividade do partido tem muito do seu trabalho diplomático, bem como esta unidade aparente da concelhia..
Assim, não percebo onde está a facada ao João Capitulo, se está mais que visto que o Rui Viana é um homem da linhagem do Amadeu.
O João Capitulo herdou o lugar de presidente há alguns meses e ainda não vimos uma intervenção pública, uma entrevista a um jornal, nada.
Ou seja, mudou a marca do perfume mas o cheiro é o mesmo.
Por tudo isto, acho que o Rui Viana é o homem certo neste momento para mudar a face do nosso PS. Vá em frente pois os militantes anónimos estão consigo.

Rui Viana disse...

Este comentário anterior foi-me enviado por e-mail devidamente identificado, mas por razões que eu entendi e aceito, foi-me pedido o anonimato.
Obviamente, ao autor o meu muito obrigado sincero pelo apoio.

Anónimo disse...

Agora entendi. O Rui Viana é a continuação do Amadeu Penim.
Está lindo isto está.
Sem alternativa ao PS do Penim e do Viana o PS vai morrendo

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 23.53
Claro que sou tudo o que foi dito pelo anónimo das 17.20 em relação ao Amadeu.
Mas não creio que duas pessoas por serem amigas e se respeitarem tenham de actuar exactamente da mesma maneira.

Não estou a fazer nenhuma avaliação da gestão Penim, que apesar das opiniões teve o seu valor, e acima de tudo fez aquilo que mais ninguém em Sesimbra fez pelo PS: Estar à frente da CMS durante 8 anos e que poderiam ter sido 12, não fossem umas certas posturas e uns escassos 50 votos.

Sobre a candidatura da lista que integrarei e que será apresentada oportunamente, ela terá um programa e esse sim, poderá ser apoiado ou criticado. Agora, criticas gratuitas como a que faz neste momento, valem o que valem, mas dizem desde já muito sobre o tipo de oposição que algumas pessoas se preparam para fazer.

Rui Viana disse...

Já agora, decidi não aceitar mais nenhum comentário neste post sobre o assunto Candidatura à CPC por esta ainda não ter sido apresentada.

Serão bem vindos os comentários sobre o futuro do nosso distrito e concelho.

Anónimo disse...

O futuro do nosso concelho também passa por partidos fortes com pluralidade de ideias e clareza na acção. Para isso a qualificação dos orgãos partidários bem como a dos seus representantes nos organismos do estado é fundamental. A mediania e a mediocridade devem ser afastadas. Mais do mesmo não. Já chega!

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo com as palavras do anónimo das 16.35.
As ideias e conduta que o Rui Viana tem apresentado neste blog deixa-nos algumas luzes de esperança que possa vir a ser uma pedrada no charco de marasmo que tem sido este PS. Tenho receio que a força de vontade dele não seja suficiente para vencer o status quo. De qualquer forma será preciso que os militantes vejam o surgimento da lista que ele anunciou no Nova Morada como uma oportunidade para mudar a actual atitude deste partido.
Esperemos então pela dita apresentação para perceber se é apenas mais uma candidatura ou se trará algo de novo.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Viana disse...

Removi os dois ultimos comentários (incluindo o meu) por achar que em nada contribuiam para os assuntos em discussão.