domingo, 9 de novembro de 2008

Futurologia

Um familiar meu diz que eu tenho que me dedicar à futurologia e de facto ao reler alguns textos de há um ano atrás, eu próprio acredito que nesta fase de crise profunda pode ser uma alternativa rentável. No entanto penso que estas previsões acertadas se devem mais ao facto de estudar e estar atento ao mundo que me rodeia.
Sobre este texto de 3 de Janeiro, penso que acertei em tudo (incluindo o facto de a CDU já ter proposto para 2009 a descida do IMI em Sesimbra) excepto nas previsões sobre o comportamento do PS Sesimbra onde admito que as minhas esperanças falharam redondamente. Acho que vale a pena reler:


"Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008

O que eu espero do ano 2008

Para este ano de 2008 espero um ano de transição entre a recessão e a demagogia.

Este será um ano em que as taxas de juro do BCE continuarão a subir, com os consequentes reflexos nos créditos à habitação.
Este será um ano em que o petróleo continuará a subir fruto da instabilidade económica e política a nível mundial, com as consequentes implicações nos transportes, na transformação de matéria prima, etc.
Este será um ano em que o desemprego continuará a subir, quer pela recessão económica das empresas, quer pelo fecho de muitas delas, quer pela debandada de muitas delas para os países de leste.
Portanto perspectivo a consequente subida da taxa de inflação e demais consequências daí oriundas.

No entanto quando se aproximar o final deste ano tudo vai mudar. 2009 é ano de eleições legislativas, europeias e autárquicas e portanto o orçamento de estado vai prever descida de impostos, descida do défice, diminuição do crescimento da taxa de desemprego (que é uma forma política de ver vantagens nas desgraças), etc.

Ao nível local, não será diferente e vamos assistir ao executivo comunista seguir as propostas que fiz neste blog para este ano, nomeadamente a descida do IMI. Vão aparecer pequenas obras emblemáticas para inaugurar antes de Setembro de 2009. Enfim, tudo normal!

Para o PS Sesimbra, espero que neste novo ano seja mais interventivo e dinâmico, mais presente junto da imprensa, mais interactivo com os militantes e a população, enfim, um partido mais adequado à política do séc. XXI.

Peço desculpa aos leitores pelo meu lado pessimista (ou realista) mas só na certeza de que teremos que fazer mais e melhor por este concelho e por este país, conseguiremos alcançar uma melhor qualidade de vida para o nosso futuro. Agora passemos das palavras aos actos...
Rui Viana
"

46 comentários:

Anónimo disse...

No caso do petroleo prever a subida era fácil mas não previu a descida.

Anónimo disse...

Só ainda não adivinhou que toda esta ambição que o move é ser um dia candidato à Câmara...
É pena que as pessoas para quererem ser candidatos a alguma coisa, tem primeiro que nada aparecer uns anitos antes (não cair de parquedas) e trabalhar em prol de algo, não só criticar o que de bom e de mal é feito... fora ser um desconhecido para a maioria dos Sesimbrenses e se trabalhasse um pouco mais em prol da "sua" terra em vez de criticar talvez um dia chegue lá.....

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 17.34

Permita-me dizer-lhe (e fica escrito para a posteridade) que está enganado em duas coisas:

- Sempre que critico, e sempre que possível, apresento alternativas no que sou um caso raro entre os comentadores de blogs de Sesimbra (já não falando também da raridade ou quase exclusividade em dar a cara).

- Embora tenha ambições para o meu futuro, elas não passam por ser Presidente da Câmara. Direi mesmo que se estivesse em condições de ser candidato, quase garantidamente o recusaria.

Como vê, deixo aqui por escrito que está enganado na sua análise. Sei que é isso que amedronta muitos dos Socialistas desta terra, mas nunca foi minha pretensão roubar-lhes o lugar na fila para esse lugar.

Não sei se será o seu caso, mas mesmo que não seja, sei que este comentário será lido por algumas pessoas que estavam preocupadas com isso. Por isso pode acreditar (não porque o sugeriu) que tudo farei para ajudar este concelho a ter uma melhor qualidade de vida, sem que para isso tenha de ser Presidente de Câmara

Anónimo disse...

3 perguntas de um Socialista preocupado:

O que é que o Rui acha, de o candidato à Câmara pelo PS ser o Cristóvão Rodrigues?

Quais a possibilidades de uma coligação vitoriosa com o PSD, visto que com o BE não daria para ganhar?

Está disponivel para colaborar com o nosso partido, mesmo que a expectativa de vitória do PS seja reduzida a curto prazo?

Socialista Preocupado

Rui Viana disse...

É com todo o gosto que respondo ás suas questões bastante pertinentes.

1- Acho que o Cristóvão seria um bom candidato como o seria também o Américo Gegaloto cuja possivel candidatura tanto se tem falado em blogs.

2- Sobre as possibilidades e virtudes dessa coligação, confesso que já as discuti em foro próprio e não vou dar a minha opinião em publico de momento (embora ela esteja perfeitamente definida na minha cabeça).

3- Eu sempre estive disponivel para colaborar com o meu partido desde o dia em que me fiz militante. Hoje não será excepção. Convém não esquecer que eu aceitei integrar uma lista de unidade para a Comissão Politica após a minha decisão de não me candidatar a Presidente da Comissão Politica por achar que não estavam reunidos os consensos minimos, e que depois de ter entregue a minha ficha de aceitação ao Cristóvão (a seu pedido) bem como as fichas de alguns camaradas que estavam incondicionalmente comigo nessa candidatura, me foi comunicado pelo mesmo, 2 ou 3 dias antes de terminar o prazo para entrega das listas, que "algumas" pessoas não me queriam na lista e portanto eu não poderia ir nessa lista. Claro que apesar desse episódio, continuo a ser militante do PS, e consequentemente, sempre disponivel para ajudar o meu partido em tudo aquilo que de mim precisar.

Anónimo disse...

Será a isto que se chama uma resposta POLITICAMENTE correcta?

Anónimo disse...

Amigo Rui Viana, gosto muito da forma ponderada como reflecte sobre os assuntos do PS. Sou simpatizante do PS, e tendo 2ª habitação em Sesimbra, passo agora mais tempo cá do que em Lisboa. Pelo que leio e vejo, e em conversas com amigos meus da Cotovia, não é muito normal que o PS não tente uma coligação com o PSD, que seguramente seria muito proveitosa para o nosso partido, e desalojaria o PCP do poder. Pelo que me é dado observar, existem pessoas no PSD em Sesimbra com alguma categoria, para se pensar neste projecto com alguma viabilidade. Em vez disso é o PCP que tira partido duma pseudo coligação com o PSD. O que é que PCP e PSD ganham com isto, e que interesses é que estão em jogo, é a pergunta que lhe faço?

Cotovia Sempre

Rui Viana disse...

Em 1º lugar, muito obrigado pelas palavras simpáticas que me dirige.

Sobre a possibilidade de uma coligação a nivel concelhio, como disse num comentário anterior tenho uma ideia perfeitamente definida sobre a matéria, mas se não me levar a mal não a vou revelar publicamente. E não o faço porque não tendo qualquer cargo na estrutura do PS não devo revelar uma ideia que é pessoal e que é estruturada e sustentada em contactos pessoais.

Penso que não existe qualquer contacto entre PS e PSD ao nivel concelhio, e penso também que o facto de o mais que provavel candidato pelo PS se insurgir sucessivas vezes publicamente contra o lider do PSD Sesimbra também não facilitará a abertura das portas a uma coligação.

De qualquer forma, acho que é demasiado tarde para começar qualquer estratégia com vista à obtenção da vitória em 2009. Enquanto os "politicos" se limitarem a trabalhar para eleições apenas uns meses antes das eleições autarquicas, teremos sempre um país sub-desenvolvido que funciona por impulsos ao sabor das crises, e que não alcançará um desenvolvimento realmente estruturado e sustentado que alguns apregoam no papel mas que nada fazem para o realizar.

De qualquer forma, e respondendo directamente à sua questão, penso que se o PSD estivesse no poder da Câmara Municipal de Sesimbra, as politicas base não seriam muito diferentes daquelas que o executivo de Augusto Polvora tem seguido, ou seja, se os comunistas têm tido uma gestão do tipo centro-direita (salvo rarissimas excepções) é natural que sejam apoiados pelo PSD.

Anónimo disse...

No passado não muito distante algumas mentes iluminadas do nosso concelho aventuraram-se numa coligação PS/PSD para os orgãos autárquicos locais.Estão lembrados no que deu? Caros amigos, o PS em Sesimbra é de centro-esquerda e não de direita.Já ganhou por 2 vêzes a Câmara e estou certo que outras vitórias hão-de chegar.

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 11.23

Não discordo no seu todo daquilo que afirma, no entanto os partidos para além da sua orientação doutrinal são constituidos por pessoas que felizmente vão rodando, e se isto é uma verdade ao nivel nacional, ao nivel local isso torna-se ainda mais evidente.
Veja-se por exemplos as actuações do PCP de Esequiel Lino e de Augusto Polvora, ou esse PS da coligação e o PS de Amadeu Penim.

Também as pessoas, quer do PS quer do PSD, têm rodado nas direcções destes dois partidos e consequentemente a postura e a capacidade de fazer boas ou más politicas tem mudado ciclicamente.

Ou seja, aquilo que foi verdade ontem, não tem de o ser hoje, e é muito improvavel amanhã, de modo que não me parece que seja por esse motivo que uma coligação PS / PSD poderia ser boa ou má opção. Existem muitos outros motivos como pró e contra, mas como disse no comentário anterior, a mim parece-me demasiado tarde para colocar estratégias vencedoras no terreno.

Anónimo disse...

A mente iluminada de que fala o anónimo das 11:23 em tom depreciativo, foi na altura o nosso camarada Eng. Carlos Lopes, que não me parece ser burro de todo...

Anónimo disse...

Com um PS credível à mais tempo, como o que estamos a construir agora e com os orgãos do partido a funcionar, e com outra capacidade destes actuais dirigentes, tavez fosse possível a tal coligação vencedora com o PSD.
Os nossos camaradas que estão à frente do partido, talvez já não consigam ir a tempo de tornar possível essa solução...

Anónimo disse...

ao anonimo das 20.23

então mas os seus camaradas que estão à frente do partido não estão lá já há uns 9 meses? Então e já se viu alguma coisa feita?
O amigo não mande areia para os olhos dos outros. Só não vê quem é cego ou quem não quer ver.

Anónimo disse...

Rua com os comunistas, nem que para isso seja preciso uma aliança com o PSD...

Anónimo disse...

Acho muito bem que nós Socialistas andemos para aqui entretidos a discutir coligações com o PSD, que pessoalmente até concordo, mas acham que o PSD se quer coligar connosco, tenho dúvidas.
Apesar de tudo, se houve altura em que essa coligação fazia sentido era agora, até porque as lideranças do nosso partido e do PSD, têm tudo para se entender.

Anónimo disse...

O psd no concelho de Sesimbra é residual não conta para o resultado final nas autárquicas.

Anónimo disse...

É muito divertido ver a rapaziada socialista aos beijinhos ao PSD, como se estes tivessem para os aturar.
Era um grande erro, o PSD ter tentações de uma coligação com o PS, depois de no mandato actual ter colaborado com o nosso executivo, onde ganhou grande credibilidade.
Quem quer estar com o executivo Comunista, não pode piscar o olho ao PS.

Maquiavel Vermelho

Anónimo disse...

Se bem me lembro, acho que o Sr. Rui Viana fez parte do anterior Secretariado da Comissão Politica Concelhia de Sesimbra, orgão esse que exerceu funções durante dois anos...!!!
Qual foi o trabalho feito por esse secretariado?
Que credibilidade é que esse Secretariado conseguiu dar ao PS de Sesimbra?
Quais as suas estratégias políticas?
Quantas Convenções Autárquicas fizeram?
Quantas vezes foram junto dos militantes ilucidá-los acerca das politicas que eram desenvolvidas na Câmara pelos Vereadores PS?
Alguma vez abriram o PS para a população (nem para os militantes)?

Tudo isto foi ZERO num mandato no qual era o SR. era membro!!!

Qual a moral para criticar quem quer que seja dentro do PS?

Rui Viana disse...

Em resposta ao anónimo (sempre anónimo) das 18.24

Sobre a moral tenho toda, porque conforme sabe e finge não saber, apesar de ter feito parte do pseudo-secretariado de Alberto Gameiro, fui dos poucos senão o único a mostrar abertamente o desacordo com a politica ou a ausência dela levada a cabo pelo mesmo. Como sabe, também foi muito provavelmente por causa de uma carta que dirigi aos militantes demonstrando o meu desagrado, quer com a postura do camarada Alberto Gameiro, quer com as posturas da maioria dos elementos que hoje ocupam a direcção do PS Sesimbra, que aquele se demitiu da sua posição de Presidente da CPC. Como deve saber também, foi também por minha sugestão ao João Capitulo (não obstante ele pensar o mesmo) que o secretariado seguinte incluiu alguns dos membros da actual direcção para que houvesse dualidade nas sensibilidades representadas naquele secretariado. Como deve saber, foi nesses magros meses que o PS reapareceu em oposição ao executivo comunista, quer na questão da gestão dos recursos aquíferos, quer na imposição de descida do IMI. Não poderei esquecer que durante esse curto mandato do João Capitulo tudo foi feito para anular a sua actividade, nomeadamente numa 2ª parte de uma CPC em que os elementos da actual direcção não apareceram para que não havendo quórum, a mesma não se realizasse.

Depois vieram as eleições para a CPC, já lá vão cerca de 9 meses e o PS voltou a desaparecer. De facto realizou-se há dias uma Convenção Autárquica como determinam os Estatutos, mas sobre aquilo que lá vi e como já disse num comentário anterior, comentarei em sede própria e não em publico.

Terminarei concordando que de facto Alberto Gameiro não apresentou qualquer estratégia política, mas pergunto: Então e esta direcção, a menos de um ano de eleições autárquicas, já apresentou alguma estratégia politica? É que eu enquanto eleitor, simpatizante e ainda militante do PS ainda não dei por nada!

Aproveito para acrescentar que tenho todo o gosto em discutir estas questões consigo, aqui no meu blog, mas continuo a achar que seria muito melhor fazê-lo em sede própria, ou seja, o PS só tem a perder com comentários como aquele que deixou aqui.

Anónimo disse...

Voltando à politica, qual é que no entender do Rui Viana deveria ser a politica de alianças para viabilizar um executivo, depois das eleições de 2009?
Qual é a avaliação que faz dos outros partidos politicos em Sesimbra?
Não querendo influenciar a sua resposta, a mim parece-me que de uma forma ou de outra, todos parecem saber o que querem.

Quintacondense

Anónimo disse...

Claro que todos sabem o que querem: TAXO

Anónimo disse...

Não deixe que o calem Rui Viana.

Rui Viana disse...

Peço desculpa aos leitores habituais deste blog por vos ter "abandonado" durante os ultimos dias, mas com a entrada na recta final do evento que estive a organizar, estive completamente absorvido. Como tinha uma equipa demasiado pequena e o evento tomou dimensões nacionais, tive que me desmultiplicar em muitos e o "Ao meu lado..." teve de ficar para trás. A partir de amanhã prometo voltar a dispensar-vos a atenção que me merecem.

Para quem não esteve ao corrente deste evento ou não viu na televisão, e se tiver curiosidade de ver como foi, ficam aqui os links:

www.60anosporsche.blogspot.com

http://br.youtube.com/watch?v=w4PIAW5nt44

Anónimo disse...

Caro Rui Viana
Depois de me aperceber do impacto que esta concentração teve a nivel nacional não posso deixar de lhe dar os parabéns e ainda acrescentar que é um orgulho para todos os sesimbrenses ter um conterranio que organiza provas com esta importancia.

De um também fanático Porsche

Rui Viana disse...

Ao Quintacondense das 8.39
Também concordo consigo. Todos sabem aquilo que querem. Eu é que ainda não percebi o que eles querem, se sabem de onde vêm e para onde querem ir, ou (ainda mais grave) limitam-se a andar ao sabor do vento. Isto para não caír na critica fácil do anónimo das 9.20, mas que provavelmente é a análise nua e crua que mais se aproxima da realidade.

Rui Viana disse...

Ao fanático Porsche das 23.09

De facto foi um desafio de risco que atingiu proporções que nunca imaginei, mas que serviu para provar a mim mesmo que sou capaz!

Obrigado pelas suas palavras simpáticas.

Anónimo disse...

Não lhe fica bem sr. Rui Viana, só porque não conseguiu liderar o PS, como pretendia, considerar que os que democraticamente não lhe ampararam golpes só querem taxos.
É mesmo muito feio, e só revela o seu caracter...

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 22.43

Se o seu "caracter" lhe permitisse ler o meu blog com transparencia, verificaria que a troca de comentários entre mim e o Quintacondense se referia aos outros partidos, onde por exclusão de partes não se falava do PS. Mas claro que só enfia a carapuça quem quer.

Já agora sempre poderia explicar onde está o "golpe" e onde está o "democráticamente". É que eu também posso explicar publicamente sobre umas manobras de bastidores que foram feitas nas minhas costas pensando que eu não as descobria. Enfim, coisas feitas "democráticamente"!!!

Anónimo disse...

Depois desta conversa toda, é revelador que só um socialista é que enfiou a carapuça da conversa dos taxos.
Os leitores do Blogge que tirem conclusões.

Anónimo disse...

Camarada Rui Viana, reveja os seus conhecimentos de pontuação, e retire o acento no democráticamente.
Esta lição ainda é de borla...

Muita Paciência da Achada

Anónimo disse...

Bem metida Rui Viana. Cada vez simpatizo mais consigo.

Rui Viana disse...

Caro Muita Paciência da Achada

Muito obrigado pela correcção. Eu gosto de receber criticas (construtivas) pois só assim podemos corrigir os nossos erros e podemos evoluir (se é que me faço entender!).

Anónimo disse...

Sr. Rui Viana
perdoe-me a correcção mas então o senhor diz que a camara baixou o IMI?
Por acaso sabe o porquê?
Ainda acredita na propaganda da camara?
Olhe que não é bem assim. Olhe que não.
A tal baixa do IMI que os nossos autarcas tanto apregoam foi imposta pelo Governo. Sim o Governo obrigou a camara de Sesimbra e todas as outras que cobravam o IMI máximo a baixá-lo.
O curioso é que Sesimbra continua a cobra-nos a TAXA MÀXIMA.
Sim, a TAXA MÀXIMA porra.
E dizem-se comunistas, amigos dos pobres, dos desfavorecidos, contra o capitalismo e tal e tal...
Mentiroso sou eu.

Rui Viana disse...

Definitivamente algo está errado com a nossa democracia concelhia.

Então eu lanço a piada de que a CMS baixou o IMI, com base na publicidade da CDU (vulgo Boletim Municipal), com o gozo de que eles apenas fizeram aquilo que eu sugeri publicamente um ano antes e que previ uns meses mais tarde que seria feito este ano, e a reacção de oposição aparece feita por um anónimo?

Então os partidos de oposição deste concelho (e que bem sabemos que lêem este e todos os outros blogs do concelho) nada dizem e é de um anónimo que aparece um rasgo de oposição ao executivo concelhio?

Assim sugiro para as próximas autarquicas:
VOTA ANÓNIMO! VOTA ANÓNIMO! JÁ GANHOU! JÁ GANHOU!

Anónimo disse...

Em vez de vires para o blogge lavar roupa suja, porque é que não fazes essas observações no seio do partido.
Essas lamentações de que o Viana é um coitadinho, que queriam fazer as coisas nas costas dele, que os actuais dirigentes lhe deram facadas nas costas, são todos uns malandros, já não pega.
A paciência está a acabar...

Rui Viana disse...

Meu caro anónimo (sempre anónimos) das 9.04

Em resposta ponto a ponto ao seu comentário, lhe direi que terei todo o gosto em fazer estas observações no seio do partido. Para isso será necessário duas coisas:
1- Que hajam reuniões no partido para as poder fazer.
2- Que os anónimos que aqui deixam comentários aos quais eu respondo, lá estejam a fazer os mesmo comentários para eu poder responder em sede própria como tantas vezes aqui costumo dizer.

Eu náo disse que queriam fazer nas minhas costas. Eu disse que FIZERAM nas minhas costas. Não sei se está a ver a diferença. E pode ficar descansado que não sou coitadinho por causa disso, nem pretendo que tenham pena de mim. Muito pelo contrário, no futuro darei graças a Deus por me terem afastado dessa lista "de unidade" (?).

Também compreendo que a sua paciencia esteja a acabar. É "lixado" quando não conseguimos controlar todas as vozes e opiniões, e ainda por cima quando não conseguimos ser competentes para estar a salvo de criticas devidamente comprovadas.

Veja este comentário como uma critica construtiva e uma oportunidade para refletirem se estarão no bom caminho com essa politica de separatismo interno.

Anónimo disse...

Não percebo porque é que o nosso partido não monta uma estratégia de alianças, que permita desde já desalojar o PCP do poder.
Seja com quem for, mas preferencialmente com o PSD, que nos daria garantias de sucesso e com o qual temos eventualmente mais afinidades.

Será que isto é assim tão complicado?

Será que não queremos desalojar os comunistas do poder?

Será que ninguém se quer coligar connosco?

Será que com estes dirigentes, teremos credibilidade para arranjar um parceiro de coligação?

São algumas perguntas que deixo para reflexão, e para as quais gostaria que o Rui Viana respondesse.

Rui Viana disse...

Tenho todo o gosto em responder às suas questões, tendo presente que isto é apenas uma opinião pessoal sem qualquer conhecimento sobre a opinião da direcção do PS Sesimbra:

"Será que isto é assim tão complicado?"
- Honestamente, acho que é.

"Será que não queremos desalojar os comunistas do poder?"
- Ainda não consegui perceber, mas começo a achar que não.

"Será que ninguém se quer coligar connosco?"
- Neste momento, parece-me que não.

"Será que com estes dirigentes, teremos credibilidade para arranjar um parceiro de coligação?"
- Esta pergunta acaba por se interligar com a anterior.

Obviamente e como disse antes, isto é apenas a minha opinião e vale o que vale. Talvez um dia, numa outra realidade, com uma outra equipa (e tenha presente que não estou a falar da boca para fora, e que antes de fazer estas intervenções de opinião me preparo devidamente para não correr o risco de ser contradito com argumentos válidos e "tabelas").

Anónimo disse...

Segundo Américo Gegaloto, ficámos hoje a saber no Nova Morada que a CDU de Augusto Pólvora e o PS de José Socrates estão de parabéns por trabalharem muito bem em equipa pois conseguiram para Sesimbra uma série de mais-valias nomeadamente na area da educação.
Por este andar ainda vamos ver a concorrer pela CDU, para além dos 3 vereadores socialistas também o lider da bancada municipal do PS.

Anónimo disse...

Andas a pisar o risco, ai andas andas...

Rui Viana disse...

Sobre este comentário anterior e que levou a uma reacção intempestiva da minha parte (que já apaguei), fui contactado pessoalmente pelo anónimo em causa tendo ficado esclarecido que a intenção do comentário foi mal esclarecida por ter sido escrita á pressa e portanto mal interpretado por mim (e muito provavelmente pelos outros leitores). Assim sendo, está esclarecido!

Rui Viana disse...

Aproveito este espaço para pedir desculpa publicamente à familia do José Carlos Ezequiel por não ter comparecido à justa homenagem que lhe foi feita ontem, devido a uma questão profissional. A crise obriga a que já nem ao Domingo possa "fechar a porta".

Anónimo disse...

A blogosfera de Sesimbra vai de mal a pior.
Tirando o seu Blog, que aborda seriamente as questões, tudo o resto, ou quase tudo, é um lavar de roupa suja sem interesse nenhum.
É pena, que o Rui Viana não meta regularmente mais assuntos à discussão.

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 16.17

Muito obrigado pela simpatia do seu comentário.

De facto, há dias que tenho um texto feito e tenho hesitado em o publicar porque o facto de ser militante do PS coloca-me entre a espada e a parede. Por um lado, apetece-me enquanto homem livre dizer aquilo que penso. Por outro, quando aceitei aderir ao PS, aceitei também algumas regras morais e éticas que me obrigam a não dizer de forma aberta aquilo que penso de certos comportamentos, sabendo que isso possa prejudicar publicamente a imagem do meu partido. Ainda pelo meio, não quero ser o Manuel Alegre de Sesimbra (até porque não me revejo nas posturas dele) e também não quero ser alvo de acusações ou motivo de desculpas para eventuais insucessos futuros.

Claro que para ser honesto e face à actual conjuntura concelhia, as unicas palavras possiveis seriam para a actuação da CMS e do nosso governo que em conjunto (tal como dizia um anónimo há uns comentários atrás) estão a fazer um trabalho bem feito ao encaixar no ambito do QREN 2007/2013 uma série de projectos estruturantes para o nosso concelho.

Gostaria de eu próprio poder fazer alguma oposição construtiva ao executivo comunista mas o facto de estar afastado dos orgãos do meu partido e estar do lado de cá de uma cortina de silencio que separa os militantes e simpatizantes, dos orgãos do partido, não me permitem fazer qualquer comentário elucidado sobre algumas asneiras que este executivo vai cometendo entre as poucas bem feitas (como estes projectos do QREN), nomeadamente o aumento do endividamento da CMS para os próximos anos, face ao aumento da crise sócio-económica que se espera para o próximo ano e consequentemente para os seguintes.

Anónimo disse...

Caro Rui Viana, as opiniões construtivas servem para o PS melhorar.
É importante ouvir todas as sensibilidades.
PS/BE poderiam criar uma verdadeira alternativa a PCP/PSD?

Rui Viana disse...

Honestamente não sou muito apologista de coligações "oportunistas", ou seja, que tenham como objectivo unico o assalto ao poder.
Penso que entre PS e BE não existem filosofias ou doutrinas em comum. Mesmo ao nivel concelhio, as filosofias base de actuação dos dois partidos têm muito pouco em comum.

Seria muito mais lógica uma coligação CDU-Sesimbra / PSD que têm mantido uma lógica de actuação em tudo semelhante, ou seja dentro da optica do neo-liberalismo.