terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cadilhe – “O tiro saiu pela culatra”

Todos temos a noção de que todos os bancos em Portugal, sem excepção, têm fugas de capitais para offshores. Todos temos a noção que o Banco de Portugal tem evitado mexer muito no assunto para evitar danos maiores, como a descredibilização do sistema bancário junto dos pequenos e médios depositantes, o que levaria ao afundamento compulsivo de todos os Bancos.

No entanto no BPN temos um administrador que qual justiceiro do povo, decide anunciar a possível venda do Banco na internet. Temos um administrador que perante as investigações da PJ, decide chamar a imprensa para fazer muito alarido da situação.

Todos sabemos que os negócios de grandes empresas financeiras não se fazem na Internet. Todos sabemos que qualquer administrador tenta esconder dentro da medida do possível qualquer investigação judicial.

Na minha opinião, Miguel Cadilhe tinha como objectivo baixar substancialmente o valor do Banco em bolsa, para de seguida alguém das suas relações poder comprar o máximo possível de participação. Mesmo que o valor em bolsa baixe muito, os activos mantêm-se lá e portanto numa lógica de investimento a longo prazo, é uma jogada válida.

Só que o governo furou-lhe os planos e nacionalizou o Banco, coisa que nunca lhe passou pela cabeça. Agora vemo-lo a “espernear” contra o governo porque lhe “saiu o tiro pela culatra”.
Rui Viana
Nota jurídica: Este é apenas um artigo de opinião pessoal, e não um artigo de jornalismo.

1 comentário:

Rui Viana disse...

BINGO!!! Com base nas ultimas declarações de Miguel Cadilhe (durante o dia de hoje) veio confirmar-se rigorosamente aquilo que eu afirmei ontem à noite.

Fazia parte do seu plano de reestruturação a injecção de capital pelos accionistas. Esqueceu-se de dizer isso antes da nacionalização!