quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O futuro turistico do distrito de Setubal

Há cerca de um ano e meio atrás, eu escrevia neste blog o seguinte texto:
.
"O futuro turístico do distrito de Setúbal
Na minha óptica, o distrito de Setúbal tem todo o potencial para fazer coexistir com a industria que se perspectiva, um turismo de topo, abdicando da quantidade em prol da qualidade.A sul do Sado, as coisas começam a estar encaminhadas, quer em Tróia, quer na Comporta, quer alguns outros projectos já aprovados e em fase de arranque.Na Península de Setúbal, o arco ribeirinho tem alguns pontos com capacidade para um tipo de turismo semi-rural especialmente na zona de Alcochete. A Costa da Caparica poderá melhorar, mas dificilmente se livrará do turismo de massas (inclusivamente será necessário manter um espaço com essas características). O Portinho da Arrábida poderá explorar um tipo de turismo de altíssima qualidade e muito restrito, mas também não se poderá desenvolver muito, pois está numa zona cheia de restrições ambientais. Por fim, o concelho de Sesimbra poderá desenvolver e melhorar o conceito que já explora na vila, o turismo de qualidade média-alta. No entanto falta desenvolver a zona Meco / Lagoa de Albufeira com um potencial imenso e ainda muito mal explorado. Eu diria mesmo que é premente legislar e controlar, pois a Aldeia do Meco está a entrar por um caminho do tipo Algarve no seu pior. È por aqui que o concelho deve desenvolver o seu turismo de qualidade, sendo ambicioso e decidido no alcance desse objectivo.Confesso não ter conhecimentos de como o concelho se pode substituir ao Turismo da Costa Azul, que a menos que haja uma revolução interna, dificilmente aquele organismo fará melhor do que fez até hoje. Numa primeira fase, é urgente actuar e organizar uma grande discussão pública sobre o caminho a seguir, recorrendo a especialistas sobre o assunto. Cá estaremos disponíveis para aprender e ajudar.
Rui Viana"
.
Até agora nada foi discutido de forma publica sobre este assunto no concelho de Sesimbra. Nós cidadãos anónimos nada sabemos sobre o que se discute na Turiforum, na CMS, ou nos partidos com representação em Sesimbra. Seria importante refletir porque razão não se discute isto com a população.
Rui Viana

44 comentários:

Anónimo disse...

Parece que o PS vai fazer um debate publico sobre estratégia e turismo, mas o caro Rui Viana já devia saber disso quando escreveu este post, ou não?

Rui Viana disse...

Bem, quando o escrevi há um ano e meio atrás não sabia. Mas fico feliz que o PS finalmente debata publicamente um assunto que puxei há tanto tempo!

Rui Viana disse...

Fico ainda mais feliz, apesar da demora em aparecer ao eleitorado, que seja o partido onde milito a tomar a iniciativa de discutir este assunto publicamente. Espero que seja um debate participado e acima de tudo produtivo para o nosso futuro enquanto cidadãos desta terra.

Anónimo disse...

Rui Viana o que é que pensa do grande avanço que a Câmara está a dar no saneamento básico na Freguesia do Castelo?

Rui Viana disse...

Penso que foi "A OBRA" dos 8 anos de mandato de Amadeu Penim e que agora é só dar continuidade.

Se olharmos para trás teremos de dividir a existencia deste concelho em três grandes periodos:
- Antes de Amadeu Penim
- Durante Amadeu Penim
- Depois de Amadeu Penim

No antes, tinhamos a idade média deste concelho, sem esgotos, com sucessivas faltas de água durante o verão, etc.

No durante, temos o inicio do desenvolvimento do saneamento básico, temos o fim dos problemas no abastecimento de água, etc.

Deste mandato, teremos a continuidade do trabalho de Amadeu Penim, a entrega dos recursos aquiferos a entidades cuja eficiencia será uma incógnita, o aumento da divida da CMS, e claro, as festas e festarolas!

Ah! Que injustiça! Estava a esquecer-me do magnifico "Orçamento Participativo"!!!

Anónimo disse...

Caro Rui,
O Amadeu também deu continuidade a projectos do anterior executivo, também fez muitas festas e festarolas, inclusive criou algumas novas. Quem tem telhados de vidro não atira pedras para o ar. E por falar em injustiça, foi o que não houve não existiu na votação dos sesimbrenses, nem vai haver na próxima ganhe quem ganhar.
Já percebi que a ingenuidade do Rui, o leva a falar muito sem conhecimento de causa, e talvez por isso não é levado tão a sério no seu partido como desejava.Seja mais humilde e aprenda a "compreender" porque os mais velhos tomam determinadas decisões/opções.

Anónimo disse...

Só faltou referir a mata de sesimbra, Sr. Rui Viana!
Foi no periodo "durante" e consolidado no periodo "depois".
Mas o PS, parece que se quer "esquecer" disso...

Rui Viana disse...

Ao anónimo ads 12.44
Sobre as suas análises acerca de mim que me classificam de ingénuo, sem conhecimento, pouco humilde, e precisar de aprender a "compreender", elas são suas e por isso respeituas como respeito todos.
Apercebendo-me que é Comunista por simpatia, militancia ou convicção, lembro-lhe que também eu socialista convicto, tal como vós, posso ter uma "compreenção" selectiva, mas claro que pode continuar a achar-me ingénuo!

Rui Viana disse...

Ao anónimo das 13.17

Permita-me dizer-lhe que etá completamente errado. A "Mata" começou a ser "cozinhada" no "antes". De facto foi ainda no periodo de Esequiel Lino que foi estudado o PDM e foi aí que foi feito um PDM à medida da "Mata".

De qualquer forma, se se recorda das trocas de opiniões tidas neste blog há um ano atrás, o PS não tem uma posição muito clara sobre este assunto, e eu sou a favor da "Mata" se ela for realizada rigorosamente como está no papel. Ao contrário do que alguns pretendem fazer crer publicamente, aquilo será bom para o concelho. E tenha em consideração que eu não tenho nenhum interesse directo naquela urbanização.

Infelizmente, dada a conjuntura actual a nivel mundial, eu tenho sérias duvidas que a "Mata" avance conforme está no papel. O empreendedor não vai investir nas contrapartidas que seriam feitas de entrada, quando a rentabilidade das vendas está e estará nos próximos anos tão incerta.

É apenas a minha modesta opinião, claro.

Anónimo disse...

A publicação do PDM é do periodo "durante".

Anónimo disse...

Modesta opinião, mas certa! Certíssima! Nada daquilo que está no papel vai ser cumprido!

Rui Viana disse...

Ao anónimo das 19.12
Aqui está um exemplo prático de como a "compreensão" pode ser selectiva.

Eu apenas disse que o PDM foi "cozinhado" no periodo do antes. O meu caro apenas disse que foi publicado no "durante"

Ambos falámos verdade, e ambos dissemos apenas aquilo que nos convinha na circunstancia.

Só que eu, sou apenas um cidadão comum sem responsabilidades politicas. O caro anónimo não sei, mas imaginemos que também.

No entanto, isto é aquilo que os politicos profissionais fazem todos os dias connosco. Só dizem os que lhes convém e deturpam as verdades a seu belo prazer.

A imprensa faz rigorosamente o mesmo. Ainda hoje, ao falar com uma pessoa amiga, vim a saber que uma grande reportagem que uma televisão fez sobre o sistema de comunicações de segurança que punha vários governos em causa, afinal era tudo deturpado pelos jornalistas para ceder aos interesse corporativos de uma multinacional.

Anónimo disse...

O PDM, foi publicado no dia 4 de Fevereiro de 1998 um mês após o PS estar à frente da Câmara.O "Pai" deste instrumento de gestão do território como toda a gente sabe é o Arqtº.Pólvora.Vamos aguardar pela revisão para ver se ele a faz em baixa ou se mantém tal qual como está.

Anónimo disse...

Quanto à Mata, independentemente de gostar ou não, toda a gente sabe quem foi o pai, a mãe, a tia, o tio e o "padrinho", tem um nome, Augusto Pólvora certamente com o apoio do comité central.
Se assim não fosse como se justifica a crítica do Cassete Jerónimo a todos os PIN, com exclusão da Mata.
Foi ele que impulsionou o processo.
Abram os olhos!

Anónimo disse...

A Mata nem PIN é!!!

Anónimo disse...

Com toda a certeza, é um PIN.

Anónimo disse...

Como se pode ter a certeza de que a Mata é um PIN? É que não consigo encontrar qualquer referência a isso.

Rui Viana disse...

Não sendo um especialista na matéria e tendo estudado o assunto já há uns tempos largos, vou dar a minha opinião, embora não tenha a certeza absoluta se estou 100% correcto:

Um projecto PIN é um projecto que ultrapassando os limites do PDM local é autorizado pelo seu interesse relevante para o país.

O projecto da Mata com a compensação do Plano do Meco incluido ultrapassava os limites dos PDM, pelo que a ser aprovado para resolver o impasse do Meco, seria com base na norma dos PIN.

Acontece que o ministro não autorizou o acordo do Meco e terá "negociado" com a Pelikano que, ou aceitavam o Plano da Mata tal como está a seguir, ou...
(anos e anos de tribunal! - Palavras minhas, claro.)

Como o projecto seguiu dentro dos limites e normas autorizadas pelo PDM, a "Mata" não é um PIN.

Anónimo disse...

Ok, a razão pode ser essa, admito que sim (mas não tenho bem a certeza, pois há outros projectos PIN que não contrariam PDM's e são assim classificados).
Mas, sendo assim, qual é a razão para alguns defenderem a excelência do projecto, nomeadamente por ser PIN?? É que pelos vistos não é mesmo!! É só para enganar o pessoal? Para dar um ar de coisa maravilhosa, não o sendo? Ou é só porque essas pessoas mentem?

Rui Viana disse...

Aquilo que é maravilhoso para uns pode não ser para outros. Isso é normal.

Para mim, pode ser uma fonte de desenvolvimento deste concelho. Ao contrário do que muitos, que nunca leram o Plano da Mata, afirmam o Plano obriga a que 50% das camas se destinem ao aluguer dia-a-dia, pelo que as afirmações de que aquilo é turismo residencial no seu todo são falsas. Assim sendo, teremos postos de trabalho, teremos turistas de nivel médio / superior que trazem efectivamente dinheiro para o concelho.
As infra-estruturas de compensação trazem modernidade e uma nova dinamica ao concelho.

Mas claro que, como em tudo na vida, existem "velhos do restelo" em todo lado e para algumas pessoas que "sobrevivem" na pequenez estagnada do concelho, as coisas estão bem assim como estão, e quaisquer ragos de mudança são uma ameaça ao seu limitado conhecimento do mumdo.

Eu penso assim porque sou cosmopolita. Admito que outros gostem de viver no deserto. Existem pessoas que tudo fazem para morar em palacios e outras que são felizes a morar numa barraca. Vejam o "nosso" eremita por ex.

Por isso eu compreendo e respeito aqueles que são contra a "Mata". Eu sou a favor e a unica preocupação que tenho, é que a CMS ceda na imposição das contrapartidas aprovadas no Plano.

Anónimo disse...

Cosmopolita? Só se for com espírito dos anos 70 (do séc XX, claro)!!
Esta forma de pensar classifico-a bem mais como provinciana do que cosmopolita!

Rui Viana disse...

Ao anónimo das 13.57

Posso até a chegar à conclusão que possa ter razão, mas para isso desafio-o a substituir a critica gratuita pela argumentação. Explique-nos por favor porque acha que o facto de eu ser a favor do Plano da Mata (tal como ele está no papel) me converte num provinciano.

Anónimo disse...

O amigo Rui Viana não nos quer falar da arrasadora e esclarecedora convenção autárquica do PS de Sesimbra?

Anónimo disse...

Vota Félix Rapaz

Anónimo disse...

Crítica gratuita é o que o Sr faz!!
Exemplos:

"Ao contrário do que muitos, que nunca leram o Plano da Mata, afirmam" - está a acusar os críticos da Mata de nem sequer saberem porque a criticam.

"Mas claro que, como em tudo na vida, existem "velhos do restelo" - mais uma crítica depreciativa.

"para algumas pessoas que "sobrevivem" na pequenez estagnada do concelho, as coisas estão bem assim como estão," - isto significa o quê?

"quaisquer rasgos de mudança são uma ameaça ao seu limitado conhecimento do mundo." - ignorantes, é como classifica os que à sua volta têm uma opinião crítica da Mata.

Chega?
O tom do comentário que o apelida de provinciano é uma resposta, à letra, a esta sua forma de se referir aos outros (que não concordam consigo!).

Rui Viana disse...

Sobre o comentário que me apelida de provinciano, está perfeitamente explicado, respeito e levo em consideração a sua indignação.
Sobre a oposição à Mata, continuo a não encontrar argumentos que o sejam.

Estes comentários estão abertos a eles, e penso que serão muito oportunos neste contexto fo futuro do turismo em Sesimbra.

Rui Viana disse...

Ao anónimo das 18.42 e 18.46:

Penso honestamente que é melhor não falar em publico do que penso da metade da dita Convenção a que assiti. Mas se a actual direcção da Concelhia quiser fazer uma Assembleia de Militantes, terei todo o prazer em dar a minha opinião sobre aquilo a que assisti.

Anónimo disse...

Vota João Capitulo

Anónimo disse...

Vota Carlos Silva

Anónimo disse...

João Capitulo? Depois de ler o tesourinha...

Anónimo disse...

Pessoal aí do PS acabem de vez com esse Capitulo.
Vamos votar A. Pólvora

Anónimo disse...

João Capitulo? Depois de ler o Picadas...

Anónimo disse...

Vota Felix Rapaz, Vota João Capitulo, Vota Carlos Silva???
Isto está bonito. Então e no Cristóvão Rodrigues, ou no Américo Gigaloto, ou no Manuel José Pereira, ou até no José Alexandrino, ninguém vota?
Isto promete um futuro com muito turismo. Vai ser umas férias.

Anónimo disse...

Caro Rui Viana, como referi aqui à uns tempos atrás,o meu amigo, que até tem umas ideias para o partido, está a perder o comboio, e é pena, pois o PS precisa de si. Um bocadinho de valentia não faz mal a ninguém.
O camarada João, com a excelente entrevista que deu, começa a roubar espaço a muita gente.

Rui Viana disse...

Agradeço as palavras simpáticas que me dirige, mas permita-me o seguinte comentário:

No estado em que estão as coisas actualmente, não se vai lá com valentia e a valentia nada consegue contra o muro de betão que se construiu em volta deste PS Sesimbra.

Sobre a entrevista do João Capitulo e independentemente de não pensarmos da mesma maneira em várias coisas (embora isso possa ser saudável em democracia), veremos com o tempo que ela foi desajustada no timing.

Foi tardia para quem há um ano atrás era Presidente da Concelhia; e foi cedo de mais para quem não será convidado neste mandato de concelhia para concorrer a nenhum cargo de relevo.

Portanto neste momento não há comboio onde eu possa ou queira entrar, e não há espaço para eu ou o Capitulo conquistar-mos.

Pode este comentário parecer-lhe à primeira vista derrotista, mas com o tempo veremos quem estava certo.

Veja como se começam agora que estamos a menos de 1 ano de eleições autarquicas a largar por diversos cantos várias frases feitas sobre turismo, assunto para o qual eu chamava à um ano e meio atrás a atenção para a necessidade de estudar soluções reais e não apenas a repetição de frases feitas já carecas dos anos e anos de repetição.

É a politica de cima do joelho no seu melhor/pior a alinhar-se para eleições. E se uns não passam das frases feitas, a CDU usa o dinheiro da CMS (dos contribuites) para encomendar estudos a entidades exteriores, cujas conclusões serão apresentadas e embandeiradas em altura de campanha, para voltar a ganhar a CMS e mais uma vez nada fazer.

Anónimo disse...

Camarada Rui, também eu estou de acordo com o camarada das 13:36.
Na verdade o nosso camarada João, com quem nem sempre partilho os mesmos pontos de vista, fez aquilo que qualquer outro camarada do seu nível faria. Deu uma entrevista a um jornal (e não estou a ver ser ele a pedir que lhe fizessem a entrevista), o que é legitimo e pelo teor do que li, confesso que aquela dialéctica não está ao alcance de um qualquer militante do nosso partido.
Aquilo que ele diz e as comparações que faz até a nível internacional, faz estrondo dentro da CDU, a nível local e nacional.
Ele levanta ali questões de fundo que nós internamente sabemos que ele sempre defendeu, só que desta vez foi mais incisivo politicamente, acertando em cheio nos nossos adversários comunistas. Por isso não vejo razão para tanto melindre interno no PS, se é que esse melindre existe ou se isto não passa de um lavar de roupa suja de quem nunca mais aprende a estar na politica.
Oh Camarada Rui, então não será normal que um militante socialista esteja disponível para o seu partido?
Haverá timings para estas coisas?
Estar disponível não é uma obrigação estatutária?
Vá camarada Rui empenhe-se que as coisas podem mudar em Sesimbra.
Quanto ao camarada João, muito bem, desta vez vou apoiar-te, se for caso disso.

Rui Viana disse...

Claro que eu não discordo de o João Capitulo se mostrar disponivel para ser candidato para qualquer coisa. É de facto uma obrigação moral de qualquer militante.

Mas entrevistas só as dá quem quer. Penso que o sentido de oportunidade do João, tal como do Felix Rapaz há cerca de um ano atrás, de se mostrarem disponiveis para os lugares que ambicionam foram desajustadas quer no timing, quer no local. Existem locais próprios para se mostrar essa disponibilidade antes de o fazer em publico e que se chamam Comissões Politicas e Assembleias de Militantes.

Tal como disse antes, os próximos meses demonstrarão se eu estava certo ou não, mesmo apesar de essa realidade presumivel poder ser adulterada em virtude deste meu comentário publico. Mas acredito que entre a vontade de me contrariar e a vontade de não dar um lugar de relevo ao João Capitulo, a segunda opção será mais forte! (Não pretendo no entanto ter a convicção que sou assim tão importante ao ponto de levar pessoas a mudarem de postura só para me contrariarem!)

Por outro lado se eu estivesse errado na análise que faço sobre o sentido de oportunidade da entrevista, não teriamos já lido os diversos comentários pouco abonatórios que lemos em diversos blogs. Por principio, não devemos permitir que o nosso ego supere a nossa inteligencia.

E tenho dito sobre este assunto!
PS: Junto a este comentário votos sinceros de boa sorte ao João!

Anónimo disse...

Sr. Rui Viana, peço desculpa de discordar da sua opinião. Na VERDADE ENTREVISTA NÃO AS DA QUEM QUER,mas apenas quem os jornais acham que merecem e têm conteúdo.
Deve ter sido o caso das entrevistas, tanto do Félix, como do Capítulo, pois são dois militantes socialistas de relevo e não dois sujeitos à toa.
Ambos são, eventuais, bons candidatos na área socialista e esse é o motivo dos jornais os escolherem a eles para entrevistados e não outro qualquer militante.
Aliás se porventura eles quiserem vestir essa pele de candidatos, têm toda a legitimidade, como outros certamente a terão, poderão é não estar ao nível deles. Isso é outra coisa.
Já agora permita que lhe diga que isto é salutar e bom para um partido politico e não motivo para discussões fúteis e sem interesse, que só mostram a mesquinhês e má formação de algumas pessoas.
Espero ter contribuído para a elevação desta matéria de uma maneira positiva.
Boa noite

Anónimo disse...

Quer dizer quer o Rui Viana também está disponivel para concorrer a qualquer cargo, uma vez que é uma obrigação moral dos militantes?

Rui Viana disse...

Claro que não! Não tenho a mínima pretensão de ser moralmente perfeito!!!

Rui Viana disse...

Ao anónimo das 23.24
Eu não sou assim tão estupido que julgue que pode ser entrevistado quem quer, e também não foi isso que eu escrevi. Esclarecendo melhor:

"Mas entrevistas só as dá quem quer." Ao ser convidado para dar uma entrevista, pode sempre recusar por não ser oportuno falar no momento em publico.

Como disse antes, o tempo dirá se eu tinha razão nesta minha análise.

Anónimo disse...

E o que é que o Sr Viana tem a dizer da adjudicação, pela Câmara, do estudo sobre a estratégia turística de Sesimbra à empresa de Augusto Mateus? Será que é uma boa escolha? Ou será que os resultados deste estudo já se podem adivinhar, por antecipação?

Rui Viana disse...

Ao anónimo das 17.52

Pode ver a minha opinião e resposta a esta sua questão no novo post com esta data.

Anónimo disse...

Obrigado. Irei ler o post com atenção.