terça-feira, 22 de setembro de 2009

Muito conveniente e com sentido de oportunidade!

Escrevia eu em:

"Terça-feira, 4 de Novembro de 2008

CMS encomendou um estudo sobre o futuro do turismo em Sesimbra

Sabia que a CMS tinha encomendado um estudo sobre desenvolvimento turístico do concelho a uma entidade exterior e até já tinha referido isso num comentário anterior. Soube agora por um comentador deste blog que o mesmo foi adjudicado a Augusto Mateus.

Sobre o acto de encomendar o estudo a uma entidade exterior, eu acho que a CMS esteve bem. Quando não sabemos fazer, pagamos a quem sabe. Isto tem dois méritos:
- O executivo reconhece que não tem capacidade para a tarefa que lhe foi entregue pelo eleitorado.
- O executivo entrega a tarefa nas mãos de quem sabe, e escusa-se a fazer (mais) asneiras.

Sobre Augusto Mateus e a sua visão de turismo, li umas coisas sobre o assunto incluindo algumas entrevistas ao senhor, e agrada-me aquilo que li sobre a sua visão global de turismo. É uma visão moderna, realista e acima de tudo responsável, e vai no sentido de coordenar um turismo cosmopolita com a vertente ambiental.

Preocupa-me no entanto que este estudo sendo encomendado e pago com o dinheiro dos munícipes e prevendo que ele seja entregue antes das eleições autárquicas, como fará a CDU para manter a sua suposta idoneidade? Será que apresenta os resultados do estudo em nome da CMS e na sua campanha eleitoral continua a propor aquilo que sempre propôs, ou será que vai utilizar os argumentos do estudo pago com o dinheiro dos munícipes para fazer campanha em proveito da coligação partidária?

Vai ser difícil resistir à tentação de mostrar algo diferente daquilo que os partidos deste concelho sempre apresentaram, ou seja aquelas frases gastas do turismo e pescas, pescas e turismo, e não usar as conclusões da equipa de Augusto Mateus com possíveis propostas estruturadas para um turismo com futuro e realmente sustentável. Mas usar argumentos estudados com o dinheiro dos munícipes…
Rui Viana"

Agora e segundo o ultimo jornal Nova Morada:

“Na Terça-feira dia 15 de Setembro, a Câmara Municipal de Sesimbra apresentou o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Concelho de Sesimbra, no Auditório Conde Ferreira.
Antes de apresentar o plano estratégico, Augusto Pólvora, Presidente da Câmara de Sesimbra quis frisar, que este plano “está apenas num período de discussão de trabalho com o povo, depois será feito o melhoramento do plano consoante as propostas feitas, e a sua aprovação será feita depois das autárquicas, no próximo mandato”. "

Muito conveniente e oportuna esta apresentação, especialmente se tivermos em conta que o plano ainda está incompleto!
Rui Viana

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui,

Devia ter estado lá... só assim poderia saber o que realmente se passou, até porque eu estive lá e não ouvi ninguem falar de um mini-resiort, como menciona o Jornal Nova Morada...

Anónimo disse...

Não se precebe bem aonde é que quer chegar com este post. O tal sentido de oportunidade, para Augusto Pólvora e a CDU, foi péssima já que o Plano apresentado mostra claramente como aquilo que a CDU tem andado a fazer tem sido errado e desastroso para o tursimo em Sesimbra. Logo, mais valia que estivessem quietos, bem caladinhos.

Anónimo disse...

O que aconteceu foi uma coisa muito diferente daquilo que previu: o estudo foi apresentado antes dos partidos divulgarem os seus programas, portanto qualquer partido pode utilizar as propostas ali apresentadas, se estiver de acordo com elas. Convem é ler o documento e não o que o Nova Morada escreveu, que não é bem a mesma coisa. O estudo não está incompleto, está é aberto a contributos e críticas, antes de ser apresentada a versão final, e este processo já constava do programa de concurso, aprovado na Câmara e, por isso, do conhecimento das forças políticas ali representadas.