quinta-feira, 23 de abril de 2009

Politica Sesimbrense - Um mau momento!

Muito se tem falado em blogs e comentários anónimos sobre a boa ou má gestão da CMS por parte do executivo comunista, das festa e festarolas, etc.

Muito se tem dito sobre como a CDU vai pagar a factura da sua boa ou má gestão. Mas… quem está a questionar essa gestão? Umas bocas anónimas e avulsas espalhadas por diversos blogs, eles próprios mais ou menos anónimos?

De facto, em democracia compete á oposição fazer esse trabalho. Quer através dos vereadores, quer em sede de Assembleia Municipal. Isto numa primeira instancia. Num segundo nível, através de intervenções publicas em debates, em reuniões com entidades da sociedade civil, e claro, na imprensa local.

No entanto no nosso concelho nada disto acontece. A oposição está toda a “dormir á sombra da bananeira” calmamente à espera das eleições para nessa altura nos virem pedir o nosso voto com um rol de promessas que todos sabemos que não serão para cumprir tal como não o foram no passado.

Piada para aqui, boca para ali, lá vamos sabendo que se desenha uma aliança implícita entre CDU e PSD para governar Sesimbra nos próximos 4 anos, com base numa vitória mais do que esperada, face ao desaparecimento dos partidos de oposição a estas duas forças.

Se de facto o desnorteio e ausência de estratégia politica do maior partido da oposição levará à vitória pré-anunciada por parte da CDU, já do desaparecimento do BE não se percebe a razão.

É por tudo isto lamentável que a democracia Sesimbrense atravesse um dos seus piores momentos das duas ultimas décadas levando ao desacreditar da população no futuro desenvolvimento deste concelho.

Enquanto o resto do distrito se prepara para receber projectos que mudarão a sua face e o seu desenvolvimento sócio-económico nos próximos 20 anos, Sesimbra passará ao lado de tudo isto, ficando ainda mais periférica dentro do distrito e perdendo todo um potencial turístico para a margem sul do Sado. Será cada vez mais um concelho á imagem quase soviética do Seixal por exemplo, sem qualidade de vida, sem desenvolvimento económico quer no sector secundário, quer terciário.

Culpa de quem? Sem duvida, de um tecido politico onde o oportunismo atropela algum rasgo de racionalidade, fruto de muitos e muitos anos de rotina numa fila de espera por um lugarinho remunerado, dito de “confiança politica”.
Rui Viana

10 comentários:

Anónimo disse...

Com todo o respeito pela opinião do Rui, não me parece que a CDU vá ter uma vida facilitada em novo mandato(se ganhar).

Penso que nós Socialistas, temos obrigação de, em conjunto com o PSD e mesmo que eles passem por nós, de construir uma alternativa credível, para meter Sesimbra nos eixos.
Claro que isto passa por uma mudança de estratégia do nosso partido.
Qual é a sua visão, desta possibilidade se concretizar?

Rui Viana disse...

Vejo dois cenários possiveis:

1- O PS mantém a estratégia e a liderança actual.
O PSD mantém uma aliança implicita com a CDU e Francisco Luis e Augusto Polvora gerem a CMS a seu belo prazer neste próximo mandato e possivelmente no outro a seguir.

2- O PS muda de liderança e de estratégia politica adoptando uma visão moderna e responsável, e procura o concenso com o PSD daqui a 4 anos para governar no mandato seguinte. É possivel que o PS com uma outra liderança se consiga aproximar do PSD, caso contrário o PSD preferirá manter esta aproximação à CDU (como acontece neste momento).

Nos próximos 4 anos já nada é possivel fazer. As cartas estão lançadas já há uns meses e este PS perdeu o comboio. Esta é a minha visão, claro!

Anónimo disse...

Bem visto, não me parece é que, dados os interesses em jogo, esta dupla(PCP/PSD) se desfaça com facilidade...

Anónimo disse...

Neste dia que se celebra a liberdade, gostaria de lhe fazer uma pergunta: O Sr. é mesmo militante do partido socialista? Olhe que quem lê o que por aqui escreve ninguém diria! Diria mais, que qualquer partido com militantes assim, não precisa de oposição... Dou-lhe razão num ponto, as pessoas que escrevem são poucas, elas próprias mais ou menos anónimas e que se desdobram em heterónimos que lançam os motes para servirem de tópico para elas próprias descarregarem as suas “visões”... caso contrário estariam a falar sózinhos...

Já percebemos que o Sr. não se conforma com o estado de compadrio em que o partido socialista local chegou, mas devo fazer-lhe um reparo, não é aqui deve fazê-lo, mas sim nos orgãos competentes. Como socialista que também sou, lamento que os meus camaradas venham para a praça pública descarregar as frustrações, e enfraquecer o partido!... Todo o seu discurso já à muito atingiu os limites da demagogia!... Deixo-lhe aqui uma observação e vou passar a citá-lo: se o seu nome estivesse na: ”fila de espera por um lugarinho remunerado dito de confiança”... o discuso seria diferente... nem perderia o seu tempo com “ideais”! O compadrio infelizmente sempre existiu, depende do lado em que se está... somos um país de oportunistas e de “cunhas”... quem nunca as usou? Apenas quem não tem influência! Todos a queremos independentemente do partido a que nos associamos, é igual!... Somos todos demagogos até conseguirmos os nossos “objectivos”...

Deixo-lhe uma sugestão: escreva menos e faça a “sua” oposição dentro do partido e não fora dele!... Acha que os socialistas sesimbrenses como eu, se importam com a “sua visão”???

A “sua visão” claro, tem o valor de “um voto” guarde-a para quando como todos os sesimbrenses forem chamados a dar a “sua visão” ou seja o seu voto! É o povo de Sesimbra que elege dentro das suas próprias convicções... no final ganhará quem o povo escolher... é assim em liberdade desde à 35 anos...
Socialista que lutou pela liberdade!

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 19.49 e Camarada

Começo por lhe dizer que se percebe claramente que lutou pela liberdade, mas não se deve ter apercebido de que já a alcançámos. Foi essa liberdade que o meu caro ajudou a alcançar que permitiu que cada cidadão possa expressar a sua opinião publicamente (neste caso, através de um blog) sem ter de pedir licença a ninguém. O facto de eu ser militante de um partido e ter as quotas em dia, não pode de todo tapar-me a boca ou ter de ser subserviente perante a incompetência.

Tem razão quando diz que eu falo por não estar em nenhuma fila de espera (embora seja importante reforçar que não pretendo nem posso por motivos profissionais disponibilizar-me para nenhuma), mas não tem razão quando diz que eu faço oposição ao partido. É que não existe oposição a… NADA! Só se pode fazer oposição a uma determinada posição ou acção. Não existe o contrário de NADA!

Por outro lado, também tem razão quando diz que é no partido que devo mostrar a minha (o)posição. Só que… desde que esta Comissão Politica foi eleita há mais de uma ano, ainda não houve uma única Assembleia de Militantes em que na Ordem de Trabalhos constasse o ponto “Discussão Politica”.

Quando põe a questão se eu acho que os socialistas se importam com “a minha visão”, responderei: Acho que sim! A prova disso é que o meu caro acedeu ao “meu” blog, leu o que escrevi, interpretou e deu-se ao trabalho de me responder (o que desde já agradeço pela atenção e amabilidade de me dar a oportunidade de discutir consigo sobre o que pensamos nesta matéria).

Em conclusão, percebo que aceita a existência da “fila de espera” , dos “compadrios” e das “cunhas” não estando muito preocupado com os “ideais”. Eu acredito que são os ideais que movem a evolução humana e será por eles que continuarei a bater-me. É isso que me move ao militar e opinar sobre politica.

Obrigado uma vez mais pela atenção dispensada.

Anónimo disse...

Caro Rui Viana

Há quatro nos o PS também cantava vitóra meses antes do escrutínio.
Hoje é a CDU a embandeirar em arco.Mas olhe que está a ficar dificil ao Augusto e companhia explicarem a subida astronómica da dívida para não falar do desnorte da governação.
Para mim ainda não ganhou nem sei se ganhará. A ver vamos.

Anónimo disse...

Realmente com esta CPC, com os candidatos que o PS vai apresentar, se ganhar é ao berlinde...
Ai que desgraça, vai ser.
MLF

Anónimo disse...

VIVA O PCP, O TAL PARTIDO ANTIFACISTA, AGORA VAI ÀS ELEIÇÕES AUTARQUICAS NA QUINTA COM UM MENTIROSO. AHAHAHAHAH

Anónimo disse...

Já foram apresentadas as listas do PS.
O que é que o Rui acha delas?

Rui Viana disse...

Ao anónimo das 17.09

Se o caro anónimo não me levar a mal, penso que a partir deste momento deverei estar calado e deixar que a Comissão Politica Concelhia do meu partido faça o seu melhor.

Como deixei já bem claro em alguns comentários anteriores a minha opinião acerca da gestão actual do partido, não será pela falta do meu voto que o partido não obterá os melhores resultados.

Agora é hora de dar espaço á CPC para mostrar que pode fazer aquilo que não fez até agora, ou seja, fazer politica!