terça-feira, 20 de outubro de 2009

Como serão os próximos 4 anos na CMS?

Na minha opinião os próximos 4 anos vão ser um descanso para o executivo CDU, onde sem oposição que o seja, tudo será feito á sua vontade.

Na verdade, independentemente da oposição que PS e BE possam tentar fazer, de nada valerá para travar ou mesmo afrouxar as vontades da equipa de Augusto Pólvora. Para além disso estou crente que pouco ou nada mudará na dinâmica deste dois partidos.

Da imprensa, já se sabe que não haverá qualquer espaço para o contraditório, não vá a CMS criar dificuldades diversas incluindo o desvio de publicidade (nome pomposo com que foi rebaptizado o termo subsidio).

Portanto a oposição vai estar uma vez mais nos blogs, estes novos meios de informação ou desinformação que vão ter de se substituir aos partidos, tal como um tal de Cavaco se tem substituído ao PSD.

Não que isso faça grande desvio nas politicas a seguir pelo executivo comunista, mas pelo menos sabemos como fazemos mossa no ego destes autarcas.
Rui Viana

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O marketing politico

Uma das questões que tem cada vez maior importância numa campanha politica é o marketing visual. De facto, nos dias que correm tudo é importante e tal como na atracção entre dois seres humanos, ou na compra de um objecto qualquer é cada vez mais importante o impacto do primeiro olhar. Só depois vem a importância das características e das qualidades ou defeitos.

Os políticos vencedores sabem disto e não abdicam de verdadeiras máquinas de marketing por detrás das suas campanhas. Os eleitores começam o seu contacto com determinado político muitas vezes através dos outdoors, e se a nível nacional isso será menos importante por causa do mediatismo que as televisões lhes trazem, já na política local isso é de importância capital.

No nosso concelho, a maioria dos eleitores tiveram contacto com os candidatos pela primeira vez num anúncio de outdoor e tal como na atracção por um homem ou uma mulher, também aqui se criaram muitas simpatias e antipatias ao primeiro olhar.

Se vamos por exemplo a um Banco para fazer uma aplicação, todos preferimos confiar em alguém bem parecido e que nos fale com cortesia, do que num fulano carrancudo e com voz de carroceiro. Com os potenciais autarcas da nossa terra também assim será. É aqui que começa o marketing político que nenhum partido pode descurar.

E neste marketing joga-se com muitos factores como a indumentária, a cor de fundo, a claridade, o sorriso, etc.
Muito se tem dissertado sobre se a melhor indumentária será o fato e a gravata, a gravata em mangas de camisa ou o ar mais proletário da simples camisa aberta. Depende um pouco do público-alvo.
Sobre a cor de fundo da imagem existem poucas dúvidas: Alegre q.b. ou uma imagem de um dia bonito em vez de um dia chuvoso.
Sobre as expressões faciais em campanha politica também existem poucas dúvidas: Um sorriso natural, não demasiado forçado, não excessivamente descontraído.

Depois deste preâmbulo deixo aqui dois exemplos de vencedores e vencidos. Ainda que não seja por estes outdoors que as eleições ficaram decididas, acredito que possam ter tido algum peso. O leitor faça a sua própria análise.

Ao nível nacional




Ao nível local



Rui Viana

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Aceitam-se apostas!

Tenho pensado no que fará Augusto Pólvora no que diz respeito á distribuição de pelouros agora que tem uma maioria absolutíssima.

Coloco aqui alguns cenários distintos:

1 - Como tem maioria absoluta, não dá pelouros á oposição
(Do meu ponto de vista este deveria ser o cenário sempre, pois assim a autarquia é gerida por aqueles a quem a população deu a vitória, e a oposição faria isso mesmo - manter vivo o espírito do contraditório sem se vergar perante o peso de um ordenado.)

2 - Como é hábito na CMS, apesar de ter a maioria absoluta, são dados pelouros á oposição nas seguintes condições:
a) apenas ao vereador do PSD pois esse lugar é-lhe “devido” e não dá ao vereador do PS por toda a oposição que tem feito ao executivo nos últimos tempos.
b) a ambos os vereadores da oposição para manter as aparências apesar da vontade ser pouca, ainda que ao do PS seja dado um pelouro sem importância nenhuma, tipo “Arquivo Municipal”!
c) apesar de ser oferecido um pelouro a Américo Gegaloto, este que tinha dito durante a campanha que era candidato a Presidente da Câmara e não a vereador, demite-se passando assim o lugar a Feliz Rapaz.

Como se pode ver, existem várias variáveis disponíveis para a composição do executivo do próximo mandato autárquico.

Aceitam-se apostas!
Rui Viana

domingo, 11 de outubro de 2009

Resultados das Autarquicas 2009 em Sesimbra

Resultados da votação para a Câmara Municipal

Partidos / Votos / % / Mandatos

CDU / 9736 / 51.81 / 5
PS / 3663 / 19.49 / 1
PSD / 1949 / 10.37 / 1
BE / 1163 / 6.19 / 0
A.M.C.S. / 971 / 5.17 / 0
CDS-PP / 694 / 3.69 / 0

Abstenção / 17741 / 48.56 %
Votantes / 18790 / 51.44 %
Nulos / 275 / 1.80 %
Brancos / 339 / 1.80 %