quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O descrédito do mais alto cargo do Estado

O “Senhor Presidente da Republica” perde o estatuto de “Senhor” com letra maiúscula. De facto o homem que exerce este cargo e que deve ter por inerência do seu lugar uma postura de isenção partidária, bem como uma atitude sobranceira na representação do Estado, caiu em desgraça ao vir fazer uma comunicação ao país com uma linha de pensamento ziguezagueada e incoerente.

- Começa por acusar o partido do governo de o tentar envolver em questões politicas para desviar as atenções dos problemas do país.

- De seguida confirma que existem na Casa Oficial da Presidência suspeitas de escutas ao questionar onde está o crime de um assessor dizer isso mesmo, ainda que negue ter dado autorização ao assessor para falar em nome dele.

- Posteriormente diz que soube nesta altura que o sistema informático da Casa Oficial da Presidência da Republica tem vulnerabilidades, deixando no ar a suspeita de que possa estar a ser espiado.

- Pelo meio afirma que nunca houve nada dito ou escrito por ele sobre escutas.

- Informa ainda que demitiu o assessor por este não estar autorizado a falar em nome dele (neste caso sobre escutas) mas levanta as suspeitas sobre os seus mail’s.

Em conclusão, qualquer de nós pode suspeitar sobre a segurança do nosso correio electrónico ou sobre a possibilidade de um telefone poder estar ilegalmente sobre escuta.
No entanto, esta dúvida levantada por um Presidente da Republica põe em causa a idoneidade de um governo, pelo que a não ser provado deveria ser alvo de um processo-crime por difamação, tal como aconteceria a qualquer um de nós que proferisse tal infundada afirmação.

Posto isto, penso que este Presidente da Republica perdeu a legitimidade para o cargo que exerce, pois o próprio não consegue desimisquir-se da actividade partidária tendo mesmo a veleidade de se substituir a um PSD politicamente falido.
Rui Viana

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O discurso de Louçã é aterrador!

Após o apuramento dos resultados Louçã não cabia em si de inchado pelo resultado alcançado, mas aí caiu a mascara do seu discurso eclesiástico e debaixo da adrenalina da excitação demonstrou o seu verdadeiro "eu!".

Começou por fazer um discurso onde se convenceu que tinha ganho o governo (de tal forma que se esqueceu de dar os parabéns aos verdadeiros vencedores, como é da praxe), passando a exultar as suas perigosas propostas, nomeadamente o imposto (ainda maior) sobre as grandes fortunas.

É que o seu pensamento Estalinista não lhe permite ver que para haver emprego, é preciso haver empregadores. Para haver empregadores, é preciso haver investimento. E para haver investimento, é preciso haver fortunas. Se fizermos a perseguição ás fortunas, elas simplesmente deslocam-se para outros locais mais seguros de serem "roubadas" por políticos medíocres.

Em resumo, o BE é um partido perigoso porque por detrás de umas meninas bonitas e um líder demagogo, está um pensamento tão ou mais retrógrado que o reinante na R. Soeiro Pereira Gomes.
Rui Viana

Resultados das Legislativas 2009 em Sesimbra

Partidos - % Votos - Votantes

PS - 33,59% - 7.368
PPD/PSD - 18,04% - 3.957
CDU - 16,80% - 3.686
BE - 14,69% - 3.223
CDS-PP - 9,84% - 2.158

Como se pode ver a vitória no concelho de Sesimbra do PS sobre a CDU foi esmagadora. O dobro dos votos!

Ou seja, os Sesimbrenses na hora de pensar e escolher souberam perceber a diferença entre uma força mobilizadora virada para o avanço no futuro proposta por Sócrates e a estagnação da velha mensagem já gasta pela repetição de mais de 3 décadas proposta por Jerónimo de Sousa.

Em resumo: Os Sesimbrenses sabem o que querem para eles! Sabem que não há opções perfeitas, mas há que escolher entre o menos mau.

Acredito que também nas Autárquicas assim será.
Rui Viana

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Muito conveniente e com sentido de oportunidade!

Escrevia eu em:

"Terça-feira, 4 de Novembro de 2008

CMS encomendou um estudo sobre o futuro do turismo em Sesimbra

Sabia que a CMS tinha encomendado um estudo sobre desenvolvimento turístico do concelho a uma entidade exterior e até já tinha referido isso num comentário anterior. Soube agora por um comentador deste blog que o mesmo foi adjudicado a Augusto Mateus.

Sobre o acto de encomendar o estudo a uma entidade exterior, eu acho que a CMS esteve bem. Quando não sabemos fazer, pagamos a quem sabe. Isto tem dois méritos:
- O executivo reconhece que não tem capacidade para a tarefa que lhe foi entregue pelo eleitorado.
- O executivo entrega a tarefa nas mãos de quem sabe, e escusa-se a fazer (mais) asneiras.

Sobre Augusto Mateus e a sua visão de turismo, li umas coisas sobre o assunto incluindo algumas entrevistas ao senhor, e agrada-me aquilo que li sobre a sua visão global de turismo. É uma visão moderna, realista e acima de tudo responsável, e vai no sentido de coordenar um turismo cosmopolita com a vertente ambiental.

Preocupa-me no entanto que este estudo sendo encomendado e pago com o dinheiro dos munícipes e prevendo que ele seja entregue antes das eleições autárquicas, como fará a CDU para manter a sua suposta idoneidade? Será que apresenta os resultados do estudo em nome da CMS e na sua campanha eleitoral continua a propor aquilo que sempre propôs, ou será que vai utilizar os argumentos do estudo pago com o dinheiro dos munícipes para fazer campanha em proveito da coligação partidária?

Vai ser difícil resistir à tentação de mostrar algo diferente daquilo que os partidos deste concelho sempre apresentaram, ou seja aquelas frases gastas do turismo e pescas, pescas e turismo, e não usar as conclusões da equipa de Augusto Mateus com possíveis propostas estruturadas para um turismo com futuro e realmente sustentável. Mas usar argumentos estudados com o dinheiro dos munícipes…
Rui Viana"

Agora e segundo o ultimo jornal Nova Morada:

“Na Terça-feira dia 15 de Setembro, a Câmara Municipal de Sesimbra apresentou o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Concelho de Sesimbra, no Auditório Conde Ferreira.
Antes de apresentar o plano estratégico, Augusto Pólvora, Presidente da Câmara de Sesimbra quis frisar, que este plano “está apenas num período de discussão de trabalho com o povo, depois será feito o melhoramento do plano consoante as propostas feitas, e a sua aprovação será feita depois das autárquicas, no próximo mandato”. "

Muito conveniente e oportuna esta apresentação, especialmente se tivermos em conta que o plano ainda está incompleto!
Rui Viana