sexta-feira, 27 de março de 2009

Ana Gomes é candidata do PS a Sintra

NOTICIA TVI24
"Ana Gomes foi é a candidata socialista à Câmara de Sintra. A eurodeputada foi escolhida esta quinta-feira à noite depois uma votação da Comissão Política Concelhia do PS que nomeou ainda o vereador Domingos Quintas como o número dois da lista.
«Esta noite houve uma votação e sou candidata à presidência da Câmara de Sintra», disse à agência Lusa Ana Gomes, o único nome votado durante a reunião da Comissão Política.
A reunião da Comissão Política Concelhia do PS terminou por volta das 23:00 e, segundo o presidente da Concelhia, Rui Gomes, o nome de Ana Gomes reuniu 52 votos favoráveis e 4 em branco.
«Esta proposta do secretariado do PS consiste em nomear Ana Gomes como candidata e Domingos Quintas como o numero dois da lista», adiantou Rui Pereira.
Ana Gomes é a primeira candidata anunciada à Câmara de Sintra, numa altura em que o actual presidente da autarquia, o social-democrata Fernando Seara, ainda não anunciou se se recandidata."

quinta-feira, 5 de março de 2009

Conversas de politica

Confesso que tenho andado com pouca vontade de escrever o que quer que seja sobre política concelhia, mas nos últimos dias um anónimo, ou vários (?) têm “puxado” por mim e tenho acabado por escrever qualquer coisita acerca do meu ponto de vista da política local. Por achar que pode ser um ponto de partida para reacender o debate político por estas paragens, transcrevo para aqui os comentários trocados no post anterior (Feliz Natal!!!) propondo que o debate continue nos comentários.

O mote, será sem duvida esta aparente aliança estratégica entre CDU e PSD, e o aparente desaparecimento do PS e BE na cena política concelhia:

Anónimo disse...
Caro Rui, já temos saudades de um post teu, neste espaço de liberdade...
23 de Janeiro de 2009 18:31


Rui Viana disse...
Caro anónimoÉ com obvio agrado que recebo este seu comentário.Este seu bloguer tem andado como os politicos desta terra: Não lhe tem apetecido falar nem fazer politica. Só que eu (neste momento) não tenho responsabilidades assumidas com militantes e demais simpatizantes.Um dia destes prometo voltar. O momento não é fácil e o futuro será muito dificil. Mais do que nunca precisaremos de politicos competentes e responsáveis para o nosso concelho, e honestamente a coisa não promete.Obrigado pela visita.
24 de Janeiro de 2009 10:54

Anónimo disse...
Caro Rui,O PS já tem candidato. Sabe como é que foi a decisão, e concorda com a escolha?Consta que o camarada João Capitulo, tinha um projecto interessante que não vingou.Com o leque de candidatos que já se conhecem, quais os seus prognósticos?Abraço
4 de Fevereiro de 2009 18:48
Rui Viana disse...
Ao anónimo das 18.48
No fundo aconteceu tudo o que eu já tinha previsto e escrito aqui nuns comentários anteriores.Tal como disse antes, na sequencia de uma entrevista do João Capitulo a um jornal, a escolha estava feita á partida e ele só se pôs a jeito para saír humilhado.Como é sabido eu a esta data não faço parte de qualquer orgão do partido, pelo que não conheço o projecto do João Capitulo, mas mesmo que ele fosse excelente, a actual direcção da concelhia não tomas decisões por mérito, mas sim por compadrio.
Sobre prognósticos, eu poderia dizer que só depois do jogo, mas estes infelizmente são tão obvios que nem são prognósticos; são certezas antecipadas que não comentarei, porque como disse igualmente antes, não quero ser o "Manuel Alegre" de Sesimbra.
4 de Fevereiro de 2009 23:23

Anónimo disse...
Rui Viana, o que é que se lhe oferece dizer do candidato do PS à Câmara, e das suas possibilidades face à dupla poderosa e sinistra, Augusto Pólvora(PCP),Francisco Luís(PSD)...Socialista De Sempre
8 de Fevereiro de 2009 17:02

Rui Viana disse...
Caro Socialista de SempreNo fundo respondi a isso no meu comentário anterior, que transcrevo:"Sobre prognósticos, eu poderia dizer que só depois do jogo, mas estes infelizmente são tão obvios que nem são prognósticos; são certezas antecipadas que não comentarei, porque como disse igualmente antes, não quero ser o "Manuel Alegre" de Sesimbra."
8 de Fevereiro de 2009 20:43

Anónimo disse...
Rui Viana,Por ventura, o clima de medo de que falam alguns dirigentes Socialistas nacionais, já chegou a Sesimbra?
9 de Fevereiro de 2009 15:56

Rui Viana disse...
Gostaria que explicá-se melhor a que tipo de medo se refere.
9 de Fevereiro de 2009 17:18

Anónimo disse...
Ao medo de exprimir livremente e em público, opiniões divergentes das dos orgãos e dirigentes em funções...O contraditorio não existe, e é mao para a democracia que assim seja...
9 de Fevereiro de 2009 19:01

Rui Viana disse...
Ah! Entendi agora.
De facto eu penso que só pode ter "medo" quem não está absolutamente certo das suas convicções ou anda na politica por dinheiro.Se ler alguns dos meus comentários anteriores verificará que nunca deixei de dizer aquilo que penso da desastrosa forma como o PS Sesimbra está a ser conduzido.
Por outro lado, compete à oposição e não a mim fazer esse contraditório. Acima de tudo eu sou socialista - com bons ou maus dirigentes. Não será por mim ou até mesmo pela falta do meu voto que o PS não ganhará em Sesimbra, embora também não acredite que seja debaixo de silencio e ausencia de condutas politicas que sejam conhecidas pela população que se obtêm resultados aceitáveis.Se por vezes é melhor estar calado do que a dizer "baboseiras" ou banalidades, neste caso só depois das próximas autarquicas poderemos avaliar a validade deste tipo de gestão politica. Não escondo que para mim é uma novidade esta politica do silencio.Por outro lado vejo o exemplo da Dra. Manuela Ferreira Leite que esteve francamente melhor enquanto manteve o seu voto de silencio, do que agora que pretende fazer oposição a qualquer custo, tendo certas intervenções que até o PC já abandonou o estilo!
10 de Fevereiro de 2009 3:15

Anónimo disse...
Espero que o Rui nos esteja a desejar um feliz natal de 2009, com uma gestão Socialista na Autarquia, e com PCP e PSD definitivamente afastados do poder em Sesimbra.Consta por aí que PCP e PSD se preparam para intensificar a coligação existente neste mandato, deixando de fora PS e BE.
3 de Março de 2009 18:35

Rui Viana disse...
Vai ser dificil o PCP e PSD deixarem de fora o que já não existe!Sabem se ainda existe PS e BE em Sesimbra? É que eu já não os encontro há bastante tempo!!!Mais palavras para quê?
3 de Março de 2009 21:36

Anónimo disse...
Não se entende este morrer de amores por parte de dois partidos tão diferentes.Só se houver alguma empatia especial entre os seus dirigentes que nós não tenhamos conhecimento.O que é que o Rui acha disto?
4 de Março de 2009 13:42

Rui Viana disse...
Honestamente não sei se exste essa empatia ou não, mas se o anónimo me conhece ou costuma ler as minhas opiniões sabe concerteza que eu sou a favor de oposições e politicas responsáveis, e não concordo de todo com oposições a qualquer preço.Apesar de algumas asneiras que este executivo comunista tem feito (muitas delas oriundas das influncias que o aparelho do partido tem dentro do executivo)não se pode dizer que esta gestão esteja a ser negativa, ou seja, um executivo socialista ou social democrata não estaria a ter uma gestão muito diferente desta, que nem sequer pode ser acusada de ser uma gestão tipicamente comunista.Assim sendo parece-me razoavel que o PSD esteja a subscrever a gestão do Arq. Pólvora. Repáre-se que o PSD em Sesimbra não é um partido para ganhar eleições, logo o mais que pode aspirar é ser fiel de balança nas politicas autarquicas. E é aqui que o PS falha redondamente na gestão politica que está a fazer: Em vez de estar a gerir a próxima derrota, deveria já ter conquistado para junto de si o PSD para poder ter aspirações a ganhar as próximas eleições. Agora já é tarde de mais.
4 de Março de 2009 14:25

Anónimo disse...
Como observador atento destas questões, penso ser altamente improvável o PSD trocar os comunistas pelos socialistas, por razões que me escuso de inumerar, mas que o Rui seguramente conhece e pode partilhar connosco neste espaço...
5 de Março de 2009 11:12

Rui Viana disse...
Claro! Eu se fosse do PSD de Sesimbra, neste momento também não trocava uma aliança estratégica (implicita ou explicita) com a CDU do Arq. Polvora por uma outra com o actual PS de Sesimbra. Só um louco pensaria nisso.Quando me referia a uma eventual aliança do PS com o PSD, obviamente que muitas "cartas do baralho" teriam de ser trocadas. Com este "jogo" não dá para ir a lado nenhum. Tudo está errado na actual gestão politica do PS Sesimbra. Era dificil fazer pior!Talvez num futuro com mentalidades, visões, estratégias politicas diferentes... Quem sabe?Claro que o próprio PSD teria de mostrar uma visão mais Democratica Socialista como aquela que eu defendo como ideal para o futuro do nosso país em geral e para o nosso concelho em concreto, abandonando a lógica do neo-liberalismo que conduziu a nossa sociedade à crise que agora atravessamos.
5 de Março de 2009 17:37