quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O futuro turistico do distrito de Setubal

Há cerca de um ano e meio atrás, eu escrevia neste blog o seguinte texto:
.
"O futuro turístico do distrito de Setúbal
Na minha óptica, o distrito de Setúbal tem todo o potencial para fazer coexistir com a industria que se perspectiva, um turismo de topo, abdicando da quantidade em prol da qualidade.A sul do Sado, as coisas começam a estar encaminhadas, quer em Tróia, quer na Comporta, quer alguns outros projectos já aprovados e em fase de arranque.Na Península de Setúbal, o arco ribeirinho tem alguns pontos com capacidade para um tipo de turismo semi-rural especialmente na zona de Alcochete. A Costa da Caparica poderá melhorar, mas dificilmente se livrará do turismo de massas (inclusivamente será necessário manter um espaço com essas características). O Portinho da Arrábida poderá explorar um tipo de turismo de altíssima qualidade e muito restrito, mas também não se poderá desenvolver muito, pois está numa zona cheia de restrições ambientais. Por fim, o concelho de Sesimbra poderá desenvolver e melhorar o conceito que já explora na vila, o turismo de qualidade média-alta. No entanto falta desenvolver a zona Meco / Lagoa de Albufeira com um potencial imenso e ainda muito mal explorado. Eu diria mesmo que é premente legislar e controlar, pois a Aldeia do Meco está a entrar por um caminho do tipo Algarve no seu pior. È por aqui que o concelho deve desenvolver o seu turismo de qualidade, sendo ambicioso e decidido no alcance desse objectivo.Confesso não ter conhecimentos de como o concelho se pode substituir ao Turismo da Costa Azul, que a menos que haja uma revolução interna, dificilmente aquele organismo fará melhor do que fez até hoje. Numa primeira fase, é urgente actuar e organizar uma grande discussão pública sobre o caminho a seguir, recorrendo a especialistas sobre o assunto. Cá estaremos disponíveis para aprender e ajudar.
Rui Viana"
.
Até agora nada foi discutido de forma publica sobre este assunto no concelho de Sesimbra. Nós cidadãos anónimos nada sabemos sobre o que se discute na Turiforum, na CMS, ou nos partidos com representação em Sesimbra. Seria importante refletir porque razão não se discute isto com a população.
Rui Viana

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Renovação da democracia JÁ!!!

Na continuação da análise do post anterior temos que de facto os jovens ao deixarem de acreditar em "políticos" afastaram-se da politica. Mas esse é um grande erro. Não podemos deixar as nossas vidas entregues nas mãos de quem só se preocupa com o seu umbigo, como eu tenho repetido continuamente.
Os jovens têm de acreditar que o futuro lhes pertence e que têm que tomar a rédea do seu futuro já desde hoje.

O presente não é bom e o futuro é bastante cinzento, fruto de anos e anos de politicas erradas. Existem jovens com uma formação muito acima da média da população portuguesa. Os seus pais fizeram grandes esforços para lhes dar a educação a que eles próprios não tiveram acesso por diversas razões. É obrigação desses jovens tomarem conta do país, não abdicando da experiência dos mais velhos, mas incutindo um novo estilo mais ambicioso e responsável à politica nacional.

Eu, não sendo jovem nem velho, não vou desistir e sei que estou a pensar certo. Jamais aceitarei juntar-me a eles nesta politica irresponsável que nos arrastou nos últimos 30 anos para a crise e decadência que estamos a viver agora.

Esta crise tem responsáveis, e eles têm cara e nome. São os políticos que geriram o país nos últimos 30 e tal anos. Temos obrigação de exigir mais e melhor, e também temos a obrigação de participar para fazer mais e melhor.
Rui Viana

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Santa ingenuidade!

Há 1 ano atrás eu escrevia neste blog o seguinte texto:

"Uma nova vaga a chegar?
Há gente nova (jovem) a deixar comentários construtivos nos blogues. Espero que isso signifique que uma nova vaga está a chegar à política concelhia, pois o tecido político do nosso concelho precisa de mudança com urgência. Novas ideias, mais sentido cívico, novas atitudes na discussão politica.Não pretendo com isto que seria ideal afastar os antigos políticos pois não devemos abdicar da sua experiência, mas acredito que estes em contacto com essas novas atitudes, se reciclariam a si mesmos, quer na visão politica, quer na postura cívica, quer na aceitação de novos valores.Também a actividade das Jotas terá de ser reciclada, pois as suas formas de actuar estão mais ultrapassadas que as politicas da nossa CMS.Pais, incentivem os vossos filhos a exercerem os seus direitos cívicos.Filhos, chamem à atenção dos vossos pais para o facto de que as nossas vidas estão na mão dos nossos políticos e que por isso devem exigir deles mais ética e profissionalismo, em prol de uma sociedade melhor.
Rui Viana"

Passado um ano e depois de eleições internas nos principais partidos com representação no concelho, os jovens são ainda menos que antes. Muito pelo contrário, a média de idades dos dirigentes concelhios subiu, numa clara negação à renovação da democracia. Em paralelo, as condições de vida no concelho, no país e no mundo degradaram-se substancialmente. Será isto um sinal de que tudo está errado? Que a maioria daqueles que se dedicaram à politica e à democracia nos últimos 30 anos fizeram quase tudo mal?

Claro que este é um pensamento demasiado simplista, mas poderia ser o ponto de partida para uma reflexão colectiva e apartidária sobre de onde vimos, por onde estamos a ir, mas principalmente para onde queremos ir!
Rui Viana