segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Et voilá, está feito! Certinho e direitinho!

Acabámos de entregar os nossos recursos aquíferos por um período mínimo de 5 anos a uma empresa, propriedade de uma Associação Inter-Municipal, que fará a gestão e posterior venda dos referidos recursos dos municípios aderentes. O PSD acabou de viabilizar na Assembleia Municipal as pretensões da CDU.

E pensariam os leitores: “Bom mas se nós temos água para dar e Almada não, então vamos receber algo mais pela cedência desse recurso e da maquinaria em que investimos e temos pago ao longo dos últimos anos, certo?”
Errado! Segundo as mais elementares teorias comunistas, cada um DÁ aquilo que tem, e cada um COMPRA aquilo que precisa, ou seja, entregamos os nossos furos e centrais de bombagem que nós munícipes andamos a pagar pelo investimento feito nos executivos anteriores, e agora passamos a comprar a água bombada em Sesimbra com as nossas centrais a esta empresa, que como é habitual será gerida por militantes da CDU, que por sua vez entregará os lucros (se sobrarem lucros depois de pagos os ordenados que hão-de ser chorudos) a uma Associação também ela gerida por militantes dos mesmos (com os mesmos ordenados).
É claro que a Câmara não deixará que os munícipes se apercebam deste aumento do custo da água, pois para que ele não se reflicta na factura mensal, o executivo absorve a diferença, e assim não pagamos na factura mensal, mas pagamos pelas mais-valias que a Câmara não vai fazer pois despendeu parte do seu orçamento a pagar esse diferencial.

Obviamente que este é um texto revoltado! Revoltado por sentir que como munícipe acabei de ser roubado em troca de interesses nem sempre muito claros, mas que onde eu enquanto contribuinte deste município só perco, perco e perco!
Rui Viana

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Plano da Mata (Parte 3)

Há dias, na sequência das divergências e duvidas que alguns camaradas de partido têm levantado acerca do Plano da Mata, convidei para uma reunião com alguns militantes do PS o Presidente da CCDR-LVT, o Eng. Fonseca Ferreira, convite que ele aceitou e veio explicar-nos basicamente aquilo que já foi debatido neste blog. O projecto está agora conforme com o PDM, o PROT AML, e demais legislação.

No entanto levantou-se uma questão que nada tendo a ver com legalidade, pode inviabilizar o projecto na forma como tem sido apresentado.
O projecto prevê como contrapartidas que o promotor construa previamente o Plano de Acessibilidades que tem uma parte a financiar pelo próprio, uma parte pelo Estado, e outra pela União Europeia.
Acontece que nem o Estado nem a União Europeia têm verbas previstas para financiar este plano nos anos mais próximos.

Assim sendo, prevêem-se vários cenários: Ou o Plano da Mata é legalizado mas não avança por falta de verbas, ou a CMS abdica de parte do Plano de Acessibilidades, o que seria ludibriar a população, ou pior ainda, vai deixando o Plano avançar e vai-se esquecendo da prioridade das contrapartidas.

Claro que estou a especular, mas tendo em conta o curriculum de habilidades da Pelicano, todo o cuidado é pouco!
Rui Viana

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Outsourcing

Se há pessoa que de todo não poderá falar mal do outsourcing, essa pessoa sou eu que já ganhei muito dinheiro a fazê-lo para algumas das maiores empresas deste país. Mas honestamente nunca me passou pela cabeça que fosse uma boa ideia as autarquias recorrerem sistematicamente a ele, pois sempre achei que isso colide com o principio do serviço publico.

A nossa CMS vai, com o apoio do PSD, entregar a gestão dos nossos recursos aquíferos a uma entidade exterior e já esgrimimos muitos argumentos parte a parte sobre essa matéria.

Mas a ultima supera todas. O Presidente da CMS recorre a assessoria externa para dialogar com a Assembleia Municipal! Numa reunião marcada entre os membros da A. M. e os vereadores da CMS, o “nosso” Presidente apareceu com os técnicos (vendedores de ideias) da Pelicano para debater o assunto da Mata de Sesimbra.

Tenho de o dizer: MUITO BEM!!! Quem não está á altura para o cargo que desempenha, recorre aos serviços externos (outsourcing).

NOTA: Os membros do PS e BE não aceitaram a reunião com a presença dos senhores da Pelicano e retiraram-se. Penso que a reunião se realizou na mesma com os membros da CDU e PSD.
Rui Viana

O poder da imprensa sobre a política

Quem hoje não reconhecer o poder dos media sobre a forma de fazer política, pode dedicar-se ao crochet. Fazer política sem se relacionar com a imprensa é como escrever um livro sem o publicar.

Esta introdução explica porque razão dois políticos podem obter resultados distintos na avaliação popular do seu desempenho. Um bom político que faça um trabalho fabuloso pode nunca ser reconhecido pela população se não souber relacionar-se com a imprensa. Já um político a roçar a mediocridade pode ter uma imagem popular bastante boa se souber usar a imprensa a seu favor.

Temos ainda exemplos de bons políticos a fazer um trabalho excepcional de colaboração com a imprensa, como será o caso do nosso primeiro-ministro. As já celebres imagens do jogging matinal em todo o mundo não são de todo ocasionais. Passam uma imagem subjectiva do homem normal que se preocupa com a mente sã em corpo são, e que tem hábitos normais como qualquer cidadão anónimo. Veja-se que apesar da política de austeridade que tem imposto, mantém níveis muito altos de popularidade em todas as sondagens.

Vejamos também o exemplo do nosso Presidente da CMS. Ainda não vimos em dois anos e meio nenhuma obra feita a que se possa dar esse nome. No entanto vemos uma fotografia sua em todos os jornais locais, e essa omnipresença deixará na mente dos menos atentos a estas coisas da política a ideia subjectiva de que tem realizado muita coisa.

Poderemos criticar a posição da imprensa? Claro que não! É o seu papel na sociedade. Mostrar aquilo que os leitores ou ouvintes querem saber.

Saber relacionar-se com a imprensa sem cair na tentação da política mediática é o segredo do político responsável que encontrando o equilíbrio entre as duas faces da moeda, levará ao sucesso a gestão da sua performance política.
Rui Viana

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O distrito de Setúbal “jamais” voltará a ser o mesmo

Há meses atrás, eu referia neste blog que segundo um guru da economia, este distrito em conjunto com o de Beja e Faro se desenvolveriam mais nos próximos 30 anos que o resto do país todo junto. Esse guru era Ernâni Lopes, nem mais nem menos que o autor da parte económica do estudo apresentado pela CIP ao Presidente da Republica sobre o Aeroporto em Alcochete.

De facto, a construção do aeroporto e da futura ponte rodo-ferroviária Chelas-Barreiro trarão uma capacidade de transformação para o distrito que deve ser bem pensada e estruturada perspectivando-se um salto ímpar no desenvolvimento social e económico da região. Este desenvolvimento começará já com a oferta de emprego na área da Construção Civil e a seguir estender-se-á a todos os sectores.

Não poderemos esquecer que também a futura Plataforma Logística do Poceirão terá um papel importante nessa transformação. No futuro muitas empresas terão todo o interesse em instalar as suas produções neste nó inter-modal Europa-Atlântico onde a facilidade de expedição dos seus produtos por avião, comboio ou navio será uma mais-valia.

Obviamente que sou suspeito para fazer este comentário, mas duvido que as politicas autárquicas miserabilistas da maioria comunista que actualmente dominam este distrito estejam à altura de gerir este desenvolvimento futuro, nomeadamente na necessidade de uma atitude activa em prol da postura passiva que caracterizam as gestões comunistas actuais.

Será por isso importante que o próprio PS mude de atitude e se mostre à população como a alternativa credível para fazer face a este desafio que não dará segundas oportunidades.
Assim, pede-se aos militantes socialistas que se unam em torno de um projecto de futuro que transformará as nossas vidas e principalmente as das gerações seguintes, deixando de parte as guerrilhas e quezílias internas que têm levado a que o PS ganhe largamente as eleições legislativas no distrito, mas as perca nas autárquicas em 10 dos 13 concelhos.
Rui Viana

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O que eu espero do ano 2008

Para este ano de 2008 espero um ano de transição entre a recessão e a demagogia.

Este será um ano em que as taxas de juro do BCE continuarão a subir, com os consequentes reflexos nos créditos à habitação.
Este será um ano em que o petróleo continuará a subir fruto da instabilidade económica e política a nível mundial, com as consequentes implicações nos transportes, na transformação de matéria prima, etc.
Este será um ano em que o desemprego continuará a subir, quer pela recessão económica das empresas, quer pelo fecho de muitas delas, quer pela debandada de muitas delas para os países de leste.
Portanto perspectivo a consequente subida da taxa de inflação e demais consequências daí oriundas.

No entanto quando se aproximar o final deste ano tudo vai mudar. 2009 é ano de eleições legislativas, europeias e autárquicas e portanto o orçamento de estado vai prever descida de impostos, descida do défice, diminuição do crescimento da taxa de desemprego (que é uma forma política de ver vantagens nas desgraças), etc.

Ao nível local, não será diferente e vamos assistir ao executivo comunista seguir as propostas que fiz neste blog para este ano, nomeadamente a descida do IMI. Vão aparecer pequenas obras emblemáticas para inaugurar antes de Setembro de 2009. Enfim, tudo normal!

Para o PS Sesimbra, espero que neste novo ano seja mais interventivo e dinâmico, mais presente junto da imprensa, mais interactivo com os militantes e a população, enfim, um partido mais adequado à política do séc. XXI.

Peço desculpa aos leitores pelo meu lado pessimista (ou realista) mas só na certeza de que teremos que fazer mais e melhor por este concelho e por este país, conseguiremos alcançar uma melhor qualidade de vida para o nosso futuro. Agora passemos das palavras aos actos...
Rui Viana

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ano novo, imagens novas

Neste inicio de ano pretendia fazer algumas alterações na imagem e dinâmica deste blog, por forma a aumentar a interactividade com os leitores habituais. Na sequência de um comentário sobre o novo cabeçalho do blog, pensei fazer um desafio aos leitores com mais ou menos jeito para o grafismo, no sentido de apresentarem uma imagem para cabeçalho com o texto :

Ao meu lado...
A nossa visão sobre o concelho de Sesimbra

Estas imagens do cabeçalho serão mudadas todos os meses e terão o nome do autor (se ele quiser). Quaisquer duvidas poderão ser colocadas aqui nos comentários ou por mail, e os vossos trabalhos devem ser enviados por mail para:
rui.viana@iol.pt

Esperando a vossa adesão a este desafio, desejo-vos um bom ano de 2008 e espero continuar a contar convosco “ao meu lado...”
Rui Viana